dá pra ir sim, mas você pode ter problemas com a altura do carro, pcp quando cair nos buracos de areia ou sair deles em velocidade, a frente do carro pode raspar.
Deve-se tomar alguns cuidados e planejar tudo o que vais levar para não esquecer nada que precise ou levar o que não precisa.
Eu fiz esta viagem em JUL 12, só eu e a patroa, num Tracker 2008, com lift 2 pol e pneus BF All Terrain. Dei a volta completa no parque, pois ia de Brasilia para Belém.
Você irá andar pela estrada principal do parque que é de terra batida, mas com muita pedra e panelões de areia. Neste caso, tem tomar cuidado, pois ta na terra batida, de repente, abrem-se crateras enromes com areia. Mas nada que 4x4 não resolva.
O maior problema que eu vi foram as pedras. O BF aguentou bem, mas tenho dúvidas quanto ao pneu urbano. Li em alguns sites de viagens, que os caras tiveram os pneus rasgados. De qq forma levei 2 desses tubos que enchem e tapam furos de pneus e que são vendidos no Carrefour, mas nem cheguei a usá-los.
A estrada que vai para a Cachoeira da Velha é o pior trecho, na minha opinião. As trilhas de areia eram as melhores. Nem precisei esvasiar os pneus.
Há muitas lendas sobre o Jalapão:
- Lenda 1: só 4x4 anda por lá. Na estrada principal, qq tipo carro passa. Para minha surpresa, passaram por mim 1 Uno e 1 Gol a toda velocidade. Deviam ser carros de empresa, pois o motorista não estava muito preocupado com a suspensão. Nas trilhas de acesso às atrações, tem muita areia, aí sim, tem ter 4x4. Pcp na trilha de acesso às dunas, em que a trilha de areia é bem pesada, mas de outro mundo.
- Lenda 2: Não há gasolina. Como você vem de Brasilia, sugiro passar em Porto Nacional e abastecer. Depois, até Ponte Alta, são + - 130 km de asfalto. Lá dá para abastecer. Cuidado com um posto que fica do outro lado do rio, virando a esquerda, do lado esquerdo da rua. Não eu não me engano, era Visão o nome. Ao abastecer, vi que a bomba marcou uma quantidade de gasolina maior do que eu tinha gasto. Era para ser algo entre 13 a 15 litros e ele abasteceu + de 20 litros. Saia de tanque cheio. As outras cidades: Mateiros e São Félix tb tem postos e eu abasteci neles. A volta completa no parque foi uns 700km.
Lenda 3: não há local de hospedagem. Em todas as cidades há boas pousadas. Pode-se reservar. Chegando em Ponte Alta, tem uma pousada a direita com piscina, que eu gostei muito. Depois dormi num camping antes das dunas. Tem placa indicando, a entrada é do lado esquerdo. Depois, pernoitei em São Félix. Levei todo material para camping. Mas dormi algumas vezes em pousada, pois ainda tinha que voltar para Belem. Além das pousadas, tem outros camping. Veja aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...m-dourado.html (Jalapao. Expedicao capim dourado)
Lenda 4: só com você chega nas atrações. Hoje está tudo sinalizado com placas. Em Ponte A. as pousadas tem um croqui com as atrações e as distancias. Eu tenho todo o percurso e as atrações mapeadas no gps garmin. Posso mandar o arquivo.
Além de tudo isso, o ideal é que vá em 2 ou mais carros, para apoio e segurança. Como seu carro é zero, não pode mexer, se não perde garantia. Eu levei um estoque peças que podiam quebar, além de uma caixa de ferramentas. Mas não precisei, o Tracker aguentou o tranco. Estourei os pivos da balança e os amortecedores dianteiros, mas acho que eles já estavam meia boca, pois tinham 70 mil sem troca.
Como passei por cima máquina fotográfica em PA, só tenho as fotos até o passeio da pedra furada no por do sol. Muito show.
Neste post tem umas fotos bem legais do Jalapão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/pl...de-2013-a.html (Chapada dos veadeiros e jalapão abril de 2013!!!)
No planejamento veja a melhor época para voce ir. Em julho, não chove. As águas estão bem limpas, mas o clima é quente de dia e frio de noite.
Tem muitos insetos que picam, leve repelente.
Por fim, estou indo morar em Brasilia até o meio do ano. Meu irmão já mora aí. Ele tem uma X Terra. Vamos manter contato.
Boa Viagem e sorte.