Postado originalmente por
Troller-a-vista
tem um topico aqui sobre pneus largos e finos... dependendo do carro, do lugar onde anda, peso etc, vale muito mais um pneu menos largo, pois ele afunda mais chegando na parte que dara mais tracao, assim ele nao patina em vao e te livra de enroscos.
um pneu grosso tem suas vantagens CLARO, mas tb tem desvantagens, como alem do desempenho, judiar muito mais de toda suspensao e traçao e motor, consumo aumentar, aumento drastico da aquaplanagem, se vc andarm terrenos saturados de agua e lama tb vai ajudar o carro a sambar sobre a lama, pois o carro nao consegue tracao ideal e ai fica patinando sobre o terreno.
é uma besteira generalizar dizendo que isso ou aquilo é melhor, pq depende muito do carro e do peso dele, por exemplo, um BF numa picape media é ruim de andar, já numa f250 com o peso dela fica perfeito!
Mas é quase impossivel tb nao generalizar um pouco ehehehhe Por exemplo, digamos que:
areia, pedregulho, pedras grandes = pneu grandao
alagados, terras saturadas, banhados etc=pneu medio
areiao (que é aquela terrinha super fina encontrada em estrada de terra que fica logo acima do solo compactado, deixando tudo escorregadio que nem sabao), campo, pastagens, terra normal, saibro, etc: pneu mais fino.
Lembrando que os jeeps tinham pneus finissimos e foram nos lugares mais inospitos do mundo, portanto, braco , necessidade e um c* com medo, faz muito milagre hehehe