Opa! Tbm acho que 12k é muita grana para essa modificação... tem que ver até onde é vantagem...
Versão Imprimível
Opa! Tbm acho que 12k é muita grana para essa modificação... tem que ver até onde é vantagem...
Amigo,
Você fez algum trabalho no coletor (4x2x1 ou 4x1) e no sistema de escapamento (escape de 2,5")?
Pretendo fazer no meu carro e não encontrei nenhuma referência.
Lá fora tem muita gente que faz no Sx4 2.0...mas tenho que procurar com calma.
abs.
Realmente 12 k é muita grana para esta preparação.
Estes dias conversando com o pessoal da extreme car de SC eles instalaram um motor toyota turbo diesel em uma Sportage por este preço, e isto era motor com todos os periféricos e ainda um cooler de brinde, além da documentação para legalizar o veiculo no Detran.
Eles colocaram também um motor de ML 320 diesel V6 em uma Prado senão me engano, no dina deu quase 400cv. E o preço não foi muito mais alto que este ai não, bom sei lá tem que ver o beneficio na volta.
Mas estou acompanhando.
Carlos, mas ai também eh kit chinês e sem nenhuma preparação no motor. Digo pelo menos um vira forjado vai bem. Outra questão também a se pensar eh remapear a injeção ou até uma fueltech ou pandoo.
Se for fazer com menor custo possível eh melhor nem fazer.
Pra detalhar um pouco mais o alto custo, o preparador em questão me contou que um problema nos motores Suzuki é referente aos sensores diversos deste motor. Os sensores têm um padrão japonês que não conversa com a Fueltech, e aí precisa fazer uma adaptação de componentes mecânicos pra receber novos sensores e poder ligar na Fueltech.
mfdomingues, concordo com você em relação a não fazer com menor custo possível, principalmente neste caso do vídeo, que é um carro pra uso diário. É importante escolher bem o que vai fazer pra não gastar com coisas desnecessárias.
O exemplo que você deu de virabrequim forjado, pra pressões abaixo de 0,6Kg eu acho desnecessário. Uma boa revisão no motor com certeza, mas componentes forjados eu colocaria só pra pressões mais altas.
De maneira geral acredito que até uns R$6 mil seja um custo realista pra turbinar com pressão baixa e qualidade de serviço.
Agora fiquei um pouco confuso, pois, os Civics que recebem as fueltech, não sei posso estar muito enganado, mas, não lembro de ninguém dizer sobre as adaptações para troca dos sensores padrão japonês, desculpa se falei algo errado
Falei do vira, como exemplo realmente a pressão será pequena, mas, a questão eh você vai parar por ai? Afinal como vai ter que desmontar tudo mesmo, talvez o custo compense, enfim, gosto eh gosto.
Muitos começam com pressões baixas e em 6 meses disparam para as mais altas e ai tem que abrir o motor novamente.
Quais são as marcas boas de turbina e quais são as de segunda (ou terceira) linha?
Bom, agora reli o e-mail do preparador e vi que falei besteira. Não é o padrão japonês, é só o padrão que a Suzuki usa, que é o mesmo da Mitsubishi.
O que o preparador me deu como exemplo foi o sensor de rotação. Segundo ele, no Suzuki é uma roda dentada com 8 dentes defasados em ângulos assimétricos, que não é compatível com as injeções programáveis. Com isso as 2 opções possíveis são adaptar uma roda fônica de 60-2 dentes na polia do virabrequim ou adaptar uma roda dentada de 4 dentes simétricos no comando de válvulas.
Em relação a aumentar a pressão depois, com certeza isso é bem comum. Como em tudo na vida, a gente começa com uma ideia e depois vai sempre querendo melhorar.
Ah tah, agora esclarecido.
Pensa em colocar um radiadorzinho de óleo para ajudar o arrefecimento, o investimento eh mínimo e vale muito a pena. Coisa como da sahara 350 resolve bem e isto pq vai 300 ml de óleo, mas seu motor agradece.
Abs e acompanhando seu projeto.