x
Convex Datacenter
Página 1 de 28 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 325
  • #1
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1

    Idéias para Lift no Tracker




    Olá pessoal do 4x4 Brasil!

    Meu sonho supremo sempre foi ter o meu 4x4 e recentemente realizei este sonho adquirindo um tracker 2006/2007.
    Estou com a viatuara a 3 meses, está toda original, a conservação do antigo dono não foi das melhores, mas mesmo assim estou apaixonado pelo carro!
    Como primeiro veículo 4x4 eu sempre pensei em pegar um samurai ou bandeirantes, porém, eu uso o carro no dia a dia porque não tenho condições de possuir dois veículos, por isso o GV/Tracker me pareceu a opção mais adequada. Minha pretenção fora de estrada com ele é para utilização em expedições, e para tal, pretendo deixá-lo o mais robusto/preparado possível para encarar eventuais obstáculos. Pretendo atingir este propósito bem devagar devido à restrições financeira$$$ (além da aquisição da viatura, que não foi em um momento muito oportuno, vou casar dentro de um mês e não para dinheiro no bolso de jeito nenhum!!! ).

    Bem, vamos agora às informações de utilidade pública. Enquanto aguardo disponibilidade de $$$ para iniciar as modificações, estou pesquisando muito, muito mesmo! É claro que já suguei toda a informação dos tópicos do André Souza (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas)), do LFC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Mais um Tracker para trilhas)) e do Elever (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Projeto - Tracker 2009 para Trilhas)), que são as principais referências aqui no fórum.

    Quanto às modificações, a primeira coisa que vem à mente são pneus maiores e, para tanto, será necessário lift de suspensão e carroceria, já que penso em 265/75/16.

    Então, o foco inicial será em lift!

    Para o lift da carroceria pensei logo em 3" e estou cogitando a aquisição do kit da GPARTS BR (:: GPARTSBR Customs & Monster Trucks ::), porém 1650,00 pratas é meio salgado. A vantagem desse kit é que é totalmente plug and play. Além dos calços, estão incluídos nele todos os ítens necesários, como prolongadores das alavancas, da cruzeta da direção e adaptadores para reposicionamento do parachoque e radiador. Caro, porém parece ideal. A outra opção seria adquirir um kit mais barato onde só vem os calços e correr atás das outras coisas necessárias aqui na minha cidade.

    Para o lift da suspensão obtive algumas informações interessantes.
    Neste primeiro momento, o lift de suspensão seria o mais viável porque os kits são bem em conta. Só que tem o problema do ângulo de trabalho dos ariculadores da direção e das homocinéticas.
    Para o rebaixamento do diferencial, tinha pensado em uma solução alternativa à troca dos suportes ou à modificação dos mesmos através de solda. Qual não foi a minha surpresa quando hoje eu achei na internet exatamente a mesma coisa que tinha imaginado!!! Segue o link:
    Suzuki 4x4 Pelotas: Invenção interessante
    Ainda sobre o lift da suspensão, anteriormente neste mesmo blog, havia obtido esta interessante informação sobre o desgaste das bandejas quando as mesma são submetidas ao lift.
    Suzuki 4x4 Pelotas: Editorial Cuidados que devemos ter com LIFT de SUSPENSÃO by Mairon
    Imagino que a solução para sanar este problema seja o rebaixamento da fixação das bandejas. Como fazer isso? Pode-se imaginar o que fazer, mas não dá pra saber com certeza. No tópico do Elever, ele chega comentar que em sua tracker o seu mecânico mudou o local de fixação das bandejas, porém ele não soube informar como isso foi feito.

    Agora eu gostaria da opinião dos colegas sobre uma idéia que tive. O rebaixamento da fixação das bandejas alterando o mínimo possível as características do carro, ou seja, sem solda. Pensei no seguinte: cada uma das bandejas se fixa em dois pontos, a parte de trás é fixada no chassi e a parte da frente é fixada na travessa da suspensão, mesmo lugar onde fica presa a caixa de direção e o radiador. Então, que tal rebaixar toda a travessa da suspensão através de claços???? Procurei muito e não encontrei nada sobre isso. Também não entrei em contato com algum mecânico para ver se é viável. Mesmo assim a idéia parece promissora. Rebaixando a travessa, a caixa de direção vem junto, e vai trabalhar no mesmo ângulo que o original. O pessoal pode achar controverso porque o vão livre iria continuar o mesmo na direção da travessa, porém o mesmo já iria acontecer devido ao rebaixamento do diferencial.
    O maior obstáculo a meu ver seria a fixação da parte de trás da bandeja (na foto 1 a fixação da parte de trás da bandeja no chassi). Porém, pensei em fazer um outro buraco na direção do original, duas polegadas abaixo (foto 2), assim ficaria compatível com um calço de 2" na suspensão. Acho que o maior problema é saber se a fixação ficaria comprometida, visto que o buraco feito firará bem próximo a borda. Na minha opinião, acho que ficaria bem resistente porque a borda do local possui duas abas voltadas para fora.

    Então, amigos, qual é a opinião de vocês?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bandeja1.jpg   -bandeja2.jpg  
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #2
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    "Executor",

    Primeiramente parabens pela aquisição e por estar pesquisando tanto sobre o assunto.

    Agora antes de começar a mexer no carro é importante ter em mente que modificações, alem dos custos iniciais geram custos adicionais de manutenção e consumo do veículo. Se a grana ta curta melhor ir de vagar. O uso do veiculo também é muito importante na hora de começar a fazer modificações. Se o objetivo é fazer expedições longas, perder estabilidade com um lift muito alto e aumentar demais o consumo com pneus maiores não é o ideal. talvez seja melhor instalar proteções inferiores, fazer um lift confiável e colocar pneus todo terreno.

    Achei bem peculiar essa ideia para o lift de suspensão, mas não acho nada aconselhável mexer nos pontos de fixação das bandejas. Engenheiros perderão o sono para projetar esses suportes, é um ponto bem delicado na estrutura do veiculo. Melhor usar calços nas molas como os da foto. Apesar dos kits de suspenção estarem custando bem caro por ai não é difícil fazer um e acredito q saia bem mais em conta. Um bom torneiro mecânico faz.

    Boa Sorte!

    P.S.

    Mas um link que deve interessar sobre pneus no traker. Não se se vc já tinha visto...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-veiculo.html
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #3
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    "Executor",

    Primeiramente parabens pela aquisição e por estar pesquisando tanto sobre o assunto.

    Agora antes de começar a mexer no carro é importante ter em mente que modificações, alem dos custos iniciais geram custos adicionais de manutenção e consumo do veículo. Se a grana ta curta melhor ir de vagar. O uso do veiculo também é muito importante na hora de começar a fazer modificações. Se o objetivo é fazer expedições longas, perder estabilidade com um lift muito alto e aumentar demais o consumo com pneus maiores não é o ideal. talvez seja melhor instalar proteções inferiores, fazer um lift confiável e colocar pneus todo terreno.

    Achei bem peculiar essa ideia para o lift de suspensão, mas não acho nada aconselhável mexer nos pontos de fixação das bandejas. Engenheiros perderão o sono para projetar esses suportes, é um ponto bem delicado na estrutura do veiculo. Melhor usar calços nas molas como os da foto. Apesar dos kits de suspenção estarem custando bem caro por ai não é difícil fazer um e acredito q saia bem mais em conta. Um bom torneiro mecânico faz.

    Boa Sorte!

    P.S.

    Mas um link que deve interessar sobre pneus no traker. Não se se vc já tinha visto...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-veiculo.html
    Rainer 89,
    muito obrigado pela sua resposta!

    O tópico ficou mais longo do que gostaria, então não entrei em detalhes quanto a outras modificações, mas farei várias! Claro, bem gradualmente, de acordo com a di$$ponibilidade.

    Quanto às suas observações.
    Estou ciente dos custos de consumo e manutenção, porém, essa manutenção extra é justamente o que quero evitar, isso se ela for gerada por um desgaste precoce devido à modificação, pois dá a impressão de que o negócio pode quebrar a qualquer momento, e seria muito desagradavel se isso ocorresse durante uma viagem, por exemplo.
    O lift será acompanhado mais tarde por rodas com offset negativo, tanto para os pneus maiores não rasparem no chassi quanto para compensar a estabilidade.
    Os pneus AT já estão inclusos na minha lista de modificações.
    Quanto às proteções inferiores, com certeza serão adicionadas, porém, irei antes instalar um parachoque de ferro (este mandarei fazer se não encontrar o designer que me agrade) e o peito de aço deverá acompanhar o desenho do parachoque. Ou seja, não quero instalar um peito de aço e depois ter que troca-lo ou modifica-lo, se necessário, farei sob medida.
    Quanto ao lift, os calços ou molas/amortecedores maiores deverão ser utilizados de qualquer jeito. O reposicionamento da fixação das bandejas é para não alterar o ângulo de trabalho das mesmas, evitando o desgaste. A travessa é muito bem fixada no chassi através de 4 parafusos de cada lado. Seria tão grave a adição de um calço de cada lado entre a travessa e o chassi (com a substituição dos parafusus, é claro)? O maior problema, a meu ver, seria a furação para a fixação da parte de trás da bandeja. Na pior das hipoteses, seria necessário fazer um reforço em volta.
    É claro que a gente pensa na importância da alteração de um projeto original, porém, se fossemos nos ater somente a isso, nenhuma modificação seria realizada.

    Novamente agradeço pela sua resposta e fico no aguardo de novos comentários!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #4
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    Olá Executor.
    Parabéns pela aquisição.
    Sobre as modificações, vou ser bem franco: não há muito o que inventar, mas...
    Sobre o lift de suspensão e de carroceria, ok, mas nunca ouvi falar sobre essa empresa. Seria bom vc ver bem isso. Não raro, esses kits (mesmo de empresas conhecidas) vêm com a promessa de serem pnp e quando vc vai montar, nada encaixa, é preciso fazer um monte de intervenções.
    Sobre o rebaixamento do diferencial, as fotos da solução By Mairo são para o Vitara, assim como o calço do pivô da bandeja traseira. As soluções não servem para o Tracker. Para o Tracker, só é preciso reposicionar a barra Panhard.
    Em relação às bandejas dianteiras, me parece que o Elver teve que reposicioná-las por causa dos pneus, chegando o conjunto um pouco para a frente. Isso inclusive pode vir a corrigir o cáster. Não sei como se faz nem como ele fez isso, mas veja: a preparação do carro dele foi bem radical por causa dos pneus.
    Não entendi a razão e nem o efeito de baixar as bandejas. Além disso, o rebaixamento do diferencial é simples com o drop kit (o Alexandre X, da SOB, ainda tinha 3 conjuntos essa semana, em promoção, a um preço ótimo).
    Se vc quer uma coisa mais elaborada, eu sugiro que vc procure o Rodrigo Portugal (RC 4x4), pois ele faz um kit completo para a dianteira para subir 3 polegadas por algo em torno de R$ 3 mil (sob encomenda, pode demorar e, às vezes, não é muito fácil a comunicação com a RC, não tive uma boa experiência, mas a empresa é idônea), bem estudado e medido. Daí vc acrescenta um kit de carroceria de 2 polegadas e fica com um carro monstro. Não aconselho de forma nenhuma vc tentar alterar a suspensão dianteira a não ser que procure gente super especializada nisso.
    Sobre os pneus, se vc quer um carro super preparado, qual o motivo para a escolha dos pneus AT? E só escolha os pneus depois de saber a medida que cabe lá para não ter surpresas depois. Tenha em mente que vc provavelmente vai ter que cortar alguns plásticos tb.
    Agora, vou reproduzir um conselho que o Elver me passou: seria melhor começar com calços de suspensão de 2 polegadas e bons pneus, usando a receita de bolo que está disponível por aí. Vc vai ter um carro para rodar bem em todas as situações e para expedições, como vc indicou. Meu carro está assim e gostei muito mesmo do resultado. De todo modo, ainda tenho um outro carro de rua 4x2, para o dia-a-dia e rodar no asfalto. Se depois vc quiser um carro cujo uso seja mais para trilhas mesmo, tendo condições de ter um outro carro para o dia-a-dia, aí parta para a radicalização.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC

  • #5
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Olá Executor.
    Parabéns pela aquisição.
    Sobre as modificações, vou ser bem franco: não há muito o que inventar, mas...
    Sobre o lift de suspensão e de carroceria, ok, mas nunca ouvi falar sobre essa empresa. Seria bom vc ver bem isso. Não raro, esses kits (mesmo de empresas conhecidas) vêm com a promessa de serem pnp e quando vc vai montar, nada encaixa, é preciso fazer um monte de intervenções.
    Sobre o rebaixamento do diferencial, as fotos da solução By Mairo são para o Vitara, assim como o calço do pivô da bandeja traseira. As soluções não servem para o Tracker. Para o Tracker, só é preciso reposicionar a barra Panhard.
    Em relação às bandejas dianteiras, me parece que o Elver teve que reposicioná-las por causa dos pneus, chegando o conjunto um pouco para a frente. Isso inclusive pode vir a corrigir o cáster. Não sei como se faz nem como ele fez isso, mas veja: a preparação do carro dele foi bem radical por causa dos pneus.
    Não entendi a razão e nem o efeito de baixar as bandejas. Além disso, o rebaixamento do diferencial é simples com o drop kit (o Alexandre X, da SOB, ainda tinha 3 conjuntos essa semana, em promoção, a um preço ótimo).
    Se vc quer uma coisa mais elaborada, eu sugiro que vc procure o Rodrigo Portugal (RC 4x4), pois ele faz um kit completo para a dianteira para subir 3 polegadas por algo em torno de R$ 3 mil (sob encomenda, pode demorar e, às vezes, não é muito fácil a comunicação com a RC, não tive uma boa experiência, mas a empresa é idônea), bem estudado e medido. Daí vc acrescenta um kit de carroceria de 2 polegadas e fica com um carro monstro. Não aconselho de forma nenhuma vc tentar alterar a suspensão dianteira a não ser que procure gente super especializada nisso.
    Sobre os pneus, se vc quer um carro super preparado, qual o motivo para a escolha dos pneus AT? E só escolha os pneus depois de saber a medida que cabe lá para não ter surpresas depois. Tenha em mente que vc provavelmente vai ter que cortar alguns plásticos tb.
    Agora, vou reproduzir um conselho que o Elver me passou: seria melhor começar com calços de suspensão de 2 polegadas e bons pneus, usando a receita de bolo que está disponível por aí. Vc vai ter um carro para rodar bem em todas as situações e para expedições, como vc indicou. Meu carro está assim e gostei muito mesmo do resultado. De todo modo, ainda tenho um outro carro de rua 4x2, para o dia-a-dia e rodar no asfalto. Se depois vc quiser um carro cujo uso seja mais para trilhas mesmo, tendo condições de ter um outro carro para o dia-a-dia, aí parta para a radicalização.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC
    Cara, primeiro de tudo, é uma honrra receber a tua resposta no meu tópico!! Só comecei a postar agora mas eu acompanho a muito tempo tudo que tem rolado sobre GV/Tracker, então pra mim, vc e alguns outros usuários donos dessa viatura, são lendas!!! hauhauhauhuah! Vlw msm!!

    Na real, minha vontade mesmo era radicalizar monstruosamente, só que não tenho condições de possuir dois veículos, tanto financeiramente quanto por questão de espaço (se bem que nas modificações vc acaba empatando uma grada que daria pra comprar outro carro... mas aí é outro caso, hehehe). Então só posso ter um carro mesmo, por isso pretendo radicalizar o máximo possível sem que o uso na cidade se torne inviável. O tamanho do pneu vai ficar sim de acordo com o espaço que eu conseguir, mas vou tentar conseguir espaço para pelo menos o 265/75/16, mas tb estou considerando o 265/70 ou 255/75... Cortar plásticos, rebater caixas de ar, etc.. já havia considerado tudo isso. Pra vc ter uma noção do tamanho da minha ambição, já pensei em trocar os diferenciais dependendo do espaço que conseguir para os pneus, aumentar alargadores de paralamas etc... porém, aí já tenho que frear a imaginação porque foge às minhas possibilidades, hehehehe

    Sobre o kit de body lift da GPARTS, eu liguei pra lá me disseram que é garantido, porém, é pagar pra ver mesmo (e pagar caro...), por isso estou vendo alternativas.

    Sobre as fotos da solução By Mairo do link que postei acima, escrevi tanta coisa que esqueci de explicar que eu tenho uma dúvida quanto a este problema (o do desgaste da bandeja por causa do pivô). Gostaria de saber se a mesma coisa poderia acontecer na bandeja (dianteira, logicamente) do tracker, já que o pivô vai trabalhar no limite. Daí propus a solução do rebaixamento da fixação da bandeja, para que a mesma trabalhe na posição original.

    Sobre o outro link com a idéia para o rebaixamento do diferencial, pensei nisso justamente pela dificuldade em achar esses kits prontos, e tb achei meio caro para o que é. O kit da SOB que vc falou é um amarelo que está por 450 dilmas?

    Até agora não mexi em nada no carro, estou tendo essas idéias malucas de travessa e tal, mas não pretendo fazer nada sem ter absoluta certeza do que fazer. Inclusive não tive a oportunidade de entrar em contato com uma pessoa especializada nessas modificações aqui na minha cidade, isso porque ainda não descobri nenhuma. Até então a receita de bolo é o mais certo, mas como disse, até começar a mexer, estou pesquisando bastante e usando a criatividade, hehehe.

    Agradeço novamente pela sua resposta e fico no aguardo de mais opniões e críticas suas e dos demais colegas!
    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #6
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    Sem essa de lenda, hehehehe.
    O lift de suspensão dianteira não altera em nada os pivôs das bandejas dianteiras do Tracker. O que fica alterado é o posicionamento da barra estabilizadora e, por consequência, das bieletas. Eu corrigi isso com calços, vc deve ter visto lá no meu tópico. Vamos ver como vai ficar no futuro.
    O kit da SOB é esse mesmo, mas eu comprei o da FTS 4x4, de Taiwan. Não é uma época boa para comprar lá por causa das catástrofes climáticas e por causa da eventual greve na receita no Brasil, fique atento. Aliás, olhe também a página da Bits4Vits pois lá tem muita coisa.
    Continue pesquisando, inclusive em Foruns estrangeiros, pois muita gente já quebrou a cabeça faz tempo daí que vc vai economizar nisso. A não ser que vc seja um engenheiro para desenvolver uma suspensão toda nova, recomendo não inventar muito.
    Abs,
    LFC

  • #7
    Usuário Avatar de Elver
    Entrada
    12/03/2009
    Local
    Calgary - AB - Canadá/
    Idade
    43
    Posts
    1,527
    Agradecimentos: 2
    Executor, primeiro, parabéns pela compra, o Tracker foi um dos meus melhores carros até hoje, nunca me deixou na mão!

    Segundo, como você parece ser "novo" nesse mundo 4x4, eu não recomendo já sair arrebentando de gastar e modificar o carro. Ter um 4x4 preparado requer tempo e, principalmente, um segundo carro para andar na cidade.

    Para colocar os pneus nas medidas que você quer (265/75/16 ou, 31.5") vai ter que fazer praticamente TUDO que eu fiz no meu carro, caso contrário irá pegar na lataria/plásticos. Eu levei quase 1 ano para ajustar tudo e deixar ele 100%, vai tempo, dinheiro e, principalmente, paciência.

    Ao colocar pneus deste tamanho no carro você tem que lembrar que o consumo cresce absurdamente (eu estava fazendo 8k/l na estrada com meu carro, 5.5 na cidade), a potência do carro fica xoxa no 4x2 e boa parte do conforto vai pro vinagre. Sem contar que você tem que mudar completamente o estilo de direção, uma vez que o centro gravitacional do carro fica mais alto.

    Recomendação minha, que foi a mesma que eu dei para o LFC: começa devagar. O Tracker é fácil de ser "expandido" se você começar pelo caminho certo, assim como é fácil de voltar atrás se você desistir.

    Começe fazendo o lift de 2" na SUSPENSÃO, colocando as proteções e um pneu 235/70/16. O carro já vai virar outro. Se você colocar um parachoque de ferro com guincho, você vai para praticamente qualquer lugar com o carro.

    Ande com ele um tempo nessa configuração e veja se ela já não é suficiente para o que você espera fazer, e ver também se você está disposto a realmente bancar esse hobby

    Vai com calma

    []`s e boa sorte!
    Wrangler Rubicon 2012 - 3.6 v6 - 285HP - 4.10 RockTrac - 200% Tru-Lock Lockers - Synergy 3.5" - Fox 2.0 - Warn 9.5CTi - 35"s

  • #8
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Sem essa de lenda, hehehehe.
    O lift de suspensão dianteira não altera em nada os pivôs das bandejas dianteiras do Tracker. O que fica alterado é o posicionamento da barra estabilizadora e, por consequência, das bieletas. Eu corrigi isso com calços, vc deve ter visto lá no meu tópico. Vamos ver como vai ficar no futuro.
    O kit da SOB é esse mesmo, mas eu comprei o da FTS 4x4, de Taiwan. Não é uma época boa para comprar lá por causa das catástrofes climáticas e por causa da eventual greve na receita no Brasil, fique atento. Aliás, olhe também a página da Bits4Vits pois lá tem muita coisa.
    Continue pesquisando, inclusive em Foruns estrangeiros, pois muita gente já quebrou a cabeça faz tempo daí que vc vai economizar nisso. A não ser que vc seja um engenheiro para desenvolver uma suspensão toda nova, recomendo não inventar muito.
    Abs,
    LFC
    Cara, eu até faço engenharia no iff, mas ainda não tenho esse cacife pra sair projetando.. hehehehe

    Eu tenho habito de fazer compras internacionais, mas realmente, ultimamente tem sido um saaaaaaco! Aliás, o que desanima nas compras de fora não é o frete, que geralmente é bem caro, nem o tributo absurdo dos "60%", e sim a murrinha da receita pra liberar a encomenda, muito descaso

    Bem, ainda tenho mais ou menos um mês antes de começar a mexer no carro. Até lá ainda tenho muito tempo pra pensar no que fazer...
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #9
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Cara se vc ta fazendo eng ta na mesma que eu... Não faço mecânica mas to entrando em projetos e matérias que eu posso aprender a modificar meu carro da melhor forma possível. Vai com calma antes de começar a mexer.
    VC faz mecânica, qual periodo??? Tem projeto Baja ou Formula SAE ai na sua faculdade?? Procurar esses caras pra te darem umas dicas... eles (os membros mais antigos) costumam entender muito de automóvel.

    VLW!!!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #10
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Elver Ver Post
    Executor, primeiro, parabéns pela compra, o Tracker foi um dos meus melhores carros até hoje, nunca me deixou na mão!

    Segundo, como você parece ser "novo" nesse mundo 4x4, eu não recomendo já sair arrebentando de gastar e modificar o carro. Ter um 4x4 preparado requer tempo e, principalmente, um segundo carro para andar na cidade.

    Para colocar os pneus nas medidas que você quer (265/75/16 ou, 31.5") vai ter que fazer praticamente TUDO que eu fiz no meu carro, caso contrário irá pegar na lataria/plásticos. Eu levei quase 1 ano para ajustar tudo e deixar ele 100%, vai tempo, dinheiro e, principalmente, paciência.

    Ao colocar pneus deste tamanho no carro você tem que lembrar que o consumo cresce absurdamente (eu estava fazendo 8k/l na estrada com meu carro, 5.5 na cidade), a potência do carro fica xoxa no 4x2 e boa parte do conforto vai pro vinagre. Sem contar que você tem que mudar completamente o estilo de direção, uma vez que o centro gravitacional do carro fica mais alto.

    Recomendação minha, que foi a mesma que eu dei para o LFC: começa devagar. O Tracker é fácil de ser "expandido" se você começar pelo caminho certo, assim como é fácil de voltar atrás se você desistir.

    Começe fazendo o lift de 2" na SUSPENSÃO, colocando as proteções e um pneu 235/70/16. O carro já vai virar outro. Se você colocar um parachoque de ferro com guincho, você vai para praticamente qualquer lugar com o carro.

    Ande com ele um tempo nessa configuração e veja se ela já não é suficiente para o que você espera fazer, e ver também se você está disposto a realmente bancar esse hobby

    Vai com calma

    []`s e boa sorte!
    Elever,
    sem comentários, outra lenda do tracker no meu tópico!!! heheheheheh

    Cara, é claro que a gente fica super ancioso, mas nesse caso, o que me sobra de paciência me falta de grana! huahuahuahua
    Então nada de sair modificando a torto e a direita, com certeza vou levar muito tempo pra chegar onde quero e pretendo ir bem devagar.
    Já tinha levado em conta muitas das desvantagens da modificação, o aumento no consumo, a alteração na dirigibilidade, a perda da potencia e o conforto.. mas desses, o que mais me incomoda é a perda de potencia

    Quanto ao tamanho dos pneus, eu nem vou trocar os atuais antes do necessário, pois ainda estão meia vida, nem após o lift. Só vou trocar quando precisar, o lift vai ter que ficar no aguardo dos pneus maiores. Daí eu não poderia partir pra experimentação com um tamanho intermediário, pois cairia no mesmo caso anterior. Pelo menos um 265/70 eu vou colocar!! Mas, como falta taaaaanto tempo pra chegar nisso, ainda há muito o que avaliar e a gente sempre pode mudar de idéia, né?

    Fico muito agradecido pela sua opinião e motivação!
    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #11
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    Cara se vc ta fazendo eng ta na mesma que eu... Não faço mecânica mas to entrando em projetos e matérias que eu posso aprender a modificar meu carro da melhor forma possível. Vai com calma antes de começar a mexer.
    VC faz mecânica, qual periodo??? Tem projeto Baja ou Formula SAE ai na sua faculdade?? Procurar esses caras pra te darem umas dicas... eles (os membros mais antigos) costumam entender muito de automóvel.

    VLW!!!
    Nada, cara, faço engenharia de controle e automação, e to no terceito período ainda! hauhauhauhauha Não é específico mas é totalmente aproveitável pra aplicar em modificações (pelo menos alguma coisa). Só que ainda não cheguei na parte boa do curso, ainda to enfrentando muita teoria, nada de matéria específica! Minha noiva ta começando a fazer materiais, mas ta loca pra transferir pra mecânica! Acho que vou deixar o projeto de modificação por parte dela... huahuahuahuahuahua
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #12
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    Nada, cara, faço engenharia de controle e automação, e to no terceito período ainda! hauhauhauhauha Não é específico mas é totalmente aproveitável pra aplicar em modificações (pelo menos alguma coisa). Só que ainda não cheguei na parte boa do curso, ainda to enfrentando muita teoria, nada de matéria específica! Minha noiva ta começando a fazer materiais, mas ta loca pra transferir pra mecânica! Acho que vou deixar o projeto de modificação por parte dela... huahuahuahuahuahua
    Cara tem muita coisa que dá para aprender e aplicar no carro quando se faz eng...
    Vi que o IFF era o antigo CEFET é isso mesmo? Mecânica no CEFET tem bastante carga horária pratica, acredito que ai não seja diferente. Pega umas matérias de lá, da mecânica, como eletiva ou optativa. Deve ter matéria de usinagem, fabricação de peças, etc. Dá pra economizar uma grana e amadurecer bastante o projeto.
    Vai com calma. Começa a fazer uns passeios mais leves com o carro e vai sentindo a necessidade de mexer aqui e ali.
    Tem jeep club em Macaé, não sei se ainda está ativo, mas procura saber, estar num jeep club é muito bom quando se entra no meio 4x4.

    Abraço!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker - Fazer Lift.
      Por Bruno Max no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 212
      Última resposta: 12/12/2023, 00:30
    2. Lift no tracker com o kit OME
      Por roos no fórum Suzuki
      Respostas: 48
      Última resposta: 27/03/2019, 14:27
    3. Idéias para um novo negócio
      Por Bruno Mosso no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/07/2008, 11:51
    4. Idéias & Pitacos para reforma
      Por Otávio Luiz no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 20/01/2007, 10:52

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade