x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/01/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Instabilidade no Tracker




    Pessoal, no Tracker que comprei recentemente e instalei o Lift de suspensão de 2"da R/C, apresenta o seguinte.
    A medida em que aumenta a velocidade, a frente do carro fica saindo,não sei o termo correto se seria: passarinhando, sambando, dançando, enfim acho que os amigos entenderam, porem não é o "schimyn".
    Características do meu carro:
    Tracker 2008, com Llift de suspensão de 2" R/C pneus 235/70r16, Cambagem não consigo manter coloquei parafusos CAM 12 para regular a Cambagem, só que montei 02 parafusos em cada cubo para não fazer o rasgo do furo no amortecedor, o que foi um erro as rodas abriram na parte de baixo provavelmente os pra fusos giram e com isso alterou o angulo para mais negativo o que poderia ser benéfico para se andar em linha reta. Para resolver isso vou recolocar os parafusos originais e fazer o rasgo no furo para acertar a Cambagem.
    Mas acho que o angulo de Caster, também influencia bastante e no meu caso esta com 1° 24' e 2º 12' , portanto diferentes um do outro e menores que 2º 40' que seria o ideal.
    Vou tentar corrigir o Caster, mais me informaram que durante a aplicação da força pode estourar o rolamento do cubo, talvez eu ache um local onde tem equipamento que não aplique a força no cubo.
    Também percebi que existe uma pequena folga na caixa de direção.
    Pergunto:
    - Tem como regular (algum parafuso) para tirar essa folga ou tem que trocar o reparo da caixa de direção.
    - Alguém já teve esse problema da frete saindo (instabilidade) com o aumento de velocidade, caso afirmativo que procedimento adotou.
    Aguardo dos amigos mais experientes ou não, sugestões para me ajudar a solucionar esse problema.
    Vou me inteirar bem desse assunto, pois quando parar pretendo fazer todos os serviços ao mesmo tempo para não ficar desmontando a suspensão varias vezes.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Amigo delirio tem custo, torço para que resolva

  • #3
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por gtrong Ver Post
    Pessoal, no Tracker que comprei recentemente e instalei o Lift de suspensão de 2"da R/C, apresenta o seguinte.
    A medida em que aumenta a velocidade, a frente do carro fica saindo,não sei o termo correto se seria: passarinhando, sambando, dançando, enfim acho que os amigos entenderam, porem não é o "schimyn".
    Características do meu carro:
    Tracker 2008, com Llift de suspensão de 2" R/C pneus 235/70r16, Cambagem não consigo manter coloquei parafusos CAM 12 para regular a Cambagem, só que montei 02 parafusos em cada cubo para não fazer o rasgo do furo no amortecedor, o que foi um erro as rodas abriram na parte de baixo provavelmente os pra fusos giram e com isso alterou o angulo para mais negativo o que poderia ser benéfico para se andar em linha reta. Para resolver isso vou recolocar os parafusos originais e fazer o rasgo no furo para acertar a Cambagem.
    Mas acho que o angulo de Caster, também influencia bastante e no meu caso esta com 1° 24' e 2º 12' , portanto diferentes um do outro e menores que 2º 40' que seria o ideal.
    Vou tentar corrigir o Caster, mais me informaram que durante a aplicação da força pode estourar o rolamento do cubo, talvez eu ache um local onde tem equipamento que não aplique a força no cubo.
    Também percebi que existe uma pequena folga na caixa de direção.
    Pergunto:
    - Tem como regular (algum parafuso) para tirar essa folga ou tem que trocar o reparo da caixa de direção.
    - Alguém já teve esse problema da frete saindo (instabilidade) com o aumento de velocidade, caso afirmativo que procedimento adotou.
    Aguardo dos amigos mais experientes ou não, sugestões para me ajudar a solucionar esse problema.
    Vou me inteirar bem desse assunto, pois quando parar pretendo fazer todos os serviços ao mesmo tempo para não ficar desmontando a suspensão varias vezes.
    Boa tarde gtrong. Acredito que o problema do seu Tracker, seja realmente na cambagem. Na minha opinião, o melhor mesmo é fazer este rasgo no amortecedor, como ensina a própria RC4x4. Dá uma ligada para o Rodrigo Portugal e vê no que ele pode te ajudar. Aqui em Sampa temos ótimos mecânicos que poderiam resolver este problema mas aí em Curitiba eu não conheço ninguém Abs e boa sorte. Válter.

    p.s. coloque as suas dúvidas lá nos tópicos abaixo, que com certeza o pessoal vai te ajudar.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...and-vitara.htm

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas)
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    05/01/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Grande Válter, agradeço pela resposta.
    Já havia falado para o Rodrigo da R/C, mas como foi ele mesmo que me convenceu a não fazer o rasgo para vender os parafusos CAM12, ficou assim... o dito pelo não dito...
    Foi trocando ideia em uma das vezes que fui fazer a geometria com o técnico que eu perguntei sobre o CAM 12 que ele me falou que esses parafusos são excelentes para donos de Geometria o cliente fica sempre voltando para acertar a cambagem. E no caso de estar usando 2 de cada lado pode comprometer a segurança pois esse parafuso tem um diâmetro menor que o original para poder girar com o excêntrico e proporcionar o deslocamento calculei e vi que tem-se uma redução de 44% da areá de cisalhamento do parafuso, diminui-se assim o coeficiente segurança na mesma proporção.
    Vou recolocar os parafusos originais, e fazer o rasgo, também solucionar a folga da caixa que não sei se consigo fazer apenas com regulagem ou terei que trocar o reparo se é que existe.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi Gtrong,

    Fiz o lift recentemente tb e a minha não passarinha tanto, mas ficou mais instável sim. Não passo mais dos 120km/h.

    Tb comprei 4 cam12 com o Rodrigo e não usei. Tb acho q o desenho dos pneus influenciaram no sambamento mas a cambagem está zerada.

    Um pqno "jogo" no volante tb apareceu e antes o carro não tinha nada. Para mim foi o lift e os pneus que diminuiram a estabilidade, mas nada que me arrependa. Tudo tem vantagens e desvantagens e a única desvantagem do lift foi essa instabilidade.

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #6
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por gtrong Ver Post
    Grande Válter, agradeço pela resposta.
    Já havia falado para o Rodrigo da R/C, mas como foi ele mesmo que me convenceu a não fazer o rasgo para vender os parafusos CAM12, ficou assim... o dito pelo não dito...
    Foi trocando ideia em uma das vezes que fui fazer a geometria com o técnico que eu perguntei sobre o CAM 12 que ele me falou que esses parafusos são excelentes para donos de Geometria o cliente fica sempre voltando para acertar a cambagem. E no caso de estar usando 2 de cada lado pode comprometer a segurança pois esse parafuso tem um diâmetro menor que o original para poder girar com o excêntrico e proporcionar o deslocamento calculei e vi que tem-se uma redução de 44% da areá de cisalhamento do parafuso, diminui-se assim o coeficiente segurança na mesma proporção.
    Vou recolocar os parafusos originais, e fazer o rasgo, também solucionar a folga da caixa que não sei se consigo fazer apenas com regulagem ou terei que trocar o reparo se é que existe.
    Faça o pequeno rasgo no amortecedor, mas faça do tamanho que o limite do rasgo seja a regulagem ideal da cambagem. Do contrário, com qualquer pancada mais forte pode perder a regulagem, caso faça um rasgo muito grande.

    No meu Vitara, o rasgo ficou muito grande e foi necessário aplicação de pequenos limitadores no rasgo, presos com solda. Agora ficou bom, não desregulou mais.

    Abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por gtrong Ver Post
    Pessoal, no Tracker que comprei recentemente e instalei o Lift de suspensão de 2"da R/C, apresenta o seguinte.
    A medida em que aumenta a velocidade, a frente do carro fica saindo,não sei o termo correto se seria: passarinhando, sambando, dançando, enfim acho que os amigos entenderam, porem não é o "schimyn".
    Características do meu carro:
    Tracker 2008, com Llift de suspensão de 2" R/C pneus 235/70r16, Cambagem não consigo manter coloquei parafusos CAM 12 para regular a Cambagem, só que montei 02 parafusos em cada cubo para não fazer o rasgo do furo no amortecedor, o que foi um erro as rodas abriram na parte de baixo provavelmente os pra fusos giram e com isso alterou o angulo para mais negativo o que poderia ser benéfico para se andar em linha reta. Para resolver isso vou recolocar os parafusos originais e fazer o rasgo no furo para acertar a Cambagem.
    Mas acho que o angulo de Caster, também influencia bastante e no meu caso esta com 1° 24' e 2º 12' , portanto diferentes um do outro e menores que 2º 40' que seria o ideal.
    Vou tentar corrigir o Caster, mais me informaram que durante a aplicação da força pode estourar o rolamento do cubo, talvez eu ache um local onde tem equipamento que não aplique a força no cubo.
    Também percebi que existe uma pequena folga na caixa de direção.
    Pergunto:
    - Tem como regular (algum parafuso) para tirar essa folga ou tem que trocar o reparo da caixa de direção.
    - Alguém já teve esse problema da frete saindo (instabilidade) com o aumento de velocidade, caso afirmativo que procedimento adotou.
    Aguardo dos amigos mais experientes ou não, sugestões para me ajudar a solucionar esse problema.
    Vou me inteirar bem desse assunto, pois quando parar pretendo fazer todos os serviços ao mesmo tempo para não ficar desmontando a suspensão varias vezes.
    Gtrong,

    1) tenho uma Trk em condições semelhantes: 2008, mas com lift "caseiro" (mola D Opala 6cc + Amort Omega Sup na traseira e calços 2" de tecnil feitos em torneiros);
    2) tive o mesmo problema de geometria. A oficina especializada em alinhamento técnico, optou por aumentar o furo do amortecedor dianteiro, mas não é um furo rasgo grande. Consigo fazer a geometria em qualquer lugar.
    3) a frente sambava nas seguintes condições: + 100km/h e estrada com muitos remendos. No meu caso, o problema era causado pelo suspensão dianteira como todo. Fiz o lift, mas não alterei mais nada. Os amortecedores eram originais (52mil km) e estavam muito moles. Tinham folga nas bieletas, nos terminais de direção e ponteiras e os pivos da bandeja. Troquei os amortecedores, os terminais e as ponteiras. Já melhorou bastante. Estourei de vez os pivos e troquei pelo da L 200 GL. Melhorou mais. Quebrei a bieleta e troquei pela da COFAP. Ou seja, minha suspensão dianteira é praticamente nova e resolvi o problema da instabilidade dianteira. Hoje, eu posso chegar aos 130/140 que a frente fica bem estável, mas só faço isso em certas ocasiões. O normal é 110/120. Dê uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...anutencao.html (Gm tracker - somente tópicos de manutenção)
    4) Outra causa da frente mole é a falta da bieleta ou da barra estabilizadora. Antes de colocar a bieleta nova, tive que retirar as 2 e prender a barra estabilizadora para trás. Fica ótimo na trilha, mas com pouca estabilidade na estrada e em alta velocidade. http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...originais.html (Gm tracker - bieletas originais?)
    Estou pensando em adotar este procedimento de retirar as bieletas quando for andar em trilhas.
    5) Folga na direção e batidas na coluna, veja este post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...partida-e.html (Tracker 07/08 faz barulho quando dá-se a partida e......)
    Abraços
    4X4 Brasil
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #8
    Usuário
    Entrada
    05/01/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Agradeço aos amigos pelas respostas com elas estou procurando entender cada vez mais sobre esse problema e quem sabem no futuro ajudar outros.

    A principio vou acetar a cambagem, verificar os terminais da direção, quanto aos amortecedores quando fiz o lift, pude verificar que não estavam moles era preciso muita força para retornar.
    Vou também ver as buchas da suspesão. E as bieletas
    Mas dar uma atenção especial a coluna da direção, parte do problema pode ser a soma de pequenas folgas ao longo da coluna.
    Outra coisa que tem incomodado e está aumentando é um rangido que vem da suspensão.
    Não sei se são as buchas ou atrito da mola na bandeja ou da barra estabilizadora. Porem quando levanto o carro com o macaco e solto é possível perceber bem esse rangido, um mecânico ficou em baixo do carro para tentar identificar de onde vinha esse rangido enquanto eu subia e baixa o carro com o macaco, ele disse que não consegui saber com certeza do local mas achou que é das molas, espero que quando desmontar novamente a suspensão possa resolver isso também.
    Caso alguém saiba também alguma coisa sobre aquietar rangido peço informar.
    Obrigado.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/07/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Galera, tenho uma Tracker 2008 que está com instabilidade quando entra em algum desnível da pista. A geometria está ok, já troquei as buchas da barra de direção, buchas do braço traseiro. Fui em 3 mecanicos que me disseram estár tudo perfeito mas não consigo resolver. Será que pneus podem estar ocasionando isso? Outra pergunta, a tracker tem regulagem da caixa de direção? Talves tenha uma pequena folga e aparece só quando anda...alguém pode me ajudar?

    Luis

  • #10
    Usuário Avatar de MARCANGIANE
    Entrada
    02/07/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    46
    Posts
    211
    Agradecimentos: 10
    Mande verificar a folga nos cubos de roda(dianteiros).

  • #11
    Citação Postado originalmente por gtrong Ver Post
    Pessoal, no Tracker que comprei recentemente e instalei o Lift de suspensão de 2"da R/C, apresenta o seguinte.
    A medida em que aumenta a velocidade, a frente do carro fica saindo,não sei o termo correto se seria: passarinhando, sambando, dançando, enfim acho que os amigos entenderam, porem não é o "schimyn".
    Características do meu carro:
    Tracker 2008, com Llift de suspensão de 2" R/C pneus 235/70r16, Cambagem não consigo manter coloquei parafusos CAM 12 para regular a Cambagem, só que montei 02 parafusos em cada cubo para não fazer o rasgo do furo no amortecedor, o que foi um erro as rodas abriram na parte de baixo provavelmente os pra fusos giram e com isso alterou o angulo para mais negativo o que poderia ser benéfico para se andar em linha reta. Para resolver isso vou recolocar os parafusos originais e fazer o rasgo no furo para acertar a Cambagem.
    Mas acho que o angulo de Caster, também influencia bastante e no meu caso esta com 1° 24' e 2º 12' , portanto diferentes um do outro e menores que 2º 40' que seria o ideal.
    Vou tentar corrigir o Caster, mais me informaram que durante a aplicação da força pode estourar o rolamento do cubo, talvez eu ache um local onde tem equipamento que não aplique a força no cubo.
    Também percebi que existe uma pequena folga na caixa de direção.
    Pergunto:
    - Tem como regular (algum parafuso) para tirar essa folga ou tem que trocar o reparo da caixa de direção.
    - Alguém já teve esse problema da frete saindo (instabilidade) com o aumento de velocidade, caso afirmativo que procedimento adotou.
    Aguardo dos amigos mais experientes ou não, sugestões para me ajudar a solucionar esse problema.
    Vou me inteirar bem desse assunto, pois quando parar pretendo fazer todos os serviços ao mesmo tempo para não ficar desmontando a suspensão varias vezes.
    Gtrong,
    Minha tracker também tem lift de 2 polegadas e as mesmas características de dirigibilidade instável relatada. Também acredito ser a cambagem , não sei se os rasgos dos amortecedores foram feitos pois já comprei o carro assim. Estou para fazer a suspensão do carro este mês e posto minhas impressões e experiências assim que os fizer.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Instabilidade Direcional no T4
      Por Policarpo no fórum Troller
      Respostas: 439
      Última resposta: 27/02/2020, 07:04
    2. Shimmy - Instabilidade nas rodas dianteiras
      Por tulliomf no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/09/2009, 00:07
    3. Instabilidade eixo traseiro
      Por Nivoide no fórum Niva
      Respostas: 15
      Última resposta: 25/02/2008, 00:18
    4. Instabilidade na Band
      Por israel teixeira no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 9
      Última resposta: 12/01/2007, 20:41
    5. Estabilidade x Instabilidade
      Por c1elira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 07/04/2005, 14:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade