x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0

    Duvidas e mais duvidas sobre o que modificar em um Grand Vitara 2000.




    Recentemente comprei um Grand Vitara 1999/2000 com a intenção de fazer algumas pequenas modificações, para poder pegar estradas de terra e subir morros, meu objetivo é fotografar pássaros e natureza, e como fotografia não combina muito com chuva, dificilmente irei pegar grandes atoleiros!

    Como não sei nada sobre o carro que acabei de comprar, e muito menos sobre 4x4, peço a ajuda dos colegas mais experientes!

    Normalmente, viajo a lugares que estão em um raio de 500km de São Paulo, sendo assim, as mudanças não podem reduzir ainda mais a velocidade cruzeiro do carro (110km por hora) nem tão pouco fugirem as regulamentações do código de transito.

    Hoje o carro esta 98% original, as duas únicas mudança que eu fiz, foi a instalação de um kit de roda livre AVM (438HP manual) e a troca dos pneus originais, que eram HT por um jogo de AT-S Yokohama Geolandar G012 - 235/60R16

    Vamos a lista com as modificações desejadas:

    1)Lift de suspensão de 1"
    Será que para esta modificação, terei que mexer na fixação caixa de direção, nas tubulações, na fiação, nas molas ou nos amortecedores?

    2)BodyLift de 1" (Daniel Simon)
    Tenho as mesmas duvidas do lift de suspensão

    3)Parachoque de ferro (Daniel Simon)com guincho Warn M8000
    Por ser um conjunto mais pesado, terei que mexer na suspensão dianteira?
    Caso positivo, quais amortecedores e molas devo colocar?

    4)Kit XCrawler 3.2 de redução do 4x4 Low (www.sob.net.br)
    Esta redução só atua no 4x4 modo low, ou vai interferir no desempenho 4x2, reduzindo a velocidade cruzeiro do veiculo?

    5)Diferencial dianteiro de ferro (maior segurança e confiabilidade)
    Aqui eu tenho duas duvidas, o diferencial do meu GV 1999/2000 ja é de ferro ou é de alumínio, se for de aluminio, é necessário colocar um de ferro?

    6)Proteções inferiores (cárter, caixa de transferência e tanque de combustível) e estribos, todas da RC 4x4
    Aqui eu não tenho duvida nenhuma, acredito ser o que tem de melhor no mercado.

    Lembro que meu objetivo não é trilha pesada ou passeios onde tenha que cruzar rios, lagos e afundar o carro na lama, vou fazer apenas trilhas leves e moderadas.

    Como sempre, se sintam a vontade para dar pitacos, opiniões, sugestões e criticas, aliais todas as criticas, sugestões e opiniões serão bem vindas!

    Abraços

    Nascimento

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Nascimento , minhas sugestões:
    Lift , não faria ! já que vai pegar trechos relativamente tranquilos ( conforme escreveu) , colocaria sim todas as proteções inferiores ( câmbio , tanque de combustível , protetor de carter , e T- Case ) , guincho é muito bem vindo para te tirar do enrosco caso esteja sozinho . Kit de redução so se for aumentar e muito o diâmetro dos pneus , diferencial de ferro muitos usam pois fazem trilhas onde tem pedras e alumínio não combina com as pedras batendo , se bem que conheço gente que faz e não quebrou nenhum .
    Bom fica a minha sugestão
    Abraço

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/06/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    40
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Iae vou tentar te ajudar ja que tenho uma no mesmo ano e modelo.


    1)para o lift de susp não requer nenhuma modificação até 2" vai numa boa. com a medida de 2'' apenas vai forçar um pouco mais as bieletas por conta do angulo forçado mais é barato e nada que atrapalhe. como vc optou por colocar medida original do pneu vai ficar muito estralho na minha opniao algo maior que 1''

    2) Bodylift eu nunca utilizei mais pelo que ja conheço do carro vc tera que alongar direção.

    3) com esse parachoque + guincho o amortecedor original com mola original vai dar fim de curso. para isso não ocorrer pode colocar amortecedores mais duros mais off road como os Offshox tem gente que gosta e tem gente que reclama então pesquise mais sobre esse item.
    4) essa reduçao vc ira sentir diferença somente na 4x4 baixa. na 4x4 alta e 4x2 não fara difernca nenhuma.
    Relações:
    HIGH (4x2 e 4x4) - 1:1 (idêntico ao original)
    LOW (4x4) - 3.2:1 contra 1.8:1 do original

    5) O do grand vitara é de aluminio. ai para vc trocar fica a criterio das trilhas que vc costuma pegar o de ferro é muito mais confiavel.

    6) essas proteções são obrigatorias para qualquer brincadeira em barro uma pedra bater no carter ja era a brincadeira.


    Pronto agora que acho que ja tirei algumas duvidas vou deixar uma dica. Se quer levantar o carro em 2" não precisa fazer bodylift é mais caro e vai ter o mesmo efeito que o lift de suspenção que é bem mais em conta, com o pneu que esta no carro ele vai ficar com um vao muito grande em relação ao pneu para min visualmente estranho. aqui no forum tem uma receita muito boa testada por min e aprovada. mola do opala eche 7 na traseira, com kit lift 2'' na dianteira cabe pneu 235/70/16. fica otimo da trilha pq o carro fica mais firme. Quanto velocidade de cruzeiro ando a 110 a 120 numa boa na reta, curva com esse carro só abaixo de 100. Ele original ja não tem muita estabilidade em curvas.
    Grand Vitara 2.0 Gas - 1999/2000.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Ricardo, obrigado pelas sugestões que já foram devidamente anotadas, inclusive já estou com um orçamento do Rodrigo Portugal (RC4x4) para as proteções inferiores!
    Abracos

  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Flavio, obrigado pelas sugestões, que também estão devidamente anotadas e que serão consideradas na hora de assinar o cheque rsrsrsrs

    1)Concordo com você, eu também acho que Lift maior que 1" vai ficar estranho.
    2)Se voce estiver certo, vou abrir mao, pois quero uma coisa que não de muita mao de obra na execução!
    3)Ai fica uma grande duvida, pará-choque de aço, ou aquele quebra mato com possibilidade de colocar um guincho?
    4 e 5) Tenho que avaliar bem, pois não sei ate que ponto sera necessário, são estradas leves!
    6)Ja esta definido, Kit do RC4x4

    Por favor, voce fez alguma destas modificações na sua viatura?
    Abracos

  • #6
    Nascimento,

    Pro que você descreveu do uso que espera pra viatura, uma preparação básica já vai satisfazer, sobrando muito do dinheiro que você aparentemente reservou pra investir em conforto e conveniência.

    Em primeiro lugar, instale todas as proteções inferiores. Elas são mesmo necessárias.

    Não mexa com body lift. Ele é um recurso pra fazer caberem pneus muito grandes nas caixas de rodas quando já não dá mais pra levantar a suspensão. Você não vai precisar usar pneus gigantescos.

    Pode fazer lift na suspensão: 1" ou 2". Levantar 1" requer apenas os calços das molas, o que torna o kit mais barato e a instalação bem mais simples. Com esses 2,5 cm a mais, acredito que você consiga usar os melhores A/T, incluindo da BF que, quando você tiver que trocar, pode avaliar também. 2" é mais bacana. O carro fica nitidamente mais alto e sem dúvida haverá mais opções de pneus possíveis. Mas nesse caso, aconselho adquirir o kit completo com espaçador de cardã e pivô. Você encontra desse kit facilmente nas lojas especializadas.

    O focinho não quebra no uso que você planeja fazer. Há quem faça boas trilhas com o original sem ter problema.

    Já para-choques de ferro, guincho, x-crawler... deixe pro final. Sozinho, se precisar de guincho é melhor não prosseguir. X-crawler é pra subir parede. Sua viatura tem caixa reduzida boa e motor forte, além de usar pneus pequenos. Não vai ser útil. E os para-choques você pode trocar se um dia quebrarem os originais. Ainda assim, se quebrarem de um jeito que não tenha mais conserto.

    Você pode investir num bom Garmin Montana, em câmeras mais bacanas etc.
    Paulo Roberto - MG
    Vitara 1.6 8V 97

  • #7
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Paulo, as sua observações são muito coerentes, obrigado por participar!
    Para este veiculo eu ja reservei um GPS Garmin 296, acredito que sera o suficiente!
    Por favor, voce acha que com este Lift de 1" vou ficar tendo problemas constantes com as bieletas?
    Na hora em que receber o orçamento do Daniel Simon, certamente vou pensar muito nas sua recomendações rsrsrssr
    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Giu Bernardon
    Entrada
    01/12/2011
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    46
    Posts
    266
    Agradecimentos: 6
    Caro amigo,
    tenho uma Tracker e creio que o uso que faço dela seja parecido com o que você pretende pro seu carro. Como vc, coloquei pneus AT na medida original.

    Na minha opinião vc só precisa das proteções inferiores, o lift é só pra quem vai por pneus maiores, pois o que influencia na altura do solo é o pneu. Do jeito que está seu carro já passa em muita quebrada que vc nem imagina! Em vez de guincho elétrico, eu tenho um guincho Tirfor de cabo de aço p/ 800 kg, é o suficiente para tirar seu carro de muito enrosco se um dia precisar! Na minha tenho também um jogo de correntes pros pneus, que fazem as vezes de pneus lameiros quando realmente preciso. Adicione compressor de ar, remendos, pá, machado, cordas e fitas, tudo isso sem ocupar quase nada do porta malas. Se quiser mais alguma dica, disponha!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Giu, parece que a maioria das opiniões, levam a simplicidade, talvez tenha que reavaliar as mudanças que pretendo para a viatura!
    Quando você fala em compressor, imagino que esta falando nestes portáteis de encher pneu, tenho um da Black & Decker que me acompanha a mais de 20 anos, acho que ja esta na hora de comprar um novo!
    A sua sugestão das correntes é muito boa, por favor, onde você comprou as suas?

    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Fiquei ate sem graca de opnar.. rs

    É isso que todos ja falaram..

    Coloque proteções inferiores completas e só. Vai longe desse jeito.

    Nao precisa de lift, parachoque de ferro, guincho e nada mais..

    De uma atencao boa na revisao da viatura.. para ela nao te deixar na mao.

    Boa diversao, e poste as fotos bonitas que for tirando..rs


    abraços

  • #11
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Rubens, nao tem o porque de ficar sem graca e não opinar rsrsrsrsrsr
    Todas as opiniões sao importantes e bem vindas, na verdade acho que eu fiquei "emocionado" com as maquinas que vi aqui no fórum, e acabei por impulso, pensando em fazer algo que talvez nunca venha a usar, gracas a opinião dos colegas, estou caindo na real rsrsrsrsrsrr
    De manutencao, a viatura esta OK, não bastasse estar com 68.000km originais, o antigo dono (colega de trabalho) ficava bravo so saber que alguém estava olhando para o jeepinho.
    Obrigado pela opinião sincera!
    Abraços

  • #12
    Nascimento,

    Qualquer alteração nos ângulos aumenta um pouco o stress dos componentes. Mas eu observo que os problemas de quebra ocorreram com quem levantou 2" sem se preocupar com o resto.

    Levantar a suspensão aumenta o vão livre entre a parte inferior do carro e o chão. É como aumentar a altura dos pés de uma mesa. Com respeito, corrijo o que afirmou o Giu, que se confundiu. O diferencial do carro - aquela bola no eixo que você consegue ver olhando embaixo por trás (ui!) -, esse sim só levanta com o aumento no diâmetro dos pneus.

    Abraço
    Paulo Roberto - MG
    Vitara 1.6 8V 97

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ajuda,dúvidas de iniciante !!! Grand Cherokee Limited 2000
      Por Mottrix no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 9
      Última resposta: 11/03/2021, 14:02
    2. Dúvidas sobre Jeep Grand Cherokee
      Por andreilopes no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 18
      Última resposta: 02/04/2014, 17:53
    3. Duvidas sobre Sportage Diesel 2000 comprada em Leilão
      Por phmatheus no fórum Kia Sportage
      Respostas: 21
      Última resposta: 17/03/2013, 23:29
    4. Dúvidas sobre o Grand Vitara 01
      Por Diego Roque Valandro no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/11/2009, 18:59
    5. Mais algumas dúvidas sobre uma Cherokee Sport
      Por Passarinho no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/11/2005, 15:40

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade