x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/08/2013
    Local
    Ilhabela/SP
    Idade
    49
    Posts
    63
    Agradecimento: 1

    Dúvida uso Reduzida Jimny




    Pessoal, este final de semana fui a Castelhanos. A trilha acabou, em momento nenhum precisei andar tracionado no 4x4.
    Mesmo assim, fiquei na dúvida quanto ao uso ou não da reduzida.
    O carro estava com 4 pessoas, e a estrada com bastante trânsito de bikes, motos e outras viaturas...não dava pra desenvolver.
    Fiz o trajeto todo em primeira e segunda marcha e quando parei senti cheiro de embreagem queimada.
    Em primeira marcha o giro do motor ficava entre 3500 e 4000 rpm e, às vezes, incomodava um pouco, mas quando tentava jogar segunda marcha o giro caia muito, na casa dos 2000 rpm, tendo que voltar rapidamente para primeira.
    Ou seja, primeira sobrava e segunda faltava...
    O trajeto completo tem uns 20km de muita subida e descida e, atualmente, pouca lama ou outros obstáculos.
    Numa situação dessas, seria correto rodar 100% na reduzida, tentando escalonar melhor o câmbio?
    Ou o correto seria 1° e 2° normal, com um pouco mais de giro?

  • #2
    Usuário Avatar de Leo BA
    Entrada
    30/06/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    485
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por #Ricardo Ver Post
    Pessoal, este final de semana fui a Castelhanos. A trilha acabou, em momento nenhum precisei andar tracionado no 4x4.
    Mesmo assim, fiquei na dúvida quanto ao uso ou não da reduzida.
    O carro estava com 4 pessoas, e a estrada com bastante trânsito de bikes, motos e outras viaturas...não dava pra desenvolver.
    Fiz o trajeto todo em primeira e segunda marcha e quando parei senti cheiro de embreagem queimada.
    Em primeira marcha o giro do motor ficava entre 3500 e 4000 rpm e, às vezes, incomodava um pouco, mas quando tentava jogar segunda marcha o giro caia muito, na casa dos 2000 rpm, tendo que voltar rapidamente para primeira.
    Ou seja, primeira sobrava e segunda faltava...
    O trajeto completo tem uns 20km de muita subida e descida e, atualmente, pouca lama ou outros obstáculos.
    Numa situação dessas, seria correto rodar 100% na reduzida, tentando escalonar melhor o câmbio?
    Ou o correto seria 1° e 2° normal, com um pouco mais de giro?
    Eu teria ido de 3ª reduzida, que corresponde a 2ª1/2 mais ou menos, caso o piso fosse de baixa aderência.
    Se for barro seco, não adianta, é como se fosse asfalto e irá maltratar a transmissão, em curvas mais fechadas.
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Perdeste uma ótima oportunidade de andar o tempo todo reduzido sem queimar embreagem nem forçar o motor e ainda impressionar a todos com a torque do bichinho subindo ladeira em 3a marcha.

  • #4
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    68
    Posts
    777
    Agradecimentos: 4
    De reduzida o tempo todo, sem dúvida.
    ... E que má notícia sobre a estrada!
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #5
    Usuário Avatar de davidtuf
    Entrada
    04/01/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    não entendi, vc andou no 4x2 o tempo todo?
    SUZUKI Jimny 4all
    PU7PID 146.400mhz
    Fortaleza-CE

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/08/2013
    Local
    Ilhabela/SP
    Idade
    49
    Posts
    63
    Agradecimento: 1
    Pois é pessoal! Falta de experiência minha.
    Eu tinha na cabeça que reduzida era pra transpor obstáculos, onde a 4x4Hi não resolve.
    Como rodei o tempo topo em 4x2, só lembrei da reduzida quando parei e senti o cheiro de embreagem queimada, provavelmente por estar forçando o sistema em 2° marcha e baixo giro.
    Semana que vem vou repetir o passeio com a reduzida ligada o tempo todo.

  • #7
    Usuário Avatar de davidtuf
    Entrada
    04/01/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    eu tbm n tenho mta experiência no off-road, teria andado no 4x4, porém gostaria de perguntar os amigos pq todos indicaram o 4x4L? em q momento se usa o 4x4 e o 4x4L?
    SUZUKI Jimny 4all
    PU7PID 146.400mhz
    Fortaleza-CE

  • #8
    Usuário Avatar de Leo BA
    Entrada
    30/06/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    485
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por davidtuf Ver Post
    eu tbm n tenho mta experiência no off-road, teria andado no 4x4, porém gostaria de perguntar os amigos pq todos indicaram o 4x4L? em q momento se usa o 4x4 e o 4x4L?
    4X4 H = Situações de piso escorregadio, como NEVE (não deve ser seu caso, a menos que o clima mude muito), ESTRADAS ENLAMEADAS ou com fina camada de areia ou detritos soltos, mas com topografia que não exija do motor e permita velocidades acima de 60/70 Km/h. Tem gente que acha que dá pra usar em asfalto molhado. Eu pessoalmente.....tô fora!

    4X4 L = Todas as outras situações de fora de estrada, COM PISO DE BAIXA ADERÊNCIA, com velocidades abaixo de 50/60 Km/h e onde o torque adicional será sempre bem vindo, permitindo o motor trabalhar mais cheio na faixa de 3 ~ 4 mil rpm, poupando embreagem e "se amostrando", cheio de torque.
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

  • #9
    Usuário Avatar de davidtuf
    Entrada
    04/01/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    pow mano obg ae, axo q eu estava fazendo errado, só usava o 4x4 normal pra subir e descer dunas.. da proxima vez usarei o 4x4L pra ver como ele irá se comportar.. obg

    Citação Postado originalmente por Leo BA Ver Post
    4X4 H = Situações de piso escorregadio, como NEVE (não deve ser seu caso, a menos que o clima mude muito), ESTRADAS ENLAMEADAS ou com fina camada de areia ou detritos soltos, mas com topografia que não exija do motor e permita velocidades acima de 60/70 Km/h. Tem gente que acha que dá pra usar em asfalto molhado. Eu pessoalmente.....tô fora!

    4X4 L = Todas as outras situações de fora de estrada, COM PISO DE BAIXA ADERÊNCIA, com velocidades abaixo de 50/60 Km/h e onde o torque adicional será sempre bem vindo, permitindo o motor trabalhar mais cheio na faixa de 3 ~ 4 mil rpm, poupando embreagem e "se amostrando", cheio de torque.
    SUZUKI Jimny 4all
    PU7PID 146.400mhz
    Fortaleza-CE

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    46
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por davidtuf Ver Post
    pow mano obg ae, axo q eu estava fazendo errado, só usava o 4x4 normal pra subir e descer dunas.. da proxima vez usarei o 4x4L pra ver como ele irá se comportar.. obg
    David, andando nas areias das duna só uso 4x4, raramente uso 4x4L... Uso somente quando a areia das Dunas está muito pesada, fora isso 4x4 normal... E areia perto do mar uso 4x2 tranquilo. O importante mesmo é a calibragem do pneu para andar na areia... Uso sem problema nenhum 11 libras e ando tranquilo...
    P.s nosso carro é idêntico.
    JIMNY 4SPORT 2015 - SKOL

  • #11
    Usuário Avatar de João Paulo Abreu
    Entrada
    27/03/2013
    Local
    Natal/RN
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    David, nas dunas aqui do RN, gosto sempre de andar com ele reduzido, fica outro carro muito forte mesmo,o motor fica sempre cheio, sem contar que força muito menos o jipinho. Lembrando sempre da calibragem adequada, que no meu caso ando com cerca de 10lbs.
    JIMNY 4SUN +BF 215/75R15 All Terrain + Lift 30mm RC4X4 + Alargadores AVM

  • #12
    Usuário
    Entrada
    23/08/2013
    Local
    Ilhabela/SP
    Idade
    49
    Posts
    63
    Agradecimento: 1
    Hoje vi outra dica interessante em outro tópico: se estiver usando muito a primeira marcha, liga a reduzida.
    E se estiver usando muito a quarta ou quinta reduzida, desliga a reduzida.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Luz da reduzida do Jimny piscando no painel
      Por GJMRSL no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 09/07/2020, 20:47
    2. Dúvida Caixa e Reduzida
      Por rafael_tapejara-rs no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/03/2013, 12:46
    3. Vendo kit reduzida X-Crawler 2.65 p/ Jimny até 2003 e Samurai (96-99)
      Por Pirilampo no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 23/09/2009, 00:18
    4. Dúvida 4x4 com reduzida da Hilux...
      Por brunodhfr no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/05/2009, 15:32
    5. Reduzida! Dúvida
      Por Wagner Lavos no fórum Niva
      Respostas: 29
      Última resposta: 06/03/2008, 00:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade