Pneus 235/75 no samurai? Ele vai ficar muito "preguiçoso" ! Se for botar esses pneus, pense em trocar também a cx.trasnf. pela do samurai feixe e colocar o kit de redução.Quanto aos calços, e não colocaria!!! Quando tinha o meu samurai, coloquei e realmente além dele ficar instável, esses calços causaram shime, causando muito desconforto em estradas com ondulações.Siga o conselho da moçada aqui do fórum, procure evitar gambiarras e tente fazer tudo na boa p/ não se arrepender depois.
Putz, já não sei mais o que faço, vejam só os conselhos que pedi e com as respostas :
Caveira para Samukanvas, Jeanilson e Bill:
Estou com um dilema quanto ao meu Samuca, e me indicaram falar com você.
Tenho um 97 helicoidal, e não faço trilha, e se fizer vai ser pouca, na realidade comprei o carro em abril. Mas seu uso é quase que totalmente na cidade, e quero de vez em quando pegar uma terra.
Gostaria de colocar uns pneus mais largos, para ficar mais envocado, e pesquisei os 235/75 - 15, e aí pensei em dar uma levantada nele, mas queria fazer uma coisa certa, e sem comprometer muito a instabilidade, conforto, etc.
Já me indicaram os calços de 1,5 pol., depois me disseram para colocar 1,0 na frente e 1,5 atrás com amortecedores de kombi, trocar só as molas por maiores, disseram que tem que mexer no caster, nas barras, enfim, falaram muitas coisas...
O que quero mesmo é saber o que posso fazer, que medida de pneu fica legal para ficar mais envocado, mas sem mexer em outras coisas, uma solução econômica e rápida, sem comprometer também a agilidade do carro, nada de trocar a cx de transferência, etc...
--------------------------------------------------------------------------------
Resposta do Samukanvas:
Pra samurai é difícil arrumar um pneu misto porque os mistos são geralmente grandes.... eu acho que um 235 é bom e não vai atrapalhar muito. O meu estepe é um misto 265/70 15, então a roda aguenta.
Dependendo da altura que vc quiser, não precisa mexer em caster. Meu carro tem calço e suspensão alta (+- 4 Pol no total) e não foi feito caster. Se colocar calços de 2 polegadas é capaz de precisar mexer nos amortecedores, nunca fiz essa experiência.... Eu, se fosse vc, colocaria os pneus mistos 235 e um calço de carroceria ou de molas de 1 ou 1,5 pol. Vai dar um visual mais agressivo e vai ajudar a suspensão a trabalhar mais um pouco nas trilhas sem comprometer o uso diário. Os amortecedores podem sentir essa diferença dos calços, mas só se fizer trilhas com erosões mais fundas. De qualquer forma, o melhor cara de suzuki no fórum é o bill.... esse é bom! Dá uma confirmada com ele
Se você não quer mexer muito na viatura, aconselho o seguinte: primeiramente fique com pneus 215/75-15, no máximo, pois com pneus 235/75-15, sem mexer na transmissão, o jipinho vai ficar muito "xoxo", sem força.
Á respeito da suspensão, uma boa fórmula é na traseira calços de 1,5" com amortecedores da Kombi Clipper e na frente calços de 1,5" (ou as molas traseiras do Voyage, que são 1" maiores do que as originais do Samuca) e extensores nos amortecedores originais.
Qualquer dúvida à mais é só procurar!
--------------------------------------------------------------------------------
Caveira ainda para Bill:
Me indicaram você para me dar uns conselhos, se não for incômodo...
Escrevi uma mensagem para o Jeanilson e o Samukanvas, sobre umas dúvidas quanto a uns pneus que fiquei interessado em colocar, mas queria saber se tem que alterar a suspensão pra isso.
Segue abaixo minha mensagem para eles, e em seguida a resposta de cada um.
Resposta do Bill:
Dá para subir com a suspensão do carro até 1,5", mais que isso terá problemas com caster.
Caveira de novo para Bill:
Então posso colocar os 235/75, e calços de 1,5 somente, e vai ficar legal, sem ter que mexer em cáster, barras, cx de transferência, amortecedores ???
atras: calcos de 1,5 + mola original ou molas traseiras de verona/apollo com kit gas ( obvio, sem calcos) + amortecedores dianteiros de Kombi clipper
frete: calcos de 1 ou 1,5 + molas originais ou molas traseiras de Voyage ( para 1pol) ou molas de voyage + calcos de 0,5 pol. amortecedor original.
pronto... fazendo isso vc NAO terá problemas de caster ou shimmy ( exceto se sua suspencao estiver com outros problemas, como buchas, rolamentos, etc,... já gastos e que elevando irá potencializar o shimmy)
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
pode.... só que os 235 como a galerá ja disse o desenpenho vai ficar pior... 5 marcha vc vai usar somente em descidas...hheheehehhe mas dá p/ usar.. vc acostuma,,
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD