Olá pessoal!

Estou conhecendo (e gostando do...) o mundo off road agora. Desculpem-me, por ser iniciante, se esse tópico não for pertinente.

Ao trocar os pneus por outros de maior diâmetro a velocidade indicada passa a ser menor que a real. E a quilometragem registrada também. Num caso extremo pode causar multas, erros no cálculo de consumo/autonomia e no intervalo de manutenção.

Perguntas:

1 - No site da Suzuki o Jimny 4Sport com pneus off road (pneu/75) tem uma altura livre de 235 mm do solo, os outros (pneu /60) 200mm do solo. Será que essa diferença na altura se deve apenas ao diâmetro maior do pneu opcional? Ou a suspensão foi alterada?

2 - Poderiam me informar os pneus mais utilizados (marca/modelo) e, se souberem, o diâmetro quando novos e ao final da vida (carecas) ou a profundidade da banda de rodagem? Vou montar uma tabela dos erros com os dados recebidos e depois divulgo aqui.

3 - Dando uma olhada no manual de serviço (oficina) do Jimny vi que é possível montar um circuito eletrônico e corrigir a velocidade indicada no painel. E sem alterar a informação que vai para a centralina (ECU ou ECM) pois, em casos extremos, ela reconheceria um erro entre a RPM, velocidade e relação de marcha. Finalmente a pergunta: valeria a pena desenvolver um circuito (que ficaria debaixo do painel) para essa correção? Isso poderia ser adaptado para outros veículos também.

4 - Alguém sabe, ou já ouviu dizer, se é possível programar/ajustar/configurar a ECU/painel para o tamanho de pneu diferente? Isso, certamente, com o scanner da Suzuki.

Muito obrigado !!!!