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  • #1

    Agua do Sistemas de Arreifecimento fervendo




    Pessoal, a agua do reservatorio do sistema de arreifecimento do meu Sidekick ferve quando pego uma trilha mais pesada em dunas de areia mas o medidor de temperatura ficar normal(nao passa do meio).

    Além de ferver a agua derrama do reservatório. Isso é norma???

  • #2
    Normal não é..... se tá fervendo, tá esquentando, o seu marcador tinha de marcar....

    Dá uma olha nisso logo. pode ser muita coisa pode ter algum problema no marcador, no sensor da temperatura, na válvula, radiador sujo e outras coisas.....

    Para vc ter uma idéia, a minha viatura tava esquentando nas trilhas tb, descobri que era só com o ar-condicionado ligado, daí, ví que o ar não estava funcionando direito.... chequei algumas coisas e ví que a ventoinha do ar não estava funcionando, daí quando esquentava o evaporador lá na frente do radiador, esquentava era tudo!

    Mandei refazer a ligação da ventuinha e ficou blz!

    abs!

  • #3
    Pode ser também a tampa do radiador c/defeito !

    Abs, Ricardo.

  • #4
    Usuário Avatar de MBrau
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    Gurizada,
    O meu Vitara também está fervendo em trilhas mais pesadas! Já limpei o radiador e coloquei a mistura com aditivo a 50%. Mas não adiantou! Já na estrada a temperatura marcada no relógio fica abaixo do meio! Estou desconfiado que é o acoplamento viscoso que não está "agarrando" ao eixo quando o motor está em températura alta!

    Uma dúvida: Por quê o sistema do Vitara não é selado como o dos outros automóveis? Quando a água ferve gera vapor que força a saída do líquido de arrefecimento para fora do reservatório!!!

    Pode ser junta do cabeçote? Alguém têm mais algum palpite?
    Maurício
    Samurai 97 MT

  • #5
    Usuário Avatar de mir000
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    Tá com cara de ser válvula termostática...
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #6
    Citação Postado originalmente por MBrau Ver Post
    Gurizada,
    O meu Vitara também está fervendo em trilhas mais pesadas! Já limpei o radiador e coloquei a mistura com aditivo a 50%. Mas não adiantou! Já na estrada a temperatura marcada no relógio fica abaixo do meio! Estou desconfiado que é o acoplamento viscoso que não está "agarrando" ao eixo quando o motor está em températura alta!

    Uma dúvida: Por quê o sistema do Vitara não é selado como o dos outros automóveis? Quando a água ferve gera vapor que força a saída do líquido de arrefecimento para fora do reservatório!!!

    Pode ser junta do cabeçote? Alguém têm mais algum palpite?
    Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

    Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

  • #7
    Pra ver se ela tá armando com a viatura quente, acho que só esquentando mesmo heheh acho que não tem como testar o sensor do ar..

    Mas dá pra vc testar se a ventoinha tá funcionando, é só vc, com o carro funcionando, tirar o sensor do ar-condicionado, que está localizado próximo da valvula de temperatura alí... é um plug simples, de 1 fio só.

    Procurei uma foto pra ilustrar mais não achei...

    abs!
    Citação Postado originalmente por HenriqueJr Ver Post
    Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

    Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

  • #8
    Usuário Avatar de josuenog
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    Henrique, o estranho eh que o marcador não sai do meio, pois deveria marcar aumento de temperatura. Quando a temperatura aumenta, tem uma ventoinha que deveria ser acionada .Eh a tal com acoplamento viscoso. Se ele não entra automaticamente, um sensor aciona a ventoinha do ar condicionado, mesmo com ele desligado, quando estah proximo do limite (area vermelha no marcador e que tem a letro H de hot). Eu estou com problema nesta ventoinha de acoplamento viscoso. O meu mecânico me disse que esta ventoinha eh muito cara!! cerca de 800 pilas original na Gm.
    Agora tome cuidado , Verifique se a agua passou para o sistema de oleo pois isto eh gerado pela queima da junta do cabeçote pois tambem pode rachar o proprio cabeçote. Ja passei por este problema .Aih prepare o bolso..
    Um abraço.
    Tenho um Vitara 1995. Jah estou ficando calejado, pois jah tive muitos problemas com arrefecimento no meu carro.

  • #9
    Usuário Avatar de josuenog
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    Outra coisa, isto soh acontece quando estou num engarrafamento ( em resumo com o carro parado sem ar de impacto). Neste caso a ventoinha deveria entrar automaticamente no seu caso, pois você estah forçando andando em dunas..

  • #10
    Usuário Avatar de mir000
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    Citação Postado originalmente por josuenog Ver Post
    Henrique, o estranho eh que o marcador não sai do meio, pois deveria marcar aumento de temperatura. Quando a temperatura aumenta, tem uma ventoinha que deveria ser acionada .Eh a tal com acoplamento viscoso. Se ele não entra automaticamente, um sensor aciona a ventoinha do ar condicionado, mesmo com ele desligado, quando estah proximo do limite (area vermelha no marcador e que tem a letro H de hot). Eu estou com problema nesta ventoinha de acoplamento viscoso. O meu mecânico me disse que esta ventoinha eh muito cara!! cerca de 800 pilas original na Gm.
    Agora tome cuidado , Verifique se a agua passou para o sistema de oleo pois isto eh gerado pela queima da junta do cabeçote pois tambem pode rachar o proprio cabeçote. Ja passei por este problema .Aih prepare o bolso..
    Um abraço.
    Tenho um Vitara 1995. Jah estou ficando calejado, pois jah tive muitos problemas com arrefecimento no meu carro.
    Já cotou na Suzucar???

    www.suzucar.com.br

    E na Alternativa???

    www.alternativa4x4.com.br

    (ambas em SP)

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #11
    Cara, confere essa história direito, pois a ventoinha do aclopamento viscoso é a ventoinha do próprio radiador, ela não tem que "armar" não... ela gira de acordo com a rotação do seu motor. E outra, você não precisa trocar a ventoinha inteira não, geralmente troca-se somente a parte do aclopamento.

    http://www.alternativa4x4.com.br/produtos.asp?pagina=2# R$380 na alternativa4x4


    A ventoinha que tinha de ligar com o carro quente, é a ventoinha do ar-condicionado, que é uma ventoinha elétrica. Para você testar se a ventoinha do ar tá funcionando corretamente, basta você tirar o plug do sensor do ar-condicionado, ele teria de armar.


    Uma dica boa para quem tá com o carro esquentando, é quando acontecer isso, você abiri as janelas e ligar o AR QUENTE no máximo, pois o ar quente nada mais é do que um trocador de calor da água do motor dentro do carro, sendo assim, é um ponto de troca de calor a mais, que vai ajudar o radiador a trabalhar.

    abs!



    Citação Postado originalmente por josuenog Ver Post
    Henrique, o estranho eh que o marcador não sai do meio, pois deveria marcar aumento de temperatura. Quando a temperatura aumenta, tem uma ventoinha que deveria ser acionada .Eh a tal com acoplamento viscoso. Se ele não entra automaticamente, um sensor aciona a ventoinha do ar condicionado, mesmo com ele desligado, quando estah proximo do limite (area vermelha no marcador e que tem a letro H de hot). Eu estou com problema nesta ventoinha de acoplamento viscoso. O meu mecânico me disse que esta ventoinha eh muito cara!! cerca de 800 pilas original na Gm.
    Agora tome cuidado , Verifique se a agua passou para o sistema de oleo pois isto eh gerado pela queima da junta do cabeçote pois tambem pode rachar o proprio cabeçote. Ja passei por este problema .Aih prepare o bolso..
    Um abraço.
    Tenho um Vitara 1995. Jah estou ficando calejado, pois jah tive muitos problemas com arrefecimento no meu carro.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de nanito
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    "Uma dica boa para quem tá com o carro esquentando, é quando acontecer isso, você abiri as janelas e ligar o AR QUENTE no máximo, pois o ar quente nada mais é do que um trocador de calor da água do motor dentro do carro, sendo assim, é um ponto de troca de calor a mais, que vai ajudar o radiador a trabalhar."

    Ótima dica Chris!!

    Tem coisas que a gente não se dá conta de como é simples!!


    Josue, sobre o acoplamento viscoso, já ouvi dizer aqui no fórum que o chevette junior tem o sistema semelhante ao do vitara.

    E uma dica, auto-peças da rede GM são os lugares mais caros pra se encontrar peças para os nossos suzukis.
    Consulte-os em ultíssimo caso quando precisar de peças!!

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

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