Postado originalmente por
pili
Dab75, seu carro vai numa boa, com folga. Fui ao Jalapão com um Suzuki Grand Vitara 4x4, todo original, em 2010. Não atolei, não tive problemas e passei em lugares mais barra pesada, onde cheguei a ver outros carros atolados. O maior problema são as piscinas de areia que se formam na pista principal. Tem que entrar com o diferencial sempre bloqueado e de segunda marcha, ou até primeira, e giro um pouco mais alto.
O acesso a alguns lugares é um mar interminável de areia. Tem que baixar a pressão dos pneus um pouco. O difícil é conciliar a pressão para a terra e para a areia. Acabei usando uns 24 libras, o que é alto demais para areia. Cuidado com pedras grandes soltas.
O lugar mais difícil, na minha opinião, é o acesso às dunas. A areia é muito fofa e a trilha já foi muito cavada, então a parte central raspa de leve no piso do carro. Lá já entrei de reduzida engatada, único lugar que usei, e foi o que me salvou de atolar. Bastava tirar o pé do acelerador que o carro afundava. Tentei manter cerca de 3.500 RPM no caminho todo.
Não sou expert em offroad, pelo contrário. O pessoal mais experiente poderá te dar instruções melhores de condução na terra.
Acho que a única modificação necessária no carro é instalar os protetores da New Track, que a própria Soma, aqui de Brasília, vende. Eles protegem o cárter e a caixa de transmissão de pedras soltas ou batidas. Isso é essencial.
Lembre-se de levar uma pá e um facão, para poder se safar sozinho, caso atole. E encha o tanque em Ponte Alta do Tocantins, que só vi postos lá e em Mateiros.
Convém também ter um GPS e tracklogs da região, para não se perder. O tráfego de carros é muito pequeno e pouca coisa é sinalizada.
Aproveite a viagem. Lá é lindo. Fui pela Chapada dos Veadeiros e saí do outro lado, na divisa Piauí, Tocantis e Bahia, pegando o asfalto próximo a Luiz Eduardo Magalhães - BA.