Acontece a mesma coisa comigo.
Sera que o sistema nao esta sujo? Aí o flush faria a limpeza..
Sera que nesse processo do flush nao é interessante tirar e limpar o carter?
abraços..
Versão Imprimível
Oi Rubens,
Deixei batendo uns 15 minutos em marcha lenta. Depois desliguei e esperei esfriar um pouco pq não dá para tirar 1 litro de oleo por baixo do carro com o motor muito quente.. vc queima a mão ao tirar o parafuso..
Com o Flush deixei batendo tb uns 15 minutos em marcha lenta, como manda a embalagem.
Cara, acredite se quiser, mesmo com o carro sem lift na época dá para fazer apenas deitando no chao.
Se for fazer mesmo ia ser legal antes de qquer coisa esvaziar tudo e tirar a tampa do comando de válvula antes de fazer qquer coisa pra ver a situação. Não deve ser dificil tirar. Se alguem já fez poste por favor o esquema.
Eu não lembro direito, mas parece q naquele post do bispo o mecanico dele explicou o porque o óleo ficou tão borrachudo..
Tem um tal de num sei o que de molibidênio que é o famoso molikote. Um treco pra engrossar o óleo e parar de passar oleos pelos anéis gastos e fazer o carro fumar pouco.. tecnica usada pra vender carro. Não tenho certeza, mas esse "tapa buraco" pode aglutinar essas borras monstruosas.
[ ]s
Blz Chuva..
Vamos ver se alguem posta alguam coisa.. acho que nesse processo de retirar a tampa do comando de valvula o mais complicado é depois colocar aplicando o torque certo nos parafusos (nao tenho torquimetro)..
Se alguém tiver alguma informação sobre a retirada/limpeza do carter, posta também fazendo favor!
abraços
O que acontece se não aplicar o torque certo? Só futuros vazamentos?
Desculpe ressuscitar o tópico galera.
Hoje troquei o óleo da minha tracker 2008 e coloquei o Castro Magnatec 10W30 e de cara percebi o motor mais suave, menos barulho, na loja indicaram o 5w30 mas como no manual diz que ele sai de fábrica com 10w30 resolvi manter a viscosidade, viatura com 51 kkm, espero ter feito uma boa escolha.
Abs
Pessoal,
boa noite!!!
troquei o oleo hoje ( mobil 1 20 w 50 sm ) e pelo que havia visto no forum , o filtro de oleo poderia ser o Fram PH 2951 , porém no catálogo da loja também constava o Fram PH 5949 e como não tinha o 2951, coloquei esse, será que há algum problema ? Esse que coloquei também é indicado para tr4 .....
Abs!!
Pessoal, achei óleo sintético Selenia 5w30, por 19,89 reais, quase levei. Só que vou viajar, andar mais de 3 mil km, então eu deixei para lá. Como terei que trocar o óleo antes da viagem pensei em colocar o 15w40, que é meio termo em relação ao 5w30 e 20w50.
Aos que utilizam o 5w30 sintético, qual é o tempo de troca? 5mil ou 7 mil? Sente mesmo a diferença do carro ficar mais esperto?
Pessoal, deixo uma dica de óleo, no jimny o recomendado é 5w30, porém trocquei o óleo em janeiro e devido ao calor excessivo optei pelo 5w40, achei o motor mais silêncioso. Estou usando um Full sintético da Havoline.
Apesar de não ter indícios de borra, fiz o flush em 02 trocas de óleo preventivamente a mais de 01 ano, sem problemas, óleo saiu espesso, deixei decantar uns 06 meses ou mais, ficou uma pasta preta no fundo dos vasilhames uns 500 gramas de resíduos em cada 5,5 l, então mesmo não tendo indícios, tinha borra, até a capacidade de volume de óleo normalizou, antes cabia menos óleo que indicava o manual, fiz descarbonização, ajuste do ponto, ficou excelente, consumo na cidade melhorou uns 30%, na estrada permaneceu igual, 5w40 fazia barulho de tucho horrível pela manha, 15w40 fazia menos e 10w40 ficou excelente zero barrulho.
Relendo este tópico, vi que há uma grande disparidade sobre a viscosidade e tipo de óleo de motor usados na Tracker 2008.
O manual informa, na seção 13, que "O seu veículo sai de fábrica abastecido com óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 10W30."
E na página seguinte, informa que "Os tipos de óleo especificados para motores a gasolina são de classificação APISL,ou superior e de viscosidade:
• 5W30
• 10W30
• 10W40
• 10W50
• 15W40
• 15W50
• 20W50
Em regiões onde a temperatura for superior a –10oC, recomendamos o uso de óleo SAE 20W50."
Na minha interpretação, primeiro ele informa o óleo com o qual o veículo saiu de fábrica, depois informa os tipos de viscosidade existentes e finalmente faz a recomendação: SAE 20W50.
Essa é também a recomendação do Daniel Simon: óleo mineral 20W50, trocas a cada 5mil km. Melhor usar um óleo mais barato e trocar mais vezes do que um caro e deixar muitos km no carter.
Sigo essa recomendação no meu Tracker, que está com 76.000km, motor redondinho.
Óleo 20W50, com trocas a cada 5mil km ....sem dor de cabeça !!
No meu uso, o 10w 40 semissintético ficou excelente, economia e zero ruídos, o semi 15w 40 razoável e o sintético 5w 40 péssimo.