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  • #1
    Usuário Avatar de Buno Ventura
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    Barulho no motor do Samurai 91




    Opa,

    Por falta de um mecânico especializado em Suzuki em minha região, resolvi colocar a mão na massa, o samuca tava fumando intermitente ou seja quando ele ficava longos períodos em repouso ele fumava mas quando funcionava direto raramente fumava, indicação de retentor de válvulas danificados.
    Coloquei o manual (Mecânico) de baixo do braço e fui para a garagem. Estava indo muito bem desmontei os balancins troquei os retentores e montei, descobri que o bom mecânico que fez o motor a somente 20 mil km, deixou a flauta dos balancins de escape ao contrario ( Pontos de lubrificação para fora), ate então blz. Durante a compressão das molas tive de forçar um pouco mais algumas como se elas estivessem agarradas nas travas, como minha ferramenta e caseira fiquei na duvida se poso ter empenado as válvulas no processo, Barulho no motor do Samurai 91-foto0040.jpg Barulho no motor do Samurai 91-foto0041.jpg Barulho no motor do Samurai 91-foto0043.jpg Barulho no motor do Samurai 91-foto0047.jpg


    Ate ae ok desmontei troquei todos os retentores e montei, regulei as válvulas 0.15 adm e 0.20 escap. no primeiro teste(motor funcionando) escutei uns grilados como se foce um rolamento estragado, vou eu regular válvulas novamente e nada de resultado positivo.
    Fiquei preocupado ao ponto que desmontei a correia dentada e realinhei os pontos das engrenagens: do virabrequim com a marca da bomba de óleo, do comando a bolinha com o traço oposto a chaveta ( guia redondo da polia) com a marca da chapinha da tampa.
    Nessa posição o quarto cilindro (o de traz próximo ao distribuidor) fica com os balancinhos em balanço, e o rotor para posição de explosão do mesmo ( posição centelha no quatro). Girando meia revolução da polia do comando fiquei com o primeiro cilindro em balanço, porem o rotor não estava bem centralizado na posição 1, desmontei e centralizei.
    Montei tudo o grilado de rolamento parou mas ficou com um tec tec meio acentuado, regulei as valvulas novamente para 0.15 e continuou conforme o vídeo.


    Agora vem a questão eu posso ter empenado as válvulas? Esqueci de fazer alguma coisa? Depois que soltei as molas elas rodaram isso influencia na sua sede?

    Desculpas pelos vários detalhes mas estou ficando sem ideia.

    Grato

    Bruno Ventura
    Oque você faz nos fins de semana??? Eu faço isso....
    http://www.youtube.com/watch?v=GUq3FuEY1Sw

  • #2
    Vc tem que cuidar que se vc apertar muito a mola ela perde a carga e isso gera folga de assentamento e bate.
    No manual tem as medidas das molas em repouso. Experimente medir. Com carga só em laboratorio...
    Tente funcionar sem a tampa e ver se identifica de onde vem o tec...dai vc muda a peça de lugar pra ver se o barulho muda junto...
    TEm de ter certeza que colocou no ponto, pois pode tar fora e batendo o pistao na valvula, por ex...
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  • #3
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    Nava,
    Eu medi as molas estão dentro do permitido, não consegui medir direito foi o eixo dos balancins e os diâmetros internos pois só tenho paquímetro digital e precisaria de um subto e micrometro, essa e a minha maior suspeita,pois uma folga ali pode impedir dos balancins trabalharem na posição correta.
    Ja tinha funcionado sem a tampa de válvula pois só consegui fazer a maior meleca espalhou oleo pra tudo quanto e lado e tive de abortar essa pratica. rsrs
    Hoje vou em uma oficina tentar medir a compressão dos cilindros e usar uma pistola de ponto para ajustá-lo corretamente. Se a compressão estiver alterada acho que "funfei" (Danifiquei) as válvulas....

    Qualquer novidade posto aqui...
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    http://www.youtube.com/watch?v=GUq3FuEY1Sw

  • #4
    Mas antes fazia barulho?
    Então com certeza é regulagem em cima...a nao ser q vc tirou do ponto, colocou em acerto errado e funcionou o motor...dai mastigou tudo dentro...
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  • #5
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    Já fazia um tec tec sim mas acho que ficou mais acentuado, porem não creio que seja algo tão grave ao ponto de mastigar as válvulas pois se não estou enganado o os samucas assim como os vitaras não atropelam as válvulas ou seja mesmo que a correia dentada quebre elas não vão bater nos pistões, a não ser se a retifica não considerou esta folga quando plainou o bloco e o cabeçote que não duvido nada. mais se for isso vai alterar a compressão...
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    http://www.youtube.com/watch?v=GUq3FuEY1Sw

  • #6
    Ainda acho q vc bloqueou uma mola e ela perdeu pressão...
    Alguma novidade?
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  • #7
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    Sim como ele rodou com o eixo dos balancins virado sem lubrificação, ouve desgaste excessivo no balancim de escape do 3 cilindro.
    O pior que ele pegava ajuste e depois que trabalhava dava folga de novo, já encomendamos outro eixo e balancins novos quando trocar posto novidades.
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  • #8
    Amigo, abri a tampa do meu motor e vi que alguns cames do eixo comando estão meio amarelados e outros bem polidos. Normal isso ou folga fora do especificado?
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  • #9
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    Bom pode ser que tenha queimado o cromo por falta de lubrificação ou algo similar se por esse motivo com certeza afetou as medidas, mas tome cuidado pois o amarelado pode ser simplesmente a película que o óleo cria para proteção, mais comum para quem usa o militec, ou quando se passa muito tempo sem trocar o óleo.
    Se for o primeiro caso fica do amarelado para o queimado as vezes meio azulado e geralmente tem arranhões visíveis, o mais indicado e a substituição das peças.
    Mas se for o segundo caso só uma descarbonização com o car 80 resolve mas tome cuidado pois ele costuma ressecar os retentores e juntas, e depois terá de trocar o óleo, pois ficara contaminado pelo car 80 e a borra.

    Não teria como tirar umas fotos, talvez eu possa te dizer melhor o motivo ou algum amigo do forum..

    Segue uma foto de um cabeçote carbonizado!

    Barulho no motor do Samurai 91-cabecote-16v.jpg
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  • #10
    O meu ta com essa aparencia amarelada, mas beeem menos carbonizado que este da foto.
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  • #11
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    Então pode ficar tranquilo que isso e normal...
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  • #12
    Vou tirar uma fotos da minha revisão...
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