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  • #1
    Usuário Avatar de Waldir Varela
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    Comando de válvulas Vitara




    Pessoal,

    Sou um feliz proprietário de um Vitara 5P 1.6 16V. Porém, quando eu ligo o carro pela manhã (especialmente nos dias mais frios) parece que tenho um carro a diesel, tamanha a bateção no comando de válvulas. Depois que o carro atinge a temperatura normal, o barulho não fica evidente.

    Espero que algum bom samaritano possa ajudar na provável causa do sintoma. Já regulei o comando de válvulas duas vezes (uma pelo mexanico e outra eu mesmo fiz o ajuste), não resolvendo. Coloquei óleo mais grosso, também não resolveu. Me disseram que pode ser a bomba de óleo, que não envia óleo suficiente, enquanto a temperatura não está normal ( a luz do óleo se apaga prontamente quando o carro é ligado).

    Help !

    Abraços,

    Waldir Varela
    Vitara Bate Estacas

  • #2
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    Amigo veja logo esse probleminha pois pode se tornar um problemao e tu gastares uma fortuna na reforma do teu motor nao deixe pra depois e leve a viatura logo a um bom mecanico.
    Isso e um conselho de quem ja gastou Rs 7.ooo,oo em um motor de vitara

  • #3
    É tucho hidráulico?

  • #4
    Usuário Avatar de EduPuga
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    O meu tem o mesmo barulho o carro anda normal, sem problemas, fiz o cabeçote a dois meses o mecanico disse que embaixo ta tudo justo e sem calos, nós achavamos que o barulho ia mudar (poderia ser as juntas ruim vazando) mas continuou igual, tb tenho a mesma duvida de onde vem o barulho, como o meu carro é o primeiro suzuki do mecanico ele até se da bem com o carro mas o barulho ele naum soube explicar.
    Já andei muito com o carro, a queimada de junta foi o unico problema que tive com ele, aproveitei e fiz o cabeçote.
    EduPuga
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  • #5
    Usuário Avatar de Waldir Varela
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    Samukanvas,

    O Carro tem 100.000 km e os tuchos não são hidráulicos. O Mais interessante é quando o dia está quente, quase não faz barulho. Recomendaram fazer descarbonização, pois poderia ter alguma válvula emperrada. Fiz, nada mudou !

    A última recomendação, dos especialistas de plantão, é a de fazer flushing no motor, pois o pescador de óleo ou até a bomba poderiam ter borra de óleo, impedindo a circulação adequada. Eu tenho relatos de que isto não é muito aconselhavel.

    Um abraço,

    Waldir Varela
    Vitara - Bate estacas

  • #6
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    Fizemos o cabeçote, trocamos juntas e os retentores o baruho continua,
    e realmente muita gente acha que o carro é a diesel (barulho)
    EduPuga
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  • #7
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    Waldir... esse lance de flush, descarbonizacao, valvula emperrada é balela.. é só pra tomar seu dinheiro..

    vamos por eliminacao...
    - valvulas em motor com tucho MECANICO nao emperram, pois se emperrar na hora vai quebrar alguma coisa...
    - bomba de oleo provavelmente tb nao é,,, senao a luz de oleo acenderia mesmo quando o motor quente e em marcha lenta
    - excesso de carbonizacao tb nao faz isso, senao mesmo com o motor quente o barulho continuaria

    agora... vc e seu mexanico regularam o comando de valvulas como?? no "olhometro" ou usaram as medidas certas p/ o motor do vitara ?

    eu suspeito de duas coisas..
    1- problema na regulagem de valvulas, pois quando frio faz barulho e depois de aquecido para ( lembre-se que o metal se expande quando quente)
    2- folga nos aneis (ou quebra de algum) dos pistaos ou pistao batendo saia...

    é engrado.. tem motor de suzuki que é um misterio.. tenho um amigo aqui em BH que o motor dele grila, já levamos em varios mecanicos ( inclusive especializado em suzuki), já até atrasamos o ponto, usamos gasolina premium e o danado fica grilando, alguns mecanicos suspeitam de 1 pistao batendo saia, mas até hoje o motor tá fime e forte, nao fuma e nao baixa oleo e tem desempenho normal???? mistééééeééério...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #8
    Usuário Avatar de Waldir Varela
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    Fabiano,

    É verdade... já tomaram um bom dinheiro e até agora nada !!!

    Eu e meu mexanico regulamos as válvulas seguindo orientação do manual Haynes (não sei se é o mais recomendável ) que indica toda os procedimentos e as medidas estão no capo do motor.

    Sei lá... pelo visto o ruído é mais característica do motor do que um problema, mas fico com a pulga atrás da orelha !!!


    Pergunta: Como faço para verificar folga nos anéis ou pistão batendo. Tem que abrir o motor ou dá para verificar medindo a pressão do cilindro ?

    Saludos,

    Waldir Varela
    Vitara 5D -97

  • #9
    Usuário Avatar de Fabil
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    bom... quanto aos pistaos p/ saber 100% só abrindo o motor....

    mas medir a pressao tb é bom, vc ao menos vai descobrir se tá vazando compressao em algum...

    em resumo... ruidos/batidas nao sao normais, alguma coisa tem errada... ...

    por acaso seu motor tá "cuspindo" oleo pelo respiro??

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #10
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    Porém, quando eu ligo o carro pela manhã (especialmente nos dias mais frios) parece que tenho um carro a diesel, tamanha a bateção no comando de válvulas. Depois que o carro atinge a temperatura normal, o barulho não fica evidente.
    Antes de mais nada... vc tem certeza que o barulho é dentro do comando....?? Ja ví um vitara 16v com uma barulheira de carro a diesel.... o dono teve de trocar o cabeçote, mas não por desregulagem ou falta de lubrificação e sim por estar rebaixado (aplainado) demais... O cara descobriu o defeito pois depois de algum tempo rodando ele queimou a junta do cabeçote e quando foi para a retífica naum dava mais pra aplainar, já tava abaixo do mínimo....
    Existe uma ferramenta tipo um estetoscópio (aquele negócio que os médicos usam para escutar os pulmões/coração dos pacientes) só que feito para se usar em carros... com ele vc escuta nítido só o som de um local de uma determinada parte da viatura... eu mesmo uso para verificar rolamentos; mas já que o caso de barulhos, vale a pena tentar usar isto para ser mais preciso no diagnóstico....

    Também vale a pena testar a bomba de óleo... tem uns manômetros externos que são ligados no lugar da cebolinha do óleo.... um bom mecânico deve ter um... se o seu naum tiver, a maioria dos mecânicos de caminhões tem... vale a pena tentar emprestar....

    PARA QUEM FEZ DESCARBONIZAÇÃO.....

    Pelamordedeus!!!!
    nunca façam descarbonização química... aquela que bota um produto no óleo....
    Isso deixa sujeira no fundo do carter, em uma subida/descida muito inclinada ou em uma aceleração muito forte a sujeira sobe, entope o bomba de óleo ou os dutos e o motor bate feio.... na oficina onde concerto meus carros tinha até pouco tempo atrás um vitara 6CC que partiu o bloco em 2 partes por causa disto... tinha menos de 50 mil km. O motor parou de lubrificar numa ultrapassagem e travou. QUEBROU TUDO....

    Se vc fez a descarbonização química leve seu carro o mais rápido o possivel (mas sem acelerar muito ) para abrir tudo e limpar direito... além da sujeira do carter, imaginem as crostas de borra de óleo deteriorado por causa da gasosa aduterada que se desprenderam e naum consegiram descer do cabeçote e assim por diante?

    DESCARBONIZAÇÃO = ABRIR TUDO E LIMPAR, O RESTO É ROUBADA.....

    []s com pena de que fez descarbonização química

  • #11
    Usuário Avatar de Fabil
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    Gasoso...
    é vero... o lance do "estetoscopio".... eu aprendi a fazer um estetoscopio "TABAJARA"... pegue um pedaco de cabo de vassoura, encoste uma ponta no bloco do motor e outra ponta na sua "oreia".... pronto!!!! tá ai seu magnifico " super motor escutator tabajara"...heheh basta ligar o motor e ir procurando de onde vem o barulho....

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #12
    Usuário Avatar de EduPuga
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    Fiz o cabeçote a pouco tempo, a viatura já tinha o barulho e continuou, vou ver se consigo descubir como estava as medidas, conforme citou o gasoso.
    EduPuga
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