x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de 4x4wazer
    Entrada
    08/11/2014
    Local
    Guarulhos/SP
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Consumo GV 1.6 versus Limpeza Bicos e Descarbonização




    Boa tarde pessoal,
    Há mais de um ano venho pesquisando aqui e em outros sites sobre Suzukis Vitara e Grand Vitara e sobre o aspecto consumo minhas pesquisas me mostraram que o consumo médio para o Grand Vitara 1.6 2P manual gira em torno de 7 a 8 Km/l cidade.
    Comprei Grand Vitara 1.6 1999 2P Manual com 175.000 Km, e levei numa oficina em Guarulhos (não especializada em 4x4) para revisão geral. O resultado seria: vazamento óleo caixa direção e talvez no motor (podendo ser as marcas do motor do óleo evaporado da caixa caixa de direção), velas sujas/ruins e no mais umas coisinhas poucas. Como prevenção me recomendaram umas preventivas que eu já pretendia mesmo fazer até abril próximo: correia dentada (apesar da correia não estar apresentando ressecamento, não sabemos quanto já rodou), limpeza de bicos e descarbonização do motor (estes dois últimos ao custo aproximado de R$ 400,00/450,00.
    Sei que muitas das indicações de limpeza de bicos/descarbonização do motor são desnecessárias (inclusive o ótimo post do leo cabral que reproduz um artigo do Solonel Jr http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...olonel-jr.html (Limpeza do Bico Injetor ( fim da enganção ) , por Solonel Jr)), mas até considerei programar a realização do serviço pela km rodada. Mas nas últimas 3 semanas comecei de fato a abastecer e acompanhar o consumo do carrinho e isso me pois em dúvida. Na primeira semana abasteci gasolina aditivada, só rodei um pouco na cidade, mas usei muito o rádio com motor ligado, e deu média de 8,5 Km/L). Nas duas últimas semanas estou fazendo com gasolina comum aproximadamente 10 Km/L misto ( 30% estrada 70% cidade), de Guarulhos (Via Dutra) São Paulo (Av. Paulista - vidros abertos/ar desligado) e fiz 13,5 Km/l estrada ( Guarulhos - Aparecida - Guarulhos via Dutra - vidros fechados/ar desligado/ média 80 Km/H), eventualmente o carro (principalmente quando frio) parece não ter força para para subidas, necessitando usar marcha baixa 1ª ou 2ª. Fico em dúvida se realmente poderia ser necessária a limpeza de bicos/descarbonização do motor, pois me parece que o consumo está muito bom, não aparentando que o motor esteja "sofrendo" com uma situação de "sujeiras" acumuladas. A questão das velas já estava mesmo em meus planos pois como havia dito pretendo até abril fazer a troca daqueles componentes do famoso "Kit Revisão" comercializado pela Suzucar.

    As questões:
    Será que realmente seria interessante a execução de limpeza bicos/descarbonização motor?
    O consumo parece bom para quem conhece o carro há mais tempo?

    Agradeço a toda orientação que receber.
    "Jiponês Azul" :-) GV 1.6 Manual 3P 99/00 - Acabei de comprar, aguardando $ para preparação

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/11/2015
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    46
    Posts
    81
    Agradecimentos: 2
    Tenho um GV 99 1.6, mas automático.

    Comparando com o meu, o seu carro parece estar bem econômico.

    Segundo meu mecânico, a limpeza de bicos é importante pois evita o aumento excessivo da pressão no sistema de alimentação de combustível, evitando a queima da bomba de gasolina. Sempre que fiz a limpeza de bicos (em todos os carros), logo no início o motor passa a consumir um pouco mais. Depois a injeção eletrônica atualiza a programação, e o carro volta ao consumo normal.

    Quanto à descarbonizacao, em primeiro lugar é bom saber se o motor realmente tem alguma incrustacao excessiva. Mas é importante saber a causa dessa incrustacao, geralmente entrada de óleo na camara de combustão (folga nos anéis ou retentores das válvulas). Mais importante que limpar o motor, é descobrir essa causa, e tratar se for o caso.

    No seu caso, eu faria o seguinte:
    Troca das velas;
    Troca das correias, rolamentos e esticadores;
    Limpeza de bicos;

    Peça para verificar a compressão dos cilindros, pressão da bomba de óleo e bomba d'água.

    Com as velas novas, verifique novamente o estado das velas (depois de uns 2, 3 mil km). Se houver formação de depósitos (carbonizacao) a vela vai "mostrar" isso.

    Tem alguns produtos que prometem remover a canonização do motor. Há um spray para ser lançado direto no cilindro, ou aditivos para colocar na gasolina. Geralmente as oficinas usam esses produtos (que não são caros), mas cobram pelo serviço (que é uma coisa bem simples). Não sei se realmente funcionam, mas não conheço outra forma de remover a carbonizacao que não seja essa, ou abrir o motor para fazer a limpeza (o que só faz sentido se realmente precisar "fazer" o motor inteiro).

  • #3
    Usuário Avatar de 4x4wazer
    Entrada
    08/11/2014
    Local
    Guarulhos/SP
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Bom dia dia guilcm,
    Agradeço as dicas, realmente a sujeira que eles disseram haver nas velas deve ser resultado de carbonização, mas sua dica de trocar as velas e inspecionar após 2 ou 3 mil km foi importante, visto que sabe-se lá a quanto tempo esse carro está com essas velas, vou saber se as novas também estariam sendo contaminadas, indicando que há uma carbonização mais acentuada no motor. Se assim for faria a limpeza de bicos e descarbonização (ultra-som e retrolavagem) Quanto ao óleo há sim uma entrada na câmara, pois ao ligar o carro pela manhã ele expele um pouco de fumaça por 1 ou 2 minutos. Infelizmente vou ter que conviver com isso por um tempinho, já que acabei de gastar as economias com a compra do carrinho.
    4X4 Brasil
    "Jiponês Azul" :-) GV 1.6 Manual 3P 99/00 - Acabei de comprar, aguardando $ para preparação

  • #4
    Usuário
    Entrada
    11/11/2015
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    46
    Posts
    81
    Agradecimentos: 2
    Eu estou em uma situação parecida, e o meu carro está com 102 mil km.

    Sai um bocado de fumaça na primeira ligada do motor, principalmente quando fica alguns dias parado (ando pouco com o carro).

    Provavelmente são os retentores de válvula. Estou comprando um kit de juntas (pelo valor vale a pena comprar o kit completo e depois guardar o que sobrar), e levar para o mecânico regular as válvulas e verificar o desgaste do comando, balancim e válvulas. Ele ta batendo um pouco, mas torço pra conseguir resolver só com regulagem da folga nos balancins. Dependendo do que encontrarmos, vamos ter que abrir o cabeçote e começar a verificar o motor completo (espero que não seja necessário, não quero gastar com isso agora)..

  • #5
    Usuário Avatar de 4x4wazer
    Entrada
    08/11/2014
    Local
    Guarulhos/SP
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    No meu caso o ex-proprietário disse que hà pouco mais de um ano, devido ao rompimento de uma mangueira do radiador teve que fazer a parte superior do motor. Também penso em comprar o kit de juntas e trocar, mas no meu caso vou fazer isso após resolver o problema do vazamento e folga da direção hidráulica, já que a folga pode custar uma grana se tiver problemas na cremalheira.
    "Jiponês Azul" :-) GV 1.6 Manual 3P 99/00 - Acabei de comprar, aguardando $ para preparação

  • #6
    Este motor 1.6 16v é um motor lento de arranque mas bom de final e relativamente econômico. Perde força com o ar ligado em subidas.Bom trocar as velas e cabos. Este motor tem 2 bobinas. São 2 cabos de vela e duas chupetas das bobinas. A alternativa 4x4 tem estas peças e as velas.

  • #7
    Usuário Avatar de 4x4wazer
    Entrada
    08/11/2014
    Local
    Guarulhos/SP
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Cool

    Olá jipezuki, agradeço as dicas. Como todo motor 16v eles realmente são um pouco lentos em arrancadas/baixas rotações, quanto ao ar condicionado não uso ar ligado (exceto numa eventual necessidade de desembaçar vidros), pois eu fumo, então deixo as janelas abertas. Na verdade até acredito que essa situação de ser mais lerdo está contribuindo com a minha economia de combustível, pois mesmo com carros 16 válvulas eu sempre "carquei o pé" no acelerador nas saídas (tive um TR4 manual 2009 e fazia média de 4,5 Km/l; com uma Duster 1.6 manual 2013 estava fazendo 6,5 Km/l), mas com o GV tenho saído "respeitando" a idade do motor kkkkk. Quanto às bobinas serem duas eu nem imaginava, então vou por na lista, pois só havia pensado nas velas/cabos.
    Alías abasteci esta manhã e pensei que teria aumentado o consumo um pouco pois "peguei" mais trânsito nestes dias, para meu espanto rendeu melhor que ainda, marquei 10,42 km/l
    4X4 Brasil
    "Jiponês Azul" :-) GV 1.6 Manual 3P 99/00 - Acabei de comprar, aguardando $ para preparação

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Limpeza dos bicos
      Por WanBass no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/09/2012, 17:54
    2. Limpeza de bicos no Rio!
      Por mourao no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/04/2012, 09:07
    3. Limpeza bicos injetores.
      Por cleitonl200 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/12/2011, 21:39
    4. Limpeza de bicos injetores.
      Por Rhuan no fórum Land Rover
      Respostas: 19
      Última resposta: 10/04/2009, 20:02
    5. limpeza de bicos injetores
      Por Mauricio Chibata no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 8
      Última resposta: 11/02/2009, 16:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade