Olá colega,
Tenho uma pergunta não relacionada e algumas sugestões sobre os seus projetos.
Será que não tem como instalar as bolsas de Airbag, módulo do Airbag e ABS dos Jimnys modernos nos modelos japoneses? O ABS seria mais complicado pelos sensores e fiação, mas fiquei realmente interessado nos Airbags, já que, na minha ótica leiga, "bastaria" trocar o painel e o volante e instalar o módulo sem ligação com a ECU (ele deve funcionar de forma independente, apesar de não ter feedback da ECU). Mas voltando ao assunto do tópico, algumas sugestões:
- Não fechar totalmente os vidros ou permitir desativar temporariamente a função de elevação de alguma forma. Em áreas mais seguras gosto de deixar uma fresta nas janelas para deixar sair o ar quente. Isso se torna mais viável ainda ao usar o vulgo quebra-vento/calha de chuva. Não é muito importante.
- Seria possível ligar o alarme a algum tipo de rastreador? Há rastreadores que têm conexão para alarme de forma a "sentir" quando o alarme foi disparado e enviar mensagens pré-programadas.
- Frequência intermitente da buzina informando "SMS" em código morse: “ . . . - - - . . . “. (Ponto é som curto, traço é som longo). Opcionalmente essa frequência poderia ser usada ao apertar um botão interno de pânico.
- O alarme teria um temporizador razoável, por exemplo, 30 segundos, e caso não seja "desarmado" dentro de 5 minutos voltar a soar por mais 30 segundos, etc.? Em lugares remotos os ladrões esperam tranquilamente o alarme desativar sozinho.
- Ainda não tenho o Jimny, então peço desculpas se esta sugestão não fizer sentido (dificuldade de acesso), mas destravar as portas não poderia ser feito em tandem ao destravar manualmente apenas a do motorista? Seria mais intuitivo para pessoas que desconhecem o veículo ao vender, emprestar, etc.
Um forte abraço e reforço a minha gratidão pela sua iniciativa.