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  • #1

    Samurai - revisão advanced




    Olá amigos, como meu samuca não pára e estou com alguns probleminhas de idade e de falta de zelo dos donos anteriores resolvi radicalizar.

    Comprei um motor e cambio completos do samuca 98, de procedencia boa por um bom preço e agora iniciei a revisão.

    A ideia é revisar tudo e nas férias tirar um o por o outro completo, plug and play.

    Abandonei a idéia de por motor AP por que além de descaracterizar totalmente o carro o medo de que inicie uma sequencia sem fim de "ajustes" indesejáveis por uma performance extra. Estou satisfeito com a performance off-road dele e focarei em melhorias para esta finalidade. Pra cidade no futuro quem sabe eu compro um 4x2.

    Bem, desmontei tudo...e comecei do zero.

    Do motor: retentor de volante e vedações, esticador correia dentada, empenamento da junta de escape, oring da vareta de oleo, rolamento guia do volante do motor.

    Alternador: porta escovas e limpeza geral

    Motor de partida: porta escovas e limpeza geral.

    Cambio: rolamentos e vedações, interruptor de ré.

    Embreagem: rolamento e limpeza geral. Disco e plato ok. Lacrei todos os furos pra não entrar barro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2013-11-11-10.25.57.jpg   -2013-11-11-10.26.28.jpg   -2013-11-11-10.26.36.jpg   -2013-11-11-10.26.46.jpg  
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Agora falta a limpeza interna do bloco, na parte de cima e de baixo do motor. Pensando em fazer um flush forçado...

    Sofri par afazer a limpeza do bloco e do cambio...estava muito sujo de oleo e lama...foram 3 lavagens com solopan puro mais wap e 2 litros de gasolina pra ficar razoável...3 dias de serviço..pela mor.

    Retirada dos rolamentos do cambio sem prensa foi bem dificil.

    Na parte de admissão ainda não sei o que fazer, pois a que veio é mais moderna e não sei se a minha central vai suportar bem a parte nova. To pensando em usar a minha velha mesmo...aceito sugestões.

    Ventoinha nova está boa mas vou partir direto para a ventoinha elétrica. Como o meu tem DH e não tem AC quero deixar uma polia extra para o AC futuro que faz falta pra andar com a familia sem comer poeira. Radiador selado pode vir também, ainda não sei.

    Vou reativar o sistema de ar quente pois moro em curitiba, frio da p@ aqui...

    Aquele cano que sai da bomba de água ta bem podre, fruto da falta de aditivo que o povo teima em deixar sem...mas não to afim de gastar os tubos pra comprar um novo...vou reformar o meu ou ver o estado do meu que ta rodando, o melhor vence.

    Peças: rolamentos e retentores tudo acha no mercado. Optei por primeira linha da Koyo. Esticador da correia dentada peça o da tracker. Interruptor do ré, corcel 2 dá certinho. não achei nada similar ao rolamento de embreagem...vou comprar o original. Do motor de partida é tudo mitsubishi. Acha-se fácil. Porta escovas paguei 40 reais. O resto é filtro, oleo, silicones, etc...

    é isso...
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  • #3
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Boa Nava

    Agora esse negócio de "revisão advanced" e coisa do Joel Santana "tu tá de brincation too me cara!!!"

    Acho que a decisão mais que acertada em continuar com o motor do Samuca em vez do AP.. A instalação do AP talvez não fosse tão traumática mais o depois que é o problema.. Eu como ex-proprietário de um CJ-5, sofria com o problema dos eternos ajustes que nunca acabam..

    Esse foi um dos motivos que me fizeram a trocar de viatura e optar por um Vitara..

    Capricha ai que o Samuca vai ficar chique!!

    Abraços e boa sorte
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #4
    E ja comprei a carcaça do eixo traseiro para o kit flutuante by Nava...aguardem....
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  • #5
    Descobri que o alternador que tinha era de gol 65A...pra mim é pouco.
    Alguem sabe se qual de alta potencia cabe no espaço entre o coxim e o motor do samuca?
    Me falaram do omega, mas dificil de achar...do astra e do 308 são 150A.
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  • #6
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Putzzzz velhinho...... começou....
    Alternador do Astra...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #7
    Beleza.
    Motor revisado e montado- ok
    Cambio revisado e montado - ok
    Embreagem revisada - montada - ok
    Motor de partida revisado - ok
    Alternador revisado.

    Agora só faltam alguns detalhes e o novo conjunto estará pronto para instalar...uhuuu.

    Depois vou par ao sistema de freio no cardã e o eixo traseiro flutuante...
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  • #8
    Usuário Avatar de Buno Ventura
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    Nava bacana essa parada de plug em play.
    Mas so para ter uma ideia do custo desta brincadeira quanto custou o motor completo ??
    Para limpar as peças o melhor jeito e banho químico mas tem de estar desmontadas. ou bastante paciência com escovinha e limpa alumínio..

    Abraços
    Oque você faz nos fins de semana??? Eu faço isso....
    http://www.youtube.com/watch?v=GUq3FuEY1Sw

  • #9
    Usuário
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    esse solupan nao agride o tratamento dos parafusos e chapas não? Eferrujando tudo não?

  • #10
    Cpmprei o motor com tudo por 1500. De um samurai 98 de procedencia. Paguei 400 de frete.
    Achei varios motores por 1000 e cambios por 500, 600...
    Acho que vale a pena porque no meu caso estou fazendo uma preventiva e mantendo o meu carro rodando.
    Não é aquela coisa de quebrou, ferrou tudo e agora abre a caixa de pandora no mecanico e o bolso!

    Gastei no motor só lavagem, pintura, uma lata de desrcabonizador, velas, juntas, oleo e filtro, esticador de correia, etc.

    No cambio foi 250 reais em rolamentos e 30 de oleo. Só.

    embreagem tava zerada, só o rolamento de embreagem, 85 original.

    Veja que eu to fazendo tudo na calma,passando o silicone bem certinho, apertando tudo no torquimetro, manual Suzuki do lado o tempo todo e boa...

    Terei um motor original confiável por mais uns 100Mkm.

    Todas as peças que lavei com solupan foram lavadas com gasolina e pintadas posteriormente.

    Limpa aluminio não faz nem cocegas na graxa...nao gostei.

    Desmontei tudo! Alternador, arranque, embreagem, tudo...só ficou cabeçote e bloco sem mexer.
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  • #11
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    30/03/2009
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    Show de bola Nava... Passando pra acompanhar o topico!

    Gostei do empenho e capricho nos serviços....

    Abs.
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #12
    Se alguem precisar de detalhes ou fotos avisa...

    Terminei ajuste da correia dentada e instalação alternador 110A.

    Vou caçar agora aquele oring do cano de entrada de água...
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