Postado originalmente por
m_bispo
Saudações a todos os foristas,
1) Fiquei um tempo fora, mas estou de volta com novidades!
2) Como não conseguia resolver o problema do motor, resolvi vender a tracker. Levei em uma oficina para rebaixar a suspa, retirar as proteções, estribo e o snorkel. O carro ficou 1 semana e meia parado, sem ligar o motor, fazendo lanternagem e aguardando um vidro de porta que eu havia quebrado.
3) Quando fui pegá-lo, ao ligar, ouviu-se um barulho de metal batendo e o medo veio logo: retífica...5mil de preju, mais 2 semanas parado...vou colocar óleo de transmissão e vender...essas coisas. Além disso, o mecânico disse que teria que abrir o motor para verificar.
4) Ele retirou o carter e logo de cara constatou que havia muita crosta no motor. Desmontou o comando de válvulas e retirou o cabeçote. Novamente, ficou claro o problema: o motor estava muito carbonizado. As válvulas não estavam fechando direito e a queima não era feita de forma correta.
5) Ele então fez a limpeza e a descarbonização. Paguei no total 960,00. Só a descarbonização foi 650,00.
6) Quando liguei o carro já vi a melhora no barulho, sem nenhum tipo de metal com metal. Viajei este feriado e o carro chegou fácil a 140km/h e fui até a 160km/h. Na maior parte da estrada, mantive 130/140km. Nas subidas, ele mantinha a velocidade. Como eu fiquei testando em alta velocidade o consumo final ficou em 8,96km/l. Vou viajar neste finde, mas manterei a velocidade de 100/110 km para ver o consumo, espero que melhore.
7) Como cada motor teve exigências e manutenções diferentes, pode ser que os problemas não sejam iguais, mas cabe verificar junto a cada meca, se uma limpeza/descabornização dessas não resolveria o problema, pois o custo é bem inferior ao de uma retífica.
8) No meu caso, resolveu e até desisti de vender o carro, pois ele está muito bom, dá até gosto de viajar com ele. Vou dar mais um tempo e equipar ela novamente.
9) No caso do snorkel, gastei 400,00 para tirar e lanternar o paralama. Vou comprar outro paralama e pintar de preto fosco. Assim, preservo o original e não precisarei fazer lanternagem novamente.
Boa sorte e abraços.