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  • #1
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Duvida Samurai AP cambio Chevette




    Bom dia Pessoal,

    Estou com ideia de montar um AP 2.0 + cambio de chevette no meu samurai e surgiu uma duvida.

    Quanto ao cambio do chevette, Existe realmente diferença em resistência entre os câmbios de 4M e 5M ?

    Quanto ao escalonamento das marchas... Qual seria o cambio mais indicado para montar em um samurai com pneus 33" redução 4.16 e relação C&P originais ? Aqui onde moro é mais fácil encontrar cambio 5M do chevette 1.6 Serve esse ou valeria a pena procurar um pouco mais e tentar achar um cambio de Chevas Jr 1.0 ? ou um 4M de chevette tubarao?

    Fico no aguardo gurizada...

    Abração e obrigado.

    Léo
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  • #2
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Ah,

    Se alguém tiver fotos de como ficam as alavancas de cambio e t-case com esse setup tbm seria interessante postar!!!

    Vlw
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  • #3
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
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    eai LeoPOA !

    A caixa do Chevette júnior 5M é mais resistente que a do Chevette 5M 1.6, por ser mais reduzida, porem é uma raridade.
    Já ouvi falar que a 4M é a mais resistente de todas, alem de ter as engrenagens mais resistentes, mas não posso confirmar!

    Sobre as alavancas, já vi de tudo, alavanca dobrada, soldada, cortada, gambiarras... Acho que depende muito da flange, posição do motor, suportes da caixa, etc..

    abraço! E boa sorte na empreitada!
    teh+

    Renan
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  • #4
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Valeu Renan,

    A ideia é usar o kit de flanges do Fabil, colega aqui do fórum... Manja bastante de samurai e adaptações... Quero só me acertar no preço com ele! hehehe

    Abraço
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  • #5
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
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    Sei, é gente boa o cara, comprei um bloqueio dele semana passada.

    Acrescentando, para se ter uma ideia, tem um camarada meu, que tem um samurai 97, motor AP 2.0 com fueltech, caixa original, T-case com X-crowler 4.16 do samurai 95, e pneu com altura final perto de um 31'' ; e ele esta com um jogo de bf mud 33'' pronto para colocar;
    O carro ficou bom de andar no meu ponto de vista, bem reduzido, mas não com giro alto em cruzeiro;
    Com os mud 33'' acho que vai ficar muito bom; (além de ter direção eletro-hidráulica);

    abraço
    té+

    Renan
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  • #6
    Usuário Avatar de marcusjal
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    Leo,

    dá uma olhada nestas duas tabelas. Segundo elas, o câmbio do 1.6 seria mais resistente (o que parece mais lógico). Olha a coluna que cita o torque líquido, que eu suponho que seja o torque que cada uma aguenta.

    Flw!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Duvida Samurai AP cambio Chevette-clark.jpg   Duvida Samurai AP cambio Chevette-download_clark_cl2205.jpg  
    Samurai 97
    GM 2.4 + Câmbio/TCase Hilux Jap. + Dana 44 + Bloqueio Macrotorque + 35" + Guincho 12.000

  • #7
    Usuário Avatar de fabiolammel
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    CL-2205F, a caixa do Chevette Junior, tem a primeira e segunda mais reduzidas. É a melhor opção para o Samurai.
    Olha como ficará a relação das marchas, com 33", redução 4.16, C&P original.

    RPM DO MOTOR
    MARCHA 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500
    1ª Low 2,3 3,5 4,6 5,8 7,0 8,1 9,3 10,4 11,6 12,8 13,9 15,1
    2ª Low 4,3 6,5 8,6 10,8 12,9 15,1 17,2 19,4 21,5 23,7 25,9 28,0
    3ª Low 6,7 10,1 13,5 16,9 20,2 23,6 27,0 30,4 33,7 37,1 40,5 43,8
    4ª Low 9,9 14,9 19,9 24,9 29,8 34,8 39,8 44,7 49,7 54,7 59,7 64,6
    5ª Low 11,1 16,7 22,2 27,8 33,3 38,9 44,4 50,0 55,5 61,1 66,7 72,2
    R Low 2,4 3,7 4,9 6,1 7,3 8,5 9,7 11,0 12,2 13,4 14,6 15,8
    1ª High 5,66 8,5 11,3 14,2 17,0 19,8 22,6 25,5 28,3 31,1 34,0 36,8
    2ª High 10,5 15,8 21,0 26,3 31,5 36,8 42,0 47,3 52,6 57,8 63,1 68,3
    3ª High 16,5 24,7 32,9 41,1 49,4 57,6 65,8 74,0 82,3 90,5 98,7 106,9
    4ª High 24,2 36,4 48,5 60,6 72,7 84,9 97,0 109,1 121,2 133,4 145,5 157,6
    5ª High 27,1 40,6 54,2 67,7 81,3 94,8 108,4 121,9 135,5 149,0 162,6 176,1
    R High 5,9 8,9 11,9 14,9 17,8 20,8 23,8 26,7 29,7 32,7 35,7 38,6


  • #8
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
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    marcusjal

    Repare na tabela que você mandou, as relações da caixa do CL-2205F chevette 1.0 Junior, são mais reduzidas, logo concluímos que esta caixa é mais adequada que a do chevette 1.6, lembrando do tamanho dos pneus que o LeoPOA vai utilizar.

    A caixa do cheva júnior suporta 11,01 Kgfm de torque;
    já a do cheva 1.6 suporta 12,85 Kgfm de torque;
    Sendo números consideravelmente pertos.
    Na sua tabela o torque liquido está representado em unidades de medida de Pé-libra e Newton-metro.

    Abraço!
    Renan
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  • #9
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    Olá Srs.

    Tenho uma planilha aqui com dados de vários carros para comparação que leva em conta a velocidade em cada marcha e cada rotação, como a planilha do fabiolammel, mas também conta com a relação de força/peso em cada marcha para cada configuração.
    Analisando a configuração proposta pelo LeoPOA (considerando diferencial de Samurai feixe) eu sou da opinião que o câmbio do 1.6 é mais que suficiente em termos de redução, mesmo pra Pneus 33.
    Em termos de velocidade/rotação, ele se compara a um Vitara 1.6 Original.
    Já a relação força/peso disponível em 4x4 high, fica muito além da grande maioria dos 4x4. A relação força/peso é similar a um punto 1.4 T-jet. O que eu acredito ser mais que suficiente pra aplicação que vai ter. Considerando um motor AP 2.0 com torque de 17 Kgfm (note que vai bem além da capacidade do câmbio).
    Em 4x4 reduzida, com a caixa 4,16 não tem nem discussão. Vai ser suficiente.

    Se quiser mais detalhes da planilha, fique à vontade pra perguntar.

  • #10
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
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    Em relação ao samurai, com certeza o cambio do chevette 1.6 já ta de bom tamanho, já vi muita caixa dessas aguentando desaforro. Sem contar que é difícil encontrar a do cheva Jr.
    Apenas de minha preferencia seria a do Jr.
    Samurai MT 95 / Troller T4 2011 / Polaris 570 2015
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  • #11
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    E ai gurizada!!!!

    Devido a dificuldade de encontrar o cambio do Chevette 1.0, e lendo os relatos aqui do forum sobre o cambio 1.6, acabei optando por esse mesmo.... 1.6 5M. O motor precisa ser retificado, e o cambio revisado... Vamos iniciar os trabalhos semana que vem, e assim que as peças forem chegando, o novo powertrain do samurai vai tomando forma kkkkk Se o inverno vier forte... provavelmente o motor ficará Gripado!!! kkkkkk

    Estou atras de fotos do interior de samurai com cambio de chevette p/ ver como fica a palanca..... se alguem tiver e puder postar será de grande ajuda!!

    Abraço e uma feliz páscoa!!!!
    Samurai 93 - Under Construction
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  • #12
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Pessoal,

    Esse lance do torque máximo que o cambio suporte me deixa curioso....

    Tem um pessoal aqui que usa AP turbo nos chevettes com cambio 4 e 5M e dao p/ derreter e o cambio aguenta numa boa...

    Será que ele sofrerá mais no jipe do que em um carro de arrancada? Alguem sabe de quebras desse cambio nessa situaçao ( AP + chevette na trilha) ?
    Samurai 93 - Under Construction
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