x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
    Usuário Avatar de Azamba
    Entrada
    27/03/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Viagem ao Chile de Tracker no inverno - Modificar viscosidade do óleo?

Pessoal,

Eu e minha esposa vamos fazer uma expedição em agosto com a Tracker. Segue o roteiro (ao todo serão 7000 km, mais ou menos, rodados em 18 a 20 dias):

Porto Alegre -> Montevideo -> Colonia del Sacramento -> Buenos Aires -> Mendoza -> Santiago -> Villarrica -> San Martin de los Andes -> Villa la Angostura -> Santa Rosa -> Buenos Aires -> Colonia del Sacramento -> Rivera -> Porto Alegre

Atualmente uso óleo Shell HX5 15W50 (antes usava F1 Master 20W50, mas achava ruim, escurecia rápido e o consumo de óleo era maior que com o Shell). A pergunta é: como vai ser inverno e vou atravessar a Cordilheira dos Andes duas vezes, enfrentando temperaturas negativas, vale a pena se preocupar com a viscosidade do óleo? Talvez usar um óleo mais fino.

Outra questão: se continuar usando óleo mineral, vou ter que trocar pelo menos uma vez durante a viagem (5000 km).

Lembrando que a viatura é 2007/2008 e está com 78000 km.

Grato!
    Abraços.
    Pajero TR4 2011
    Ex - GM Tracker 2008

Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Agradecimento: 1
    Azamba eu iria de sintetico 10w40 oleo para 7500 km vc vai e volta sem troca de óleo.
    Abraço

Usuário Avatar de Azamba
    Entrada
    27/03/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    Azamba eu iria de sintetico 10w40 oleo para 7500 km vc vai e volta sem troca de óleo.
    Abraço
    Ricardo,

Seria bom, mas o uso de óleo sintético não dispersaria as possíveis sujeiras no interior do motor (causando algum entupimento)?
    Pajero TR4 2011
    Ex - GM Tracker 2008

Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Não acredito que um motor com só 78k va ter este problema, vc usa qual tipo de gasolina , se for de boa qualidade não me preocuparia, desde quando vc esta com o carro, como era o histórico de manutenção tudo conta, mas va de oleo sintetico , ou na duvida semi sintetico, que vai atender a sua km .
    Abraço

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por Azamba Ver Post
    Pessoal,

Eu e minha esposa vamos fazer uma expedição em agosto com a Tracker. Segue o roteiro (ao todo serão 7000 km, mais ou menos, rodados em 18 a 20 dias):

Porto Alegre -> Montevideo -> Colonia del Sacramento -> Buenos Aires -> Mendoza -> Santiago -> Villarrica -> San Martin de los Andes -> Villa la Angostura -> Santa Rosa -> Buenos Aires -> Colonia del Sacramento -> Rivera -> Porto Alegre

Atualmente uso óleo Shell HX5 15W50 (antes usava F1 Master 20W50, mas achava ruim, escurecia rápido e o consumo de óleo era maior que com o Shell). A pergunta é: como vai ser inverno e vou atravessar a Cordilheira dos Andes duas vezes, enfrentando temperaturas negativas, vale a pena se preocupar com a viscosidade do óleo? Talvez usar um óleo mais fino.

Outra questão: se continuar usando óleo mineral, vou ter que trocar pelo menos uma vez durante a viagem (5000 km).

Lembrando que a viatura é 2007/2008 e está com 78000 km.

Grato!
    Abraços.
    Você pode usar o óleo 10W40 ou 5W30, sintético.
    Como você fará longos percursos, mas com poucas paradas, não precisa se preocupar com a troca de óleo; e isto serve tanto para o mineral também.
    Além do óleo mais apropriado para o frio, utilize aditivo no radiador, pois são anti-congelantes.
    O da marca Radiadores Visconde é barato e é homologado pelo INMETRO.
    Segue foto da embalagem.
    E boa viagem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_000441-2-.jpg  

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2
    Legal essa tua viagem! Pretendo fazer um roteiro parecido com o meu Vitara também.

Me diga, como tu estás planejando a bagagem de ferramentas da viatura? É verdade ou é lenda que pra circular na Argentina tem que ter cambão de 1,80m e dois estepes?

Antes do carnaval fiz uma viagem por todo o litoral do Uruguay até a Colonia. Vale muito a pena, muitas praias bonitas, estradas boas e sem trânsito.

Abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Tche Nanito, dois estepes é LENDA, mas o tal cambão é realidade, li em algum lugar e está na regulamentação dos "hermanos"......de toda forma, esteja preparado para uma infinidade de exigencias e "leis" que a policia caminera sempre inventa para extorquir uns trocados dos turistas, tais como ADESIVO 110km/h (exigido pela lei argentina para caminhonetes leves, e talvez jipes ) , proibição de quebra mato, proibição de engate de parachoque, proibição de usar o GPS sobre o painel etc etc

Estive recentemente na Argentina, para evitar dor de cabeça aluguei um carro lá e rodei 1.500km em uma semana passando por varias barreiras da policia caminera sem nunca ser parado....tenta com carro de placas brasileiras
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por arlei_vitara Ver Post
    Tche Nanito, dois estepes é LENDA, mas o tal cambão é realidade, li em algum lugar e está na regulamentação dos "hermanos"......de toda forma, esteja preparado para uma infinidade de exigencias e "leis" que a policia caminera sempre inventa para extorquir uns trocados dos turistas, tais como ADESIVO 110km/h (exigido pela lei argentina para caminhonetes leves, e talvez jipes ) , proibição de quebra mato, proibição de engate de parachoque, proibição de usar o GPS sobre o painel etc etc

Estive recentemente na Argentina, para evitar dor de cabeça aluguei um carro lá e rodei 1.500km em uma semana passando por varias barreiras da policia caminera sem nunca ser parado....tenta com carro de placas brasileiras
    Rodamos pela Argentina ano passado.
    Da pesquisa que fizemos pré-viagem, as exigências são para o cambão, dois triângulos e seguro carta-verde.
    Só pediram para ver o certificado do seguro na aduana.
    Durante a viagem eles param você sempre.
    Porém, o único pedido de propina foi bem simpático, pois era uma "ajuda para reformar o postinho policial".
    Meu amigo, que estava em outra viatura só disse "que não tinha efetivo (dinheiro); só tarjeta (cartão)."
    O cara sorriu e desejou boa viagem.
    Talvez o fato de estarmos em três viaturas tenha diminuído a investida deles, mas que saímos do país como uma boa impressão, saímos.

Usuário Avatar de Azamba
    Entrada
    27/03/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Obrigado pelas dicas, pessoal!

nanito, só vou levar as ferramentas básicas (alicates, chaves de boca, fenda, etc.). Se der problema na Tracker, peço ajuda para me rebocarem até algum mecânico ou aciono o seguro.

O meu maior medo é chegar no pé da Cordilheira e não conseguir cruzar por causa das nevascas ou do mau tempo. Aí estraga todo o planejamento e as reservas de hotéis/hostels... Meu plano B, caso isso aconteça, é descer pela Ruta 40 até San Martin de Los Andes (com pneu para asfalto =/).

Vamos na fé!
    Pajero TR4 2011
    Ex - GM Tracker 2008

Usuário
    Entrada
    10/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Azamba, quando você sai para expedição?
    Eu irei fazer a viagem também, saiu 19 de maio de SP, pretendo ficar 2 meses foras, mas o planejado é rodar bem, 18mil km. Vou com o Jimny e mais um tanque extra para não passar apuros devido a sua baixa autonimia na estrada...

Por razão do inverno, recomendaria usar um óleo mais fino, tipo um 5w40 para facilitar na partida, prefira um sintético puro de marcas boas como Valvoline, Havoline, Pentosin, Castrol, etc...

Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por Azamba Ver Post
    Obrigado pelas dicas, pessoal!

nanito, só vou levar as ferramentas básicas (alicates, chaves de boca, fenda, etc.). Se der problema na Tracker, peço ajuda para me rebocarem até algum mecânico ou aciono o seguro.

O meu maior medo é chegar no pé da Cordilheira e não conseguir cruzar por causa das nevascas ou do mau tempo. Aí estraga todo o planejamento e as reservas de hotéis/hostels... Meu plano B, caso isso aconteça, é descer pela Ruta 40 até San Martin de Los Andes (com pneu para asfalto =/).

Vamos na fé!
    Azamba

Como vc vai cruzar a cordilheira é bom ter um jogo de correntes para as rodas. É obrigatório ter correntes nas rodas motrizes do veiculo para circular na neve. Outra obrigatoriedade é andar com os faróis acesos nas rodovias mesmo de dia.
    Quanto a policia fique tranquilo, já fiz 4 expedições, com meus pais, para Argentina e Chile e nunca tivemos problemas. As vezes eles pedem uma ajuda para a gasolina da viatura ou alguma bobagem do tipo mas de forma amigável, não é uma extorsão, se vc der 5 pesos os caras vão ficar felizes e te desejar boa viagem.
    Quanto ao óleo, no manual tem uma relação temperatura x tipo de óleo (tem que ser mais fino mesmo). E faça a troca no momento certo o óleo por lá custa mais ou menos o mesmo que aqui e não faltam lugares para fazer a troca. No mais não esqueça do anticongelante alem do radiador na aguá do esguicho do vidro (isso vende em qualquer posto de gasolina).

Espero ter ajudado...
    Att,
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

Usuário Avatar de pacosancas
    Entrada
    07/04/2012
    Local
    Adrianópolis/PR
    Azamba,

Nunca dirigi na Argentina ou no Chile, mas o que eu levo aqui na Espanha no inverno se cruzar alguma área de montanha (tem temperaturas de até -25ºC) é:

- Correntes para neve (porém, são correntes de material têxtil por causa de não caber as correntes de aço entre a roda e o amortecedor nos meus carros daqui). Neles, utilizo as correntes nas rodas da frente. No Grand Vitara seria nas traseiras.
    - Luvas! É impossuível colocar as correntes na neve sem luvas!
    - O óleo que utilizo no Mazda é 5W30; no Alfa é 5W40 (esse é mais difícil de achar). Serve para o ano tudo (com temperaturas em verão de 40ºC ou mais).
    - Tento sempre ter o tanque cheio, e abastecer enquanto estiver meio tanque. Se ficar atolado na neve, o motor aceso com o ar quente ligado pode salvar sua vida!
    - Levo sempre um cobertor no bagageiro, pela mesma ração.
    - O circuito de água do motor cheio de anticongelante, e também na água dos vidros.
    - Lembre-se que a performance da bateria e bem pior em clima frio. Se tiver dúvida, troque a bateria por uma de boa marca (no Grand Vitara tenho uma Bosch de 85 Ah, ótima).
    - Se tiver que deixar o carro na noite com temperaturas sub-zero, lembre-se de levantar os limpadores do pára-brisas. Se não fazer isso, ficaram colados ao vidro pelo gelo, e se ativar eles, pode até queimar o motorzinho.
    - Para tirar o gelo colado nos vidros de manhã, aqui tenho um "risca-vidros" (não sei que nome tem em português, mas pode server qualquer lâmina de plástico duro):

4X4 Brasil
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Viagem a Patagonia e Chile
      Por Marcos Martins no fórum Land Rover
      Respostas: 29
      Última resposta: 06/02/2017, 21:36
    2. Viagem ao Chile em Gaiola Collela
      Por clesiograciano no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 10
      Última resposta: 28/04/2015, 10:22
    3. Viagem Argentina, Chile - Até Ushuaia
      Por Rafael_k no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 3