3 Anexo(s)
Diferencial traseiro roncando
Prezados
Já fazem bem uns 6 ou 7 anos atrás, o diferencial traseiro do meu GV GII começou a zoar com força. Na época, eu morava no interior de MG, e acabei levando o Suzukão para uma oficina especializada em caminhonetes Mitsubishi. Eles desmontaram o diferencial, e não encontraram nada de errado, nem sequer uma folguinha. Eu já estava quase desistindo, quando eles montaram o componente e usaram um lubrificante SAE 90W, somente um pouco mais viscoso do que o recomendado no manual do proprietário, o SAE 80W-90. E não é que deu certo? Desapareceu o ruído por completo, e 100.000 km depois, está tudo perfeito ainda.
Sei que esta experiência é bastante simples, pois provavelmente se tratava somente de óleo degradado (tem de trocar regularmente, veja o manual...), e portanto válida somente para alguns casos, mas fica aí o meu relato. Espero que seja de utilidade para alguém.
Hafen
Obs.: O manual do proprietário recomenda o SAE 80W-90, e este também é indicado no manual de serviço como "altamente recomendado". Entretanto, o manual de serviço indica que o SAE 75W-85 e o SAE 90W também são usáveis, sendo porém que o uso do SAE 90W é restrito para temperaturas ambientais acima de 0oC. Todos sendo óleos lubrificantes para engrenagens hipóides API GL-5.
Anexo 573460
Manual do proprietário Tracker 2008
Anexo 573461 Anexo 573462
Manual de serviço do SQ416 (Suzuki Grand Vitara SQ416 1998 – 2005 Motor G16B EFI 1.6L 4Cyl).