Beleza!
:pipoca:
Me passe seu e-mail.
Versão Imprimível
Beleza!
:pipoca:
Me passe seu e-mail.
Sandro
Contei 25 as 2 engrenagens.
Segue e-mail cjnadaes@yahoo.com
Valeu, amigo!
Abração!
Opa, chegando um pouco tarde agora do Fórum, mas, seguem as minhas considerações. Espero que ajude o pessoal mais novo.
Comprei um Jimny 4Sport 2014. Como novato no esporte, coloquei um kichute maior (pneu) de 30 pol. (30x9,5) para o pessoal que não entende 30 pol de altura 76,2 cm e 9,5 pol de largura 24,13 cm. Resultado pneu pegando na proteção. Tive que colocar um kit de 2 pol para aumentar o carro. Com um pneu maior que o original o carro ficou muito fraco, além disto o arrasto com um pneu de 9,5 pol na lama aumenta muito (original era 215 e passei para 240 mm, pode parecer pouco, mas, é bastante quando se está virando lama). Por recomendação coloquei o redutor original da suzuki de 30%. Parece muito, mas, o carro ficou muito melhor assim. Mesmo chegando em quinta marcha e rotação de 3000 giros a menos de 80 km/h. Recomendo para pneu maior que o 215 x 75 R15 (para quem não sabe o 215 mm é a largura do pneu e o 75 é o percentual da largura que representa a altura. Logo 161,25 mm + 161,25mm + 381mm (raio de 15pol) = 703mm o meu atual é de 762mm) que seja utilizado mesmo que para velocidades maiores tenha que chegar a quase 5000 rpm. Jimny não é carro de corrida e se aumentou a suspensão então nem pensar em correr muito. Se quer correr compre uma Ferrari. O Jimny com pneu pequeno e não MUD (pneu de barro) não é carro pra trilha, é carro pra Shopping. Com a redução colocada o aumento de gasolina foi considerável. Passei de 11 km/l para 9 km/l na estrada. Na trilha depende muito do estado da mesma.
Anexo 488554
Segue a velocidade em quinta marcha com as rotações para o meu pneu (deve ser considerado o diâmetro do mesmo nas velocidades).
Espero ajudar e recomendo a utilização para pneu maior.
As velocidades do gráfico foram medidas no velocímetro ou no GPS?
Com pneus 30" x 9,5" o velocímento do carro vai marcar 668/762 = 87,7% da velocidade que antes marcava...
Diâmetro dos pneus originais 205 70 15 = 668 mm.
Diâmetro dos pneus 30" = 762 mm.
Pessoal, sou iniciante, algumas dúvidas.
Então se eu comprar um Jimny Sport novo e quiser ficar com ele mais alto e com rodas mais robustas, por exemplo 235/75 ou 245/75 eu teria que comprar kit de suspensão (levantá-lo / qual a diferença de lift, vi que tem um de 4' por 3 mil? Outra coisa, o que é mini lift, tem kit disso tb), mais um kit de redução (para que serviria exatamente, ele devolve a força do carro que ganhou rodas maiores e ficou mais lento?) e mais um kit de amortecimento (para não ficar quicando mt né?)? Por alto, ficaria quanto tudo isso?
Vamos supor que pegasse ele zero, essas alterações não influenciariam na garantia? O que vocês aconselhariam? Pegar um usado mesmo já configurado ou pegar um zero e fazer as modificações (teria que vender os pneus que vem junto).
Gosto do estilo do jimny da foto abaixo (alguem saberia o modelo/ano e a possivel configuracao dele: pneus/rodas/tamanho, kit lift, etc?):
Anexo 488959
abs,
O Jimny dessa foto só funciona com confiabilidade com uma grande modificação, incluindo substituição de eixos. Vai gastar 15 mil reais.
Veja os tópicos de modificação da suspensão aqui na parte da Suzuki do fórum, tem um monte de dica e explicação boa para quem quer aprender.
Seguem os comparativos de velocidade entre os pneus de diferentes tamanhos. Para ficar mais fácil coloquei somente acima de 80 km/h. No eixo X está o pneu Original e no Y o calculado pelo diâmetro do "novo" pneu. Com um kit de redução de 30% é necessário um pneu 34 pol (ou um pouco maior) para zerar o velocímetro. Caso contrário dá uma pequena diferença (real x velocímetro)
Anexo 494938
Levy... toda preparaçao de suspensao/eixos/transmissao gira em torno do tamanho dos pneus... qual tamanho de pneu voce quer usar??
defina esse detalhe primeiro que o restante será consequencia..
abs
Boa note. Gostaria de saber se alguém já colocou redução e continuou com pneus 215/75? Digo isso porque estou pensando nessa hipótese. Tô na dúvida entre a redução de 9 ou 19%. Acho a redução do jimny poucs. Toda vez que ligo a reduzida acabo usando somente a 1a marcha pois as outras ficam fracas. E a 1a não segura tanto quanto gostaria nas descidas mais fortes.