Só pra não misturar muito as coisas resolvi separar os posts!!
Agora vamos partir para as especificações do carro segundo fabricante!
Olhando aquela tabela na página 1 o fabricante diz que pode ser utilizado de 10w30 a 20w50 com API SF até SN que é o mais superior disponível hoje no mercado!
Dentre essas opções o manual indica o 20w50 para temperaturas superior a -10ºC
Só pra entender o que significa esse código:
Existem duas classificações: uma feita a partir da viscosidade, e outra do tipo de serviço. A primeira classificação é descrita na embalagem após a sigla SAE... mas pulando isso tudo vamos para o que interessa!!!
Todos aqui usamos óleos multi-viscosos que são aqueles que têm bom desempenho tanto em baixas quanto em altas temperaturas e são descritos por dois números: um seguido da letra W (de winter, inverno em inglês), e outro na sequência - por exemplo, 5W30 ou 10W40. Quanto maior for o segundo valor, mais viscoso é o produto, e quanto mais quente o motor, menos viscoso o óleo.
segue uma tabelinha com relação
Anexo 453866
Então depois dessa embolação toda, eu estou agindo da seguinte maneira:
Nosso Paí é de clima tropical e temperaturas elevadas, principalmente aqui no ES até o nordeste não existe inverno!! Porém não achei necessário o 20w50, até porque só temos esse óleo mineral e com API até SM no máximo.
Então estou indo de Lubrax Semi-sintético 15w40 API SN - atendendo uma gama excelente dentre a faixa de temperatura!
Para o pessoal do Sul, clima frio... pode-se optar para óleo de menos viscosidade tranquilamente e para o pessoal que tem verão e também tem inverno rigoroso o ideal seria casar uma especificação SAE que trabalhe dentro da temperatura de inverno e verão para que não tenha que usar um tipo no inverno e outro no verão!
Pra mim o Semi-sintético 15w40 é o que melhor se ajusta a todo tipo de clima do nosso país trabalhando na faixa -15ºC até 50ºC.
Acho que é isso aí!!!
Agora vou dormir... hehehehe