Postado originalmente por
aleilario
Amigo, eu tenho um GV 99 1.6 3 portas automático, e tenho o manual dele, não sou nenhum expert e carros, mas vamos a algumas dicas:
O botão do lado esquerdo é N=normal e P=Power, pelo que pude perceber ele não serve para trocar as marchas em giro mais alto, como a função sport de alguns câmbios, se você colocar na função P em uma subida por exemplo, ele "ganha" alguns cavalos a mais, pelo menos é o que diz o manual. Eu pude perceber que parece que ele reduz para uma marcha intermediária e assim ganha um pouco mais de força quando o carro precisa.
Ele tem outras funções também, este cãmbio é cheio de "modos" !!!
Por exemplo, se não me engano no manual fala que, se você estiver em um terreno muito liso onde as rodas patinam, você pode colocar o câmbio em segunda marcha e ligar o botão em P com o 4x4 acionado que funciona como uma espécie de bloqueio, o carro sai sem patinar. Mas isto não funciona muito em trilhas, atoleiros não, é para terrenos planos e lisos, como um gramado por exemplo.
O botão do lado esquerdo da alavanca, o overdrive é para ser usado em estradas, por exemplo numa ultrapassagem, quando você aciona o botão, o carro reduz uma marcha, ganho assim mais torque para ultrapassagem !
De cabeça o que eu lembro é isto, não sei qual a diferença da versão Sport não !!!!
Itens de revisão: Correia Dentada, troque, mesmo que a aparência seja boa, melhor prevenir do que remediar. De resto é um excelente carro, o meu esta com 140 mil KM e agora que começou a dar alguma manutenção, porém nada demais, itens normais e que ainda são originais do carro como coxim do motor, homocinética, pois estou com lift de 2" no carro e as homocinéticas antigas não aguentaram, freios traseiros, mas a manutenção esta se dando pois uso o carro em algumas trilhas, e ai os itens originais ja desgastados não aguentam !
Outra coisa muito importante, verificar sempre o óleo do câmbio ! Para verificar você tem uma vareta no motor, bem próximo ao painel corta fogo, porém antes de verificar você tem que ligar o carro, puxe o freio de mão, engate o cambio em D, ai sim vc puxa a vareta e verifica o nível. Se estiver baixo você completa por cima do motor mesmo, onde a vareta fica !
Se puder ajudar em algo mais, diga ai....
Ahh, visite também nosso forum:
Equipe Sul 4x4 SP • Exibir fórum - Suzuki lá sempre estamos postando dicas, combinando passeios, trilhas e etc....