Postado originalmente por
Marcus C.
Hoje tive a curiosidade de comparar os preços dos carros "aventureiros" com relação ao preço "absurdo" do Jimny.
O primeiro foi o CrossFox. No site da VW eu montei um modelo com ar-condicionado, radio com usb e etc., rodas de liga 15", enfim, com todos os acessórios do Jimny e pintura especial (a diferença é somente o airbag e o Abs). Pois bem, esse modelo me sairia por incríveis R$52.700,00. Apesar desse carro ser 1.6, o motor só tem 101 cv (na minha opinião, bem próximo dos 85cv do Jimny e que todo mundo reclamava nos comentários dos sites automotivos) e na relação peso/potência fica parelho com o Jimny, 11,3 kg/cv contra 12,4 kg/cv do Jimny.
O segundo foi o Idea adventure. Esse carro parte logo acima dos 50mil e equipado com 'loquer' chega ao preço do jimny, pouco mais de R$55000,00. A vantagem é o motor 1.8 e os ítens de série, mas nunca será um 4x4.
O fato é que enquanto esses carros "aventureiros" custarem tanto quanto o Jimny, o Jimny não estará caro.
Como um Jipe verdadeiramente aventureiro o Jimny está a frente desses modelos (na minha opinião) pois entrega um propósito, não uma imagem. Quem escolhe o Jimny não tá interessado na imagem.
O problema das críticas que ouvimos, na minha opinião, é a tal da "imagem". Hoje em dia é comum ver em todos os lugares pessoas que vendem uma imagem de coisas que não são. Tem gente que compra roupa de surfista e nunca subiu numa prancha; tem gente que se fantasia de atleta pra caminhar na esteira da academia; tem gente que compra carro que parece aventureiro... enfim, enquanto o senso coletivo achar que a imagem vale mais que a atitude seremos sempre criticados, já que fomos atrás de uma atitude e não de uma imagem.