x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1

    óleo do cambio automatico - o que diz o manual ????




    Pessoal, sei que esse assunto é muito polêmico, com pessoas indicando a troca toda do óleo e outras dizendo que é melhor só completar. O problema é que tudo esbarra no tipo de óleo que o fabricante (ou manual do carro) indica. Esse é o grande problema, não tenho o manual do Grand Vitara 99 que comprei e o ex dono não sabe informar qual óleo foi colocado. Por isso não sei que óleo colocar no cambio automatico. Já me indicaram alguns óleos , mas realmente não sei qual utilizar, até porque dizem que pode dar problema colocar um óleo diferente do que está sendo usado. Alguém tem o manual desse carro e pode me dizer qual o tipo de óleo e a quantidade indicada ? agradeço
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #2
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Angelo,

    De tempos em tempos o óleo do cambio deve ser trocado, para saber a periodicidade só consultando o manual mesmo.
    Mas no seu caso acredito que o ideal deva ser trocar o óleo, já que você esta pegando o carro agora e não sabe a ultima vez que foi trocado e qual foi usado. No cambio do meu Sidekick, que é parecido com o do GVII, uso óleo texamatic que atende a especificação dexron III.

    Acredito que o pessoal que tem GV auto possa te dar mais dicas. Especialmente quem tenha o manual.

    Boa sorte!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #3
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    Angelo,

    De tempos em tempos o óleo do cambio deve ser trocado, para saber a periodicidade só consultando o manual mesmo.
    Mas no seu caso acredito que o ideal deva ser trocar o óleo, já que você esta pegando o carro agora e não sabe a ultima vez que foi trocado e qual foi usado. No cambio do meu Sidekick, que é parecido com o do GVII, uso óleo texamatic que atende a especificação dexron III.

    Acredito que o pessoal que tem GV auto possa te dar mais dicas. Especialmente quem tenha o manual.

    Boa sorte!
    Ola Rainer, obrigado pela ajuda. Pois é,,fiz o teste agora. rodei com o carro, cheguei em casa, coloquei o carro no plano , passei todas as marchas, deixei o carro ligado e depois fui verificar o nível do óleo. Não tinha nada !!!! Depois desliguei o carro, esperei uns 5 minutos e verifiquei de novo, e o óleo estava na marca correta. Intrigado com isso, liguei o carro de novo, passei o cambio por todas as posições, deixei o carro ligado e fui vrf o nível,,não tinha nada !!!. Desliguei o carro, esperei um pouco e fui vrf de novo. o óleo estava na marcar correta !! Não entendi nada !
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/08/2012
    Local
    petropolis/RJ
    Idade
    44
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    boa anoite Angelo:
    estou vendo que vc esta com uma duvida comum com relação a transmissão automática. isso que vc mencionou de so completar e uma grande bobagem, o óleo da transmissão automática, não pode é vazar. em caso de vazamento, o mesmo deve ser sanado e a transmissário deve ser reavaliada quanto a danos. com relação a troca de óleo, ele de ser trocado a cada 50.000 e nunca deve estar preto ou com partículas, isso indica desgaste dos discos de composite e a transmissão de ser revisada, com relação a que óleo deve ser usado, se o seu carro for o GV 99 V6, seu cambio e um A44DE e comporta aproximadamente 8L de óleo e pode ser trocado por Dexron III, Dexron IV ou Mercon V sendo que o mais facil de se encontrar e o Dexron III.
    essa troca deve ser feita por profissional qualificado e tem que trocar o filtro, se não, é como tomar banho e não trocar a cueca.
    tome cuidado com curiosos, pois o procedimento de troca e um pouco trabalhoso.
    se vc precisar de qualquer ajuda nos procure em nossa oficina (Protótipo 4x4) estamos perto logo aqui na serra, em Petrópolis. Cel: 24-8846-3654 (oi) 24-8144-0340 (tim) 24-9272-9528
    jeep willys51 AP 1.9 alcool pneus 33" trial
    Suzuki Vitara V6 lift de 5"
    GMC Sonoma 4x4 lift 13" eixos portal, pneus 37"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/03/2012
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    47
    Posts
    441
    Agradecimentos: 0
    Edu tomar banho e não trocar a cueca, muito boa. KKKKKKKK
    Abraços.

  • #6
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1
    o problema da troca do oleo do cambio automático é que somente ¹/3 do óleo está no carter, outro terço está dentro do conversor de torque e outro dentro do corpo de valvulas! é meio complicado e perigoso de fazer, mas no meu vitara eu tirava o carter esgotava o óleo colocava novamente o carter, repunha 1 litro de oleo novo, tira a manga de retorno do óleo do radiador e ligava o motor com a alavanca em "N", o cambio puxa o oleo novo e expulsa o velho, quando para de sair oleo na manga, deliga o motor, repete a operação mais umas 2 vezes, depois retira o carter e troca o filtro, monta e pronto, óleo 100% novo!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #7
    Usuário Avatar de candango 4x4
    Entrada
    28/04/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Posts
    168
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por edu prototipo4x4 Ver Post
    boa anoite Angelo:
    estou vendo que vc esta com uma duvida comum com relação a transmissão automática. isso que vc mencionou de so completar e uma grande bobagem, o óleo da transmissão automática, não pode é vazar. em caso de vazamento, o mesmo deve ser sanado e a transmissário deve ser reavaliada quanto a danos. com relação a troca de óleo, ele de ser trocado a cada 50.000 e nunca deve estar preto ou com partículas, isso indica desgaste dos discos de composite e a transmissão de ser revisada, com relação a que óleo deve ser usado, se o seu carro for o GV 99 V6, seu cambio e um A44DE e comporta aproximadamente 8L de óleo e pode ser trocado por Dexron III, Dexron IV ou Mercon V sendo que o mais facil de se encontrar e o Dexron III.
    essa troca deve ser feita por profissional qualificado e tem que trocar o filtro, se não, é como tomar banho e não trocar a cueca.
    tome cuidado com curiosos, pois o procedimento de troca e um pouco trabalhoso.
    se vc precisar de qualquer ajuda nos procure em nossa oficina (Protótipo 4x4) estamos perto logo aqui na serra, em Petrópolis. Cel: 24-8846-3654 (oi) 24-8144-0340 (tim) 24-9272-9528
    ,

    Edu, pegando carona,comprei um vitara automatico,e estava pesquisando por aqui ,e vi que fez um lift na sua,sonoma ,tenho uma sonoma 4x4 ,comprei um eixo dianteiro de troller e vou iniciar um lift ,gostaria de sua ajuda, se puder me manda umas fotos da sua adaptação ficaria imensamente grato, claudionepe@hotmail.com obrigado

  • #8
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Pessoal, levei o GV para trocar o óleo do cambio automático. O mecânico deixou o óleo velho sair por um dia e no total saíram 2,5 litros. Depois de limpar o filtro e montar tudo, ele foi colocando o óleo novo e no total foram 3,5 litros. Essa diferença de um litro pode ser explicada pelo fato do óleo anteriormente a troca estar abaixo do nível. De qualquer forma fiquei curioso porque aqui no fórum alguns colegas disseram que na troca pode-se colocar até 8 litros de óleo novo. Será que o mecânico deveria ter colocado mais óleo ou ele pode ter colocado a medida certa ? Mesmo esgotando o óleo velho, sempre fica uma boa quantidade de óleo na caixa, certo ?
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #9
    Usuário Avatar de pacosancas
    Entrada
    07/04/2012
    Local
    Adrianópolis/PR
    Idade
    62
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Pessoal, levei o GV para trocar o óleo do cambio automático. O mecânico deixou o óleo velho sair por um dia e no total saíram 2,5 litros. Depois de limpar o filtro e montar tudo, ele foi colocando o óleo novo e no total foram 3,5 litros. Essa diferença de um litro pode ser explicada pelo fato do óleo anteriormente a troca estar abaixo do nível. De qualquer forma fiquei curioso porque aqui no fórum alguns colegas disseram que na troca pode-se colocar até 8 litros de óleo novo. Será que o mecânico deveria ter colocado mais óleo ou ele pode ter colocado a medida certa ? Mesmo esgotando o óleo velho, sempre fica uma boa quantidade de óleo na caixa, certo ?
    Olá Angelo,

    O manual de serviço do GV diz que para a troca de óleo por manutenção normal são 2.5 litros. Se tiver que fazer troca completa são 7.1 litros para o motor 2.5 V6.
    -capturaldlp.jpg

    A troca completa só deveria ser precisa se abrir a caixa para reparar alguma coisa lá dentro (isso diz o manual, mais eu acho que talvez poderia fazer a troca completa a intervalos mais longos que a troca normal, e assim garantir que o óleo vai ficar limpo). Junto com a troca completa deveria trocar o filtro e as mangueiras. Mais a troca completa é trabalhosa, como já falou o Edu.

    A Suzuki recomenda os seguintes intervalos para o GV:

    Para utilização normal do carro:
    - Cada 30.000 km (ou cada ano) completar se for preciso.
    - Cada 60.000 km (ou cada dois anos) trocar as mangueiras do radiador de óleo da caixa automática (não sei se todos os carros tem isso. Eu não tenho trocado essas mangueiras).
    - Cada 165.000 km, trocar o óleo (eu acho muito).

    Para utilização em estradas de terra, ou em temperaturas extremamente frias, ou rebocando frequentemente:
    - Cada 30.000 km, trocar o óleo (acho que eles falam aquí da troca "normal" de 2.5 litros).

    Desculpe meu Português!
    4X4 Brasil
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

  • #10
    Usuário Avatar de julianoaccioly
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    42
    Posts
    169
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pacosancas Ver Post
    Olá Angelo,

    O manual de serviço do GV diz que para a troca de óleo por manutenção normal são 2.5 litros. Se tiver que fazer troca completa são 7.1 litros para o motor 2.5 V6.
    -capturaldlp.jpg

    A troca completa só deveria ser precisa se abrir a caixa para reparar alguma coisa lá dentro (isso diz o manual, mais eu acho que talvez poderia fazer a troca completa a intervalos mais longos que a troca normal, e assim garantir que o óleo vai ficar limpo). Junto com a troca completa deveria trocar o filtro e as mangueiras. Mais a troca completa é trabalhosa, como já falou o Edu.

    A Suzuki recomenda os seguintes intervalos para o GV:

    Para utilização normal do carro:
    - Cada 30.000 km (ou cada ano) completar se for preciso.
    - Cada 60.000 km (ou cada dois anos) trocar as mangueiras do radiador de óleo da caixa automática (não sei se todos os carros tem isso. Eu não tenho trocado essas mangueiras).
    - Cada 165.000 km, trocar o óleo (eu acho muito).

    Para utilização em estradas de terra, ou em temperaturas extremamente frias, ou rebocando frequentemente:
    - Cada 30.000 km, trocar o óleo (acho que eles falam aquí da troca "normal" de 2.5 litros).

    Desculpe meu Português!

    Amigo teria como voce disponibilizar este manual de serviço do GV também tenho um 2.5 v6 e não tenho nenhuma informação para manutenção.

    Se quiser enviar por email acciolyjuliano@yahoo.com

    Abraço,

    Juliano

  • #11
    Usuário Avatar de pacosancas
    Entrada
    07/04/2012
    Local
    Adrianópolis/PR
    Idade
    62
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por julianoaccioly Ver Post
    Amigo teria como voce disponibilizar este manual de serviço do GV também tenho um 2.5 v6 e não tenho nenhuma informação para manutenção.

    Se quiser enviar por email acciolyjuliano@yahoo.com

    Abraço,

    Juliano
    Olá Juliano, aquí tem:
    Download file MANUAL_DE_SERVIÇO_DO_SUZUKI_VITARA_E_GRAN-VITARA_ANO_1998_ATÉ_2005_em_INGLES.rar
    Abraço.
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

  • #12
    Usuário Avatar de julianoaccioly
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    42
    Posts
    169
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pacosancas Ver Post
    Done, muito obrigado amigo!!!

    Abraço

    Juliano

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Grand Vitara: câmbio manual ou automático?
      Por -Eduardo- no fórum Suzuki
      Respostas: 27
      Última resposta: 01/07/2020, 23:20
    2. Vitara câmbio automático X manual
      Por luiztacco no fórum Suzuki
      Respostas: 28
      Última resposta: 01/06/2016, 13:43
    3. Blazer com cambio automatico ou manual ?
      Por DaniBandida no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/10/2011, 12:28
    4. Câmbio automático x manual
      Por Hécton no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 18
      Última resposta: 01/02/2009, 19:43
    5. câmbio automatico ou manual?? Qual o melhor?
      Por edu barreto no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 12/02/2008, 23:13

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade