Postado originalmente por
Chuva
Amigo, sinceramente,
Ambos os parachoques são muito fáceis de tirar e colocar.
O traseiro já tirei várias vezes e é um pouco mais fácil que o da frente, já que não tem dois parafusos de ponta cabeça em cada lateral onde a arruela de plástico "soldada" na rosca pode quebrar dificultando muito a montagem.
Enfim, o parachoque traseiro, pelo que me lembro, é assim:
- são 2 ou 3 parafusos decentes, grandes, na parte debaixo, bico de tirar com chave philips grandona ou chave canhão acho q numero 10 ou menor;
- sob a tampa do portamalas, existem as presilhinhas de plástico que seguram aquele acabamento plástico que fica entre o step e o parachoque. Acho q são umas 5 pecinhas e vc as tira com uma chave de fenda pqna. Puxando o pino central pra fora e puxando com a mão o restante, girando se estiver embarreado ou meio duro;
- já as duas laterais das rodas tb existem essas presilhinhas. São umas 3 pelo menos, pelo que me lembre, e talvez um parafuso. Repare que há parafuso e talvez presilha que prende aquela para-barro tb encaixado no parachoque, que sai junto com ele, ou seja, há presilhas ou parafusos que não precisa tirar, mas se tirar, tudo bem tb, depois só montar de novo. Essas presilhas se tira da mesma forma chave de fenda pqna. Os parafusos vc pode tirar com uma chave philips super curta, aquelas bombinhas..
- Há tb de cada lado dois parafusos grandes philips sob os acabamentos do para barro, mas acho q nem precisa tirar. Na duvida tire tb q não são dificeis de se colocar de volta. Talvez eles segurem em hastes de ferro que ajudam a segurar o parachoque em sua base, um parafuso de cada lado.
Se estiver faltando algum parafuso as roscas são simples e vc pode arrumar outros naquela sua caixinha de parafusos do quartinho.. ja os grampinhos ou presilhas vc pode pegar algumas de outras partes do carro, como das caixas de roda dianteira, sob o capo, que são todas iguais, só para prender bem o parachoques e ver como que é, depois vc compra mais e coloca onde tenha tirado.
Dá para fazer sozinho e tirar na garagem de casa, é tranquilo, se vc tem alguma familiaridade esse tipo de brincadeira. Se não tiver faça em dois. Para encaixar de volta é um pouco mais chato o acabamento entre o parachoque e o step tem umas manhas pra colocar, já que tem uns encaixes que entram em buracos no ferro do carro.
Agora o que interessa e que pode melhorar a sustentação do seu parachoque: entre o parachoque e a lata do carro há duas peças, uma de cada lado, de ferro preta que tem 3 parafusos. Essa peça pode etar meio solta e vc pode apertar bem esses parafusos.
Acho q é isso e na montagem vc coloca tudo de volta, apertando bem tudo que o parachoques fica bem firme depois.
Boa sorte.
[ ]s