Postado originalmente por
luizcarlosw
O manual da Tracker não é claro e pode induzir ao erro mesmo que o leia.
Consta no manual que a tração pode ser alterada de 4x2 para 2x4 high em movimento
contato que as rodas estejam alinhadas.
Também consta no manual que não é indicado usar a tração 4x4 em terrenos de muita aderência, porém não proibido.
Essas são as únicas dicas que o manual dá em relação à isso, em nenhum momento dele diz para "nunca faça curvas com a 4x4 engatada no asfalto".
Assim os novatos e até eu mesmo quando adquiri do meu pai só descobri aqui pelo forum 4x4 deste detalhe da tracker e outros jipes como badeirante, CJ3, rural ...
Até então achava que o sistema estava com problema por este detalhe das curvas engatado que o carro "emperrava" quando testei e comprei do meu pai achando que teria de mandar arrumar, e olha que ele ficou com ela 4 anos e só fui descobrir quando peguei dele rs....
Coisa de estreante em 4x4 ... Só depois de entrar aqui no forum para ver se mais alguém tinha meu "problema" descobri sobre como funciona e como usar 4x4 part-time, 4x4 full, awd, blocante, que para desengatar alguns jipes tem de dar uma rezinha para soltar a roda livre etc ...
Fora o próprio forum que é bem completo quanto a isso segue matéria externa mais generalista
Andar com a tracao 4x4 no asfalto pode provocar quebra? | Quatro Rodas