x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/03/2015
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    47
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Question Jimny? Defender? Outro? Qual? O que fazer? Seguro? Sim? Não?





    Meus caros amigos, não encontrei aqui um tópico de apresentação e também não sei ao certo onde deveria ter adicionado esse post, pois acho que ele cabe em vários locais.

    É uma dúvida relativamente comum e já suscitada, de algum modo, por aqui, mas cada caso guarda sua particularidade.

    Sendo assim, peço que me perdoem se acharem que é uma dúvida recorrente ou repetitiva, razão pela qual conto com a compreensão de todos. Ressalto que, mesmo percorrendo os tópicos, em razão das particularidades mencionadas, ainda tenho dúvidas.

    Então vamos lá:

    PRIMEIRO:

    Como é minha primeira postagem, digo que tenho 38 anos e moro no interior do RJ faz 12 anos, mas sou da capital, viajei um pouco de moto e nos últimos anos me atrai por roteiro que incluísse offroad. De moto já rodei um pouquinho da América do Sul, incluindo aí Patagônia e Atacama.
    Mas nunca tive ou andei num jipe e minha vida se restringe a um passeio (de carona em estrada de terra) num Defender110 e uma pequena volta pilotando um Jimny (alguns quarteirões em rua de terra).

    AJUDA:

    Estou deixando a moto de lado por um tempo indefinido (opção), mas não quero deixar de lado as viagens rodoviárias e expedições, principalmente incluindo offroad.

    Então tenho dúvida sobre a escolha.

    O QUE DESEJO:

    O jipe escolhido será meu carro, tenho outro carro, mas que pretendo deixar com a esposa e ficar com jipe para “tudo”.

    Será um jipe para viagens (relativamente) curtas com a família e expedições bianual com amigos (ou com a família tb), sendo essas mais longas e distantes.

    Não tenho interesse (inicialmente) por trilhas, o offroad será mesmo expedicionário, mas nunca se sabe o que exatamente virá pela frente. Então quero a certeza de um veículo que não irá deixar “na mão”.

    Embora nunca tenha tido um jipe, não me aflige a ideia da simplicidade, dureza, lerdeza e outras características desses veículos, desde que tenha direção e ar, o resto não faço questão.

    Não curto altas velocidades, mesmo quando tinha moto sport dificilmente corria e de carro vou comportadamente a 100/110km/h. correr na rua, com qq veículo, é perigoso, isso é coisa para autódromo. E no fim não adianta nada no que se refere ao ganho de tempo.

    Não sei explicar tecnicamente e de forma exata o pq, mas tenho preferencia por carroceria sobre chassi e eixo rígido.

    DÚVIDA:

    Das minhas pesquisas pela internet e aqui no fórum, cheguei a duas opções, que seria um Jimny ou um Defender.

    Quanto a Jimny (+/- 2012-13), pesa o jeitão de carro para acostumar a ideia de jipe, o fato de ser relativamente novo e principalmente a possibilidade de seguro, uma vez que aqui no RJ qq lugar tá brabo e não me sinto seguro em rodar sem seguro. Rodei um trechinho outro dia com um e gostei. Mas tenho receio quanto ao seu motor e espaço. Mesmo com bagageiro, será que vai faltar espaço para 2 adultos e 1 criança? Já quanto a expedições com amigos, seria no máximo 2 pessoas no carro e bagagem, então acho que não teria problemas.

    Já o Defender, tenho dúvidas em relação a manutenção, já que ideia é pegar um (+/-2001). Mas o maior problema é seguro, que não tem (não encontrei quem fizesse por esse ano de fabricação). A intenção seria um 110 (mas pegaria tb um 90)... aí, encontrando um legal, penso que seria um carro pra casar. Mas será que dá pra rodar sem seguro? Mesmo aqui no RJ ou em SP e outros locais? Existe algo que substitua o seguro de forma eficaz?

    Rodar com um 110 (ou mesmo um 90) na cidade é difícil?

    De resto acho que não tem muito o que falar do Defender. E eu me amarro no barulho daquele motor diesel. Uma dúvida, a carroceria dele sempre foi de alumínio? se não, a partir de que ano passou a ser? que partes do carro tem risco de corrosão?

    Acho que esses carros devem ter baixo índice de roubos, uma vez que são grandes, lerdos e desengonçados... imagino que seja difícil fugir com um Defender110 pela cidade... mas já nos casos de furto é mais fácil. Penso que não são carros baratos para arriscar assim, será demasiadamente doído perder em razão de roubo ou furto. Ou será que estou exagerando?

    Então... vale mais a pena o Defender ou Jimny? E essas dúvidas que tenho, são salutares? Existe alguma outra opção que caia bem no meu perfil no qual não considerei? Não quero comprar por emoção, até pq será um veículo que quero ficar uns bons anos com ele.

    Alguém pode me ajudar?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    10/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Bom vamos lá eu tenho um Jimny e mais ou menos suas idéias, estou com ele a pouco mais de 1 ano.

    O jipe é sensacional, gostoso de dirigir, econômico, não é visado de roubo, é pequeno com isso muito fácil de encontrar vaga em grandes cidades.

    Já realizei uma longa viagem com ele até o Uruguai, na estrada senti um pouco de falta do motor, principalmente em trechos de mão simples e o carro foi lotado, com bagagem no teto, se tivesse um carro maior estaria com conforto maior. Outro ponto interessante, por ser gasolina, eu entendo da parte mecânica, fora que o motor e o carro são muito confiáveis.

    Quanto a Defender, hoje penso em vender o meu Jimny e buscar uma Discovery, talvez a 1 ou 2 vai depender do estado e histórico do carro. Se for a Discovery 1 é basicamente uma Defender, pelo que andei pesquisando, vou sentir a mesma falta de potência, porém irei ganhar em conforto e espaço. Mas tenho medo da manutenção, hoje em dia não tenho mais paciência em ficar arrumando ou reconstruindo um carro, já fiz isso e sei quanto tempo e dinheiro vai, fora que muitas vezes não se alcança as metas desejadas. O Jimny eu não tenho nenhum problema quanto a isso, está novo e só tenho que realizar as manutenções preventivas.

    Para longas viagens um ponto ruim do Jimny é a baixa autonomia, poucas vezes eu cheguei a fazer 500km com um tanque na estrada, o tanque é de apenas 40 litros, quando fui para o Uruguai estava com uma galão de 23l mas não precisei. Outro ponto ruim é o valor do combustível, lá a gasolina estava mais de 4 reais o litro e o diesel era metade do valor. Ai um veículo a diesel seria muito melhor.

    O ponto ruim do diesel, manutenção é bem alta e eu como não tenho experiência com manutenção nesses motores não me sentiria muito confiável para uma longa viagem logo de cara. Acho importante conhecer bem o carro que vc tem em mãos e se possível aprender ao máximo a realizar você próprio as manutenções.

    Alguns pontos críticos nas Defender, pelo que ando lendo, caixa de direção como em qualquer carro nunca vire o volante sem movimentar o carro, vc acabará forçando ela, pior ainda se estiver com pneus grandes. Um outro problema acho que é no câmbio e caixa de transferência, mas em alguns anos apenas (nas primeiras)vazamento no eixo, tem abrir levar para um torneiro para que possa ser usado oring, acho que isso.

    Já ví reclamações principalmente nas 110 de diferencial, por não ser flutuante e alguns relatos de aquecimento no motor, mas tudo isso acredito acontece por não realizarem a manutenção apropriada e claro por judiarem do carro.

    Um outro problema que vejo nas Defender, acredito em razão da idade é a ferrugem esse é que tenho mais medo, aparecem em pequenos pontos. Isso é um saco de corrigir, principalmente se pegar em partes de difícil acesso.

    Outro ponto negativo dela hoje é o valor, uma Defender boa, pela média que tenho olhado gira em torno de 70mil, isso as antigas com motor maxion 2.5. As "pumas" como motor 2.4 eletrônico passa de 100mil.

    É muita diferença para o Jimny, fico pensando será que vale arriscar? Levando em conta que vc fará no máximo acredito eu 1 expedição longa por ano.

    Aqui fica uma dica sobre a Defender, eu acompanho o tópico do "Meccano" ele tem uma 110 e sempre detalha muito bem os trabalhos, segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...parado-97.html (Sonhando com DEFENDER 110 para longas viagens e... camper, tudo junto ou separado!)
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Olá, seja bem vindo, realmente existem inúmeros tópicos com farto material, mas vamos lá, jimny é um pequeno notável, mas acho que vai passar aperto e desconforto dependendo do trajeto e distancia, defender não estaria nas minhas opções (não conheço muito p/ opinar) outros?

    tracker
    grand vitara
    subaro forester
    xterra
    sw4
    prado

    depende quanto quer gastar na compra e manutenção, diesel ou gasolina? eu destacaria xterra e tracker, particularmente compraria a tracker 2007 a 2009 (como de fato comprei) carro simples, robusto e confiável, um dos melhores custo beneficio que vi até hoje, encontra algumas excelentes com 30.000 a 80.000km por 25.000,00 a 35.000,00, usaria o restante do dinheiro em uma bela revisão, upgrades e viagens, logo mais foristas lhe ajudarão, sucesso.

    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/03/2012
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    47
    Posts
    441
    Agradecimentos: 0
    Um ponto muito importante: Quanto pretende gastar para comprar esta viatura?
    Com uma ideia de valor fica mais fácil pro pessoal opinar.

    Abraços.

  • #5
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Bartt Ver Post

    Meus caros amigos, não encontrei aqui um tópico de apresentação e também não sei ao certo onde deveria ter adicionado esse post, pois acho que ele cabe em vários locais.

    É uma dúvida relativamente comum e já suscitada, de algum modo, por aqui, mas cada caso guarda sua particularidade.

    Sendo assim, peço que me perdoem se acharem que é uma dúvida recorrente ou repetitiva, razão pela qual conto com a compreensão de todos. Ressalto que, mesmo percorrendo os tópicos, em razão das particularidades mencionadas, ainda tenho dúvidas.

    Então vamos lá:

    PRIMEIRO:

    Como é minha primeira postagem, digo que tenho 38 anos e moro no interior do RJ faz 12 anos, mas sou da capital, viajei um pouco de moto e nos últimos anos me atrai por roteiro que incluísse offroad. De moto já rodei um pouquinho da América do Sul, incluindo aí Patagônia e Atacama.
    Mas nunca tive ou andei num jipe e minha vida se restringe a um passeio (de carona em estrada de terra) num Defender110 e uma pequena volta pilotando um Jimny (alguns quarteirões em rua de terra).

    AJUDA:

    Estou deixando a moto de lado por um tempo indefinido (opção), mas não quero deixar de lado as viagens rodoviárias e expedições, principalmente incluindo offroad.

    Então tenho dúvida sobre a escolha.

    O QUE DESEJO:

    O jipe escolhido será meu carro, tenho outro carro, mas que pretendo deixar com a esposa e ficar com jipe para “tudo”.

    Será um jipe para viagens (relativamente) curtas com a família e expedições bianual com amigos (ou com a família tb), sendo essas mais longas e distantes.

    Não tenho interesse (inicialmente) por trilhas, o offroad será mesmo expedicionário, mas nunca se sabe o que exatamente virá pela frente. Então quero a certeza de um veículo que não irá deixar “na mão”.

    Embora nunca tenha tido um jipe, não me aflige a ideia da simplicidade, dureza, lerdeza e outras características desses veículos, desde que tenha direção e ar, o resto não faço questão.

    Não curto altas velocidades, mesmo quando tinha moto sport dificilmente corria e de carro vou comportadamente a 100/110km/h. correr na rua, com qq veículo, é perigoso, isso é coisa para autódromo. E no fim não adianta nada no que se refere ao ganho de tempo.

    Não sei explicar tecnicamente e de forma exata o pq, mas tenho preferencia por carroceria sobre chassi e eixo rígido.

    DÚVIDA:

    Das minhas pesquisas pela internet e aqui no fórum, cheguei a duas opções, que seria um Jimny ou um Defender.

    Quanto a Jimny (+/- 2012-13), pesa o jeitão de carro para acostumar a ideia de jipe, o fato de ser relativamente novo e principalmente a possibilidade de seguro, uma vez que aqui no RJ qq lugar tá brabo e não me sinto seguro em rodar sem seguro. Rodei um trechinho outro dia com um e gostei. Mas tenho receio quanto ao seu motor e espaço. Mesmo com bagageiro, será que vai faltar espaço para 2 adultos e 1 criança? Já quanto a expedições com amigos, seria no máximo 2 pessoas no carro e bagagem, então acho que não teria problemas.

    Já o Defender, tenho dúvidas em relação a manutenção, já que ideia é pegar um (+/-2001). Mas o maior problema é seguro, que não tem (não encontrei quem fizesse por esse ano de fabricação). A intenção seria um 110 (mas pegaria tb um 90)... aí, encontrando um legal, penso que seria um carro pra casar. Mas será que dá pra rodar sem seguro? Mesmo aqui no RJ ou em SP e outros locais? Existe algo que substitua o seguro de forma eficaz?

    Rodar com um 110 (ou mesmo um 90) na cidade é difícil?

    De resto acho que não tem muito o que falar do Defender. E eu me amarro no barulho daquele motor diesel. Uma dúvida, a carroceria dele sempre foi de alumínio? se não, a partir de que ano passou a ser? que partes do carro tem risco de corrosão?

    Acho que esses carros devem ter baixo índice de roubos, uma vez que são grandes, lerdos e desengonçados... imagino que seja difícil fugir com um Defender110 pela cidade... mas já nos casos de furto é mais fácil. Penso que não são carros baratos para arriscar assim, será demasiadamente doído perder em razão de roubo ou furto. Ou será que estou exagerando?

    Então... vale mais a pena o Defender ou Jimny? E essas dúvidas que tenho, são salutares? Existe alguma outra opção que caia bem no meu perfil no qual não considerei? Não quero comprar por emoção, até pq será um veículo que quero ficar uns bons anos com ele.

    Alguém pode me ajudar?
    Bem-vindo, colega.

    Como possuo um Jimny, mas nunca sequer entrei em uma Defender, posso dar alguns pontos de vista referentes ao Suzuki.

    Quanto à sua primeira dúvida, afirmo que o Jimny é um carro que se dá bem no uso urbano diário. É econômico (média de 10km/L), pequeno e ágil. Cabe em qualquer vaga, desenvolve velocidades compatíveis com os centros urbanos e é bem completo, tem o ar e a direção que você almeja, além de travas, vidros e retrovisores elétricos. O acionamento da tração também é elétrico e isso pra mim é uma conveniência excelente para obstáculos imprevistos.

    Para levar uma criança atrás, o espaço não é problema (adulto anda apertado), mas o conforto não é lá essas coisas todas (lembre que estará sentada exatamente acima do eixo traseiro). Nesta configuração o rebatimento do encosto traseiro é limitado (para que ele rebata e fique totalmente reto, é necessário desencaixar o assento traseiro, que é inteiriço - ao contrário dos antigos Jimnys 1999-2003, um ponto negativo dos novos modelos em relação àqueles). Com o uso do bagageiro, entretanto, suas malas e objetos não ficarão sem espaço.

    Na estrada há de se ter mais cautela. O motor 1.3 é apenas razoável para ultrapassagens, e a velocidade de cruzeiro fica entre 90km/h e 110 km/h (faixa dentre a qual EU me sinto seguro, mais que isso o carro balança bastante e "pula" nas imperfeições das rodovias). Se encontrar com uma serra ou subida íngreme a velocidade vai cair para 80km/h, 70km/h, é inevitável, principalmente se o carro estiver carregado - com bagageiro principalmente.

    Para expedições, onde a velocidade nunca é o foco, é um carro excelente para ser usado por uma ou duas pessoas. Tire os bancos e tenha um porta-malas excelente atrás. Use um bagageiro e leve tudo mais que precisa - em detrimento da velocidade, claro, pela piora da aerodimâmica já não muito boa e do centro de gravidade, que pede mais cautela. Ele vai pecar, neste ponto, pelo motor pequeno (aclives em montanhas e afins serão mais sofridos também pela diminuição do O2) e pela autonomia do tanque (40L dos quais cerca de 6L são da reserva. Autonomia média de 350km por tanque torna obrigatório o porte de galões com mais gasolina). Não vai pecar pela mecânica nem pela capacidade offroad. Faz travessias em alagados, sobe erosões, passa por lama, o carro é valente e robusto - vide os modelos <2003 em plena circulação em estradas e trilhas pelo país. A confiabilidade é o ponto forte para tais viagens, creio eu.

    Fiz o seguro do meu (Jimny 4ALL 2009) pela Porto Seguro como segundo condutor. Ficou R$ 2.200,00, achei razoável (no meu nome pulava para R$ 4.000,00). Franquia R$ 1.200,00 (bom), que usei uma vez em oficina credenciada (35% de desconto) e caiu para R$ 780,00 (excelente).

    Quanto ao fato de "valer mais a pena" o Jimny ou a Defender, acredito que a distância maior está no preço. Com R$ 40.000,00 você compra um Jimny 2011/2012 muito pouco rodado, com revisões carimbadas na concessionária, mecânica toda em ordem (e original) e uma vida toda pela frente. Uma Defender 2001 é confiável? Também preciso de ajuda para saber.
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Hilux, fazer seguro ou não?
      Por fpiucco no fórum Toyota
      Respostas: 101
      Última resposta: 09/09/2022, 16:19
    2. Sensor Map JImny 72F2 - Outro que possa substituir
      Por Thayna oliveira no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 17/03/2014, 17:56
    3. Seguro p GV fazer ou não fazer ? ? ?
      Por Zé Novais no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 16/05/2009, 13:16
    4. O que fazer com o seguro?!
      Por luislinger no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/11/2007, 18:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade