E ae pessoal!
É com pesar que me despedi do meu Jimny na segunda feira. Entrei em um engavetamento quainta-feira dia 23-01 e segunda 01-02 a seguradora decretou perda total. O jipinho estava novo, 1800km. Mas, ao menos, uma trilhazinha ele fez neste curto período de vida. Na batida, ele ainda estava um pouco sujo da trilha.
Agora, sentimentalismos a parte, fiquei um pouco assustado com a "facilidade" que decretaram perda total nele. Bati atrás de um VW Tiguan e um VUC bateu atrás de mim. (O Tiguan bateu tb no carro na frente, mas este deu no pé). Foi em uma avenida e estávamos dentro do limite de velocidade (50km/h). Não me lembro bem se depois que bati no Tiguan, o VUC me jogou novamente contra ele o que agravaria ainda mais os danos na dianteira, mas, enfim. Os airbags não chegaram a disparar, apesar do aviso luminoso no painel.
O que decretou a perda total, foi um deslocamento do motor e do conjunto de transmissão, em decorrência do choque dianteiro. Na traseira, as colunas deram uma enrugada. O estepe avançou para dentro do porta malas. Nem preciso dizer que o vidro traseiro espatifou. O técnico da Rakki disse que foi até melhor que deram perda total, pois seria necessário muito reparo estrutural e numa futura vistoria cautelar, o veículo seria reprovado e o valor de revenda cairia verticalmente.
Não sei se caso as batidas fossem com carros menores, os danos seriam menores também (no meu, claro, hehe). Foi a primeira vez que me envolvo num engavetamento, então, não sei se de fato isto facilita danos a ponto de dar perda total num carro.
Anexo 521954

Foi o primeiro veículo com pneu MTR que tive também, não sei se a frenagem do carro ficou comprometida também pelo uso desse pneu. Pouco antes disto, pensei em comprar um kit de pneus H/T para rodar na cidade e deixar os MTRs (que vieram de fábrica) só para trilhas.
Apesar do susto, pretendo futuramente adquirir outro. Mas agora, terei que esperar um pouquinho...
Abraços e valeu!