Ha pouco tempo troquei a embreagem do meu Vitara. Após muito pesquisar, concluí que a adaptação sairia mais caro e difícil. Por exemplo, um kit de Monza ou de Tempra, cujos platos tem furação compatível, assim como do Santana, possível de adaptar, sairiam pelo mesmo preço do original. Talvez este tipo de adaptação seja interessante para jiperiros que têm contatos e/ou amigos donos de oficinas experientes nestes serviços, podendo sair um pouco mais em conta. Para os seres humanos comuns, sem pedigree de jipeiro viciado em trilha, como eu, o original é mais confiável e bem fácil de comprar (comprei pela internet, na Netkar peças). Lembro que este item não é crítico em termos de preço, se comparado com os demais. Espero ter ajudado como minha inexperiência em suzuki.
Pensei em recondicionar, embora as opiniões sejam conflitantes, alguns a favor e outros contra. Devemos pensar sempre no custo/benefício em outras esferas. Às vezes, o tempo gasto com o vai e vem na busca de peças, mecânicos dispostos a trabalhar com peças adaptadas e outros fatores, encarecem tanto o custo da adaptação que o original sai mais em conta, pelo menos nestes itens mais corriqueiros. Em outros casos, de peças complexas e raras, realmente a adaptação pode ser a solução.
Como falei la em cima, tento fugir do original, como uma cobaia...
Recondicionei tem uns 2 meses, troquei o colar e coloquei o disco trançado o plato é redimensionado preço (200 disco e plato + 100 do colar), chamado de disco de arrancada, ideal para off-road, gastei 2/3 do valor da original(pq a mão de obra é a mesma), se valeu a pena não sei, mas segundo consultas feitas este disco dura mais que o original e no meu teste na areia, realmente, não tive aquele cheiro de embreagem queimada...
Tenho sempre algum vitara em casa desde 1999 e nunca precisei adaptar embreagens (e olha que já troquei algumas e ainda quebrei a do sombra sexta feira....)
Até tempos atrás uma embreagem para vitara, seja qual fosse a marca, custava um absurdo de dinheiro... as cotações eram entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 aqui por estas bandas.... Pouquíssimas pessoas podiam pagar este preço, logo, o mais comum era adaptar ou recondicionar...
Particularmente eu nunca adaptei isto pois gosto de adaptar peças para ficar com algo melhor que o original ou igual e mais barato.... no caso da embreagem, as alternativas de embreagens adaptáveis (pálio e santana) são mais frágeis que a original, portanto, sempre preferi recondicionar, mas fazendo um serviço completo... plato e disco recondicionados com anel novo....
Hoje em dia a realidade é outra... Comprei ontem a tarde um KIT completo por R$ 450,00 em 4x no cartão.... um KIT de Santana ou Pálio sairia por uns R$350,00 a R$400,00 dependendo da marca/modelo.
Com uma diferença tão pequena de preço naum vale a pena adpatar, até porque naum é plug and play... tu ainda vai gastar com torneiro.... e no final das contas vai ficar com um KIT menos robusto quase pelo preço de um específico para Suzuki....
Vou abrir um tópico sobre discos originais pois encontrei no mercado vários modelos diferentes para o vitara... se puderes, acompanhe a discussão....
POis é gente, eu ia fazer a pergunta que seria: quanto vcs estao gastando com embreagem ???
Como disse o mestre gasoso, antes so tinha a original, original mesmo, da suzuki ... hoje, otimas fabricas de embreagem fabricam a embreagem propria do vitara ....
Aqui em bh ta custando uns 500 / 600 reais ... será que vale a pena procurara adaptacao com esse preco ??