1 - Chevrolet:
Não se iluda com papelada de concessionária, revisões e tal.
A minha viatura eu peguei com todas as nfs de manutenção feitas nas concecionárias e tal.. valores de mais de 1000 reais com trocas diversas de peças!!
Daí eu ia fazera última até começar a mexer no carro.. nunca trocaram o filtro de AR, nunca trocaram o filtro de combustível, nunca foram trocadas as velas e as pastilhas!!! Parece incrível, mas é verdade! Até guardei esses itens de sacanagem.. tudo original e virgens no carro antes de tirar.. ridiculo como o antigo proprietário era enganado..
Quer outra? veja essa:
Minha mae comprou um Agile logo qdo saiu. Dai houve um recall para se trocar a mangueira azul de combustivel, pq como o carro é feito na argentina não aguenta o álcool no Brasil. Pois bem, foi lá trocar, meio q com roupa de faxineira, ficou do lado dos mecânicos acompanhando e ninguem desconfiou. Ficou sentadinha nuns banquinhos desse de espera só olhando pro carro.. ficou uma hora na concessionaria GM da Nacoes unidas, acho q é viamar, na frente do shopping Sp Market. Dai vieram felizes para entregar o carro e cobrar uma taxa de R$ 300 e poucos reais.. isso pq era recall... DETALHE Q A FEZ RODAR A BAIANA: "vcs nem abriram o capô!" mas que raio de 171 é esse aqui?" depois de mais 2 horas aguarndando a troca real..... Muita falta de consideração da loja.. dai pergunto.. será que somos premiados ou as cias concessionárias sao realmente grandissísimas filhas da puta em enganar os consumidores que não tem noçao de mecânica? Brasil, o país da copa, do futuro!! kkkk enfim.
2 - Bom, dessa lista aí eu faria o seguinte:
- Velas
- Filtro de ar
- Óleo
- verificar a viscosidade e a quantidade de todos os oleos debaixo do carro. há uns 5 lugares no jipinho meu caro. cambios e transmissões. geralmente esta tudo ok e não se faz nada, mas nao custa abrir todos esses parafusos e verificar..
- deixar todos os fluidos do motor um pouco abaixo do limite maximo: oleos de dh, freio, agua, arrefecimento, etc. A minha deixei assim e faz dois anos praticamente que nada mudou.. há ate no manual informaçoes de que tem que se completar o nivel de óleo do carro e acho muito necessário mesmo mas a minha vejo todo mes e nunca completei!! só troquei o óleo por um bom.. mas esse assunto é longo e ha controvérsias, dependendo do estado do motor do carro.. na dúvida coloque oleo 20w50. No manual o indicado éo semisintetico 10w30, acho.. em resumo se o seu motor estiver bom vc poe esse oleo mais fino e melhor, senao coloca o 20w50 msm.
- mangueira e conexõe é só dar uma olhada e ver se não estão rachadas demais.. isso é bem relativo..
- lonas e tambores é legal dar uma olhada tb se não tá muito sujo e colando.
- suspiro do tanque verifique mesmo! a minha está entupida e até hoje náo tive tempo e coragem para arrumar.. o problema disso é que faz vácuo qdo vc enche muito o tanque e esvazia. Fica muito dificil de abrir e rola até quebrar..
Eu levaria num mecanico bom e honesto para dar uma olhada em tudo, ao inves de uma concessionária. Há um fantástico no brooklin em sp, chamado Daniel Simon.
[ ]s