Meu vitara está fazendo um barulho (tric....nhec...tric) do cardan quando utilizo freio motor, principalmente acima de 2000 rpm.
Notei este barulho dois dias depois de utilizar o carro nas dunas do litoral, apos o uso lavei o carro em um posto e segui por 115 km de alsfalto até minha casa, deixei o carro na garagem e dois dias depois o barulho. Não chequei por baixo ainda, mas eu tambem tenho a impressão que tenho folga nos elos dos cardans.
Há alguma junta ou material intermediário nas junções???
PS: como podem perceber eu sou novato no mundo 4x4 e estou com o carro a menos de um mes.
Meu vitara está fazendo um barulho (tric....nhec...tric) do cardan quando utilizo freio motor, principalmente acima de 2000 rpm.
Notei este barulho dois dias depois de utilizar o carro nas dunas do litoral, apos o uso lavei o carro em um posto e segui por 115 km de alsfalto até minha casa, deixei o carro na garagem e dois dias depois o barulho. Não chequei por baixo ainda, mas eu tambem tenho a impressão que tenho folga nos elos dos cardans.
PS: como podem perceber eu sou novato no mundo 4x4 e estou com o carro a menos de um mes.
Obrigado pela ajuda.
Pela sua descrição, creio que o problema esteja nas cruzetas. Verifique o alinhamento dos eixos cardãs e se não há uma folga no diferencial, além do estado geral das cruzetas.
[]s.
Obrigado pela ajuda.
Caro amigo ja verificou se não são a luva do cardan com folga? Ele faz o barulho (tric....nhec...tric) com a tração ligada ou desligada? Abs
então pessoal, elevei o carro e verifiquei que a primeira cruzeta (logo apos a saida da caixa para o eixo trazeiro está de 4 a 5 mm de folga, verifiquei que somente esta cruzeta tem pino graxeiro, vou até um mecanico para ver se é possivel engraxar ou recuperar a mesma. Se tiver que trocar há alguma alternativa e de boa qualidade para eu subistituir esta??
E isso ocorre com frequencia no uso em areia de praia?? pois quero em breve percorrer o litoral do RS + ou - 750 km de faixa litoranea, e qual cuidados devo ter para minimizar estes danos??
PS: verifiquei este dano na cruzeta quando estava substituindo o sistema de exaustão da viatura, achei muito estranho que o catalizador original da suzuki estava preso por uma haste parafuzada a caixa do vitara, como substitui todo o conjunto não fiz questão de utilizar este recurso uma vez que apos o coletor resumi tudo em uma peça só com catalizador, canos devidamente dobrados e silenciador soldados. Coloquei um catalizador redondo no lugar do oval original, este tem maior capacidade e fluxo, notei o carro "sem buracos nas faixas de 1800 rpm a 3000 como acontecia antes, em alta dá a impressão de estar igual porem beemmmm menos barulhento.
olá pessoal sou novo no forum, e estou com uma grande duvida e peço ajuda dos amigos para eu não ser engando.
bem gostaria de saber se o cardan dianteiro da S10 2001 mwm tem conserto pois o da minha está com um ronco que incomoda muito, fui em alguns mexanicos ele cada fal uma coisa diferente, um faz uma adaptação outro condena o cardan e diz que é discartavel esse original, outro condena o cambio, em fim agradeço a ajuda!
Alysson, aqui era tópico dos vitaras, mas...
Meu pai tinha uma S10, e quando precisou de cruzetas teve de ir em uma fabricante de cardans que fez um cardã novo com 2 cruzetas.
O original é mesmo descartável, tem que comprar a peça inteira na css. Qualquer outra solução que não a troca do cardã é gambiarra.