Ola!
Pesquisei bastante e não achei um tópico com a minha especificidade. Estou enfrentando um problema complicado com um Grand Vitara 1.6. O carro começou a falhar em saída de lombadas ou outras situações de uso em baixa rotação. Eram várias engasgadas, principalmente se afundasse o pé no acelerador.
Foram trocados: vela, cabos, sonda lambda e por último as bobinas.
O carro melhorou em relação aos engasgos, mas ficou um sintoma intermitente: algumas vezes, em acelerações ou retomadas, o carro parece travar, o giro não sobe, ficando entre 1000/2000rpm, sem crescer. Uns 10 a 15 segundos depois, o carro dispara, subindo até os 4000rpm’s. Não há scanner que funcionem no carro aqui em minha cidade. A luz do check engine não acende. Este comportamento é totalmente aleatório.
Hoje, após deixar o carro na rua, durante o intervalo de trabalho, ao retornar, um novo sintoma apareceu: o carro acelerava e reduzia os giros, entre 500 e 1000rpm’s, o motor começou a vibrar, como se falhasse um cilindro. Como o trabalho é perto, segui com o carro assim e cheguei sem problemas, a não ser uma travada de giro, entre 1000/2000rpm.
Alguém pode indicar algo? A oficina competente mais próxima esta a 360km...