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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Edjr
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    Preciso de dicas sobre o GV.




    Prezados,

    Sou um recém proprietário de um GV Sport, ano 98. Entretanto, não possuo o manual do veículo.

    Estou com dúvidas em relação ao seu câmbio (automático). Alguém poderia explicar em quais situações seria conveniente o acionamento do botão "overdrive"? A posição "2" da alavanca seria indicada pra quê? O que otimizaria o consumo de combustível?

    Existe um botão à esquerda da alavanca para selecionar "N" ou "P". Alguém poderia explicar isso também? "P" deixaria as trocas a partir de um giro maior do motor, confere?

    No que, precisamente, a versão Sport se diferencia das outras?

    Ainda não fiz uma revisão no carro, existe algo em que eu tenha que ter mais atenção numa revisão? Algum defeito ou problema comum ao veículo?

    Antecipadamente, agradeço a atenção!

  • #2
    Olha, eu posso estar enganado, mas N deixaria ele em ponto morto e o p é uma posição especifica pra estacionar a viatura, não?
    YETI - GV 01/02

  • #3
    Usuário Avatar de Edjr
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    VRODRIGUES, eu me expressei mal. Estava me referindo a um interruptor que fica à esquerda da alavanca, acho que "N" é "Normal" e "P" é Power. Em "P" acho que as trocas acontecem em um giro mais alto.

  • #4
    Usuário Avatar de aleilario
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    Amigo, eu tenho um GV 99 1.6 3 portas automático, e tenho o manual dele, não sou nenhum expert e carros, mas vamos a algumas dicas:

    O botão do lado esquerdo é N=normal e P=Power, pelo que pude perceber ele não serve para trocar as marchas em giro mais alto, como a função sport de alguns câmbios, se você colocar na função P em uma subida por exemplo, ele "ganha" alguns cavalos a mais, pelo menos é o que diz o manual. Eu pude perceber que parece que ele reduz para uma marcha intermediária e assim ganha um pouco mais de força quando o carro precisa.

    Ele tem outras funções também, este cãmbio é cheio de "modos" !!!

    Por exemplo, se não me engano no manual fala que, se você estiver em um terreno muito liso onde as rodas patinam, você pode colocar o câmbio em segunda marcha e ligar o botão em P com o 4x4 acionado que funciona como uma espécie de bloqueio, o carro sai sem patinar. Mas isto não funciona muito em trilhas, atoleiros não, é para terrenos planos e lisos, como um gramado por exemplo.

    O botão do lado esquerdo da alavanca, o overdrive é para ser usado em estradas, por exemplo numa ultrapassagem, quando você aciona o botão, o carro reduz uma marcha, ganho assim mais torque para ultrapassagem !

    De cabeça o que eu lembro é isto, não sei qual a diferença da versão Sport não !!!!

    Itens de revisão: Correia Dentada, troque, mesmo que a aparência seja boa, melhor prevenir do que remediar. De resto é um excelente carro, o meu esta com 140 mil KM e agora que começou a dar alguma manutenção, porém nada demais, itens normais e que ainda são originais do carro como coxim do motor, homocinética, pois estou com lift de 2" no carro e as homocinéticas antigas não aguentaram, freios traseiros, mas a manutenção esta se dando pois uso o carro em algumas trilhas, e ai os itens originais ja desgastados não aguentam !

    Outra coisa muito importante, verificar sempre o óleo do câmbio ! Para verificar você tem uma vareta no motor, bem próximo ao painel corta fogo, porém antes de verificar você tem que ligar o carro, puxe o freio de mão, engate o cambio em D, ai sim vc puxa a vareta e verifica o nível. Se estiver baixo você completa por cima do motor mesmo, onde a vareta fica !

    Se puder ajudar em algo mais, diga ai....

    Ahh, visite também nosso forum: Equipe Sul 4x4 SP • Exibir fórum - Suzuki lá sempre estamos postando dicas, combinando passeios, trilhas e etc....
    GV 3 portas - Todo preparado e TRACKER para o dia a dia mas com alguma preparação !

  • #5
    Usuário Avatar de Edjr
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    Citação Postado originalmente por aleilario Ver Post
    Amigo, eu tenho um GV 99 1.6 3 portas automático, e tenho o manual dele, não sou nenhum expert e carros, mas vamos a algumas dicas:

    O botão do lado esquerdo é N=normal e P=Power, pelo que pude perceber ele não serve para trocar as marchas em giro mais alto, como a função sport de alguns câmbios, se você colocar na função P em uma subida por exemplo, ele "ganha" alguns cavalos a mais, pelo menos é o que diz o manual. Eu pude perceber que parece que ele reduz para uma marcha intermediária e assim ganha um pouco mais de força quando o carro precisa.

    Ele tem outras funções também, este cãmbio é cheio de "modos" !!!

    Por exemplo, se não me engano no manual fala que, se você estiver em um terreno muito liso onde as rodas patinam, você pode colocar o câmbio em segunda marcha e ligar o botão em P com o 4x4 acionado que funciona como uma espécie de bloqueio, o carro sai sem patinar. Mas isto não funciona muito em trilhas, atoleiros não, é para terrenos planos e lisos, como um gramado por exemplo.

    O botão do lado esquerdo da alavanca, o overdrive é para ser usado em estradas, por exemplo numa ultrapassagem, quando você aciona o botão, o carro reduz uma marcha, ganho assim mais torque para ultrapassagem !

    De cabeça o que eu lembro é isto, não sei qual a diferença da versão Sport não !!!!

    Itens de revisão: Correia Dentada, troque, mesmo que a aparência seja boa, melhor prevenir do que remediar. De resto é um excelente carro, o meu esta com 140 mil KM e agora que começou a dar alguma manutenção, porém nada demais, itens normais e que ainda são originais do carro como coxim do motor, homocinética, pois estou com lift de 2" no carro e as homocinéticas antigas não aguentaram, freios traseiros, mas a manutenção esta se dando pois uso o carro em algumas trilhas, e ai os itens originais ja desgastados não aguentam !

    Outra coisa muito importante, verificar sempre o óleo do câmbio ! Para verificar você tem uma vareta no motor, bem próximo ao painel corta fogo, porém antes de verificar você tem que ligar o carro, puxe o freio de mão, engate o cambio em D, ai sim vc puxa a vareta e verifica o nível. Se estiver baixo você completa por cima do motor mesmo, onde a vareta fica !

    Se puder ajudar em algo mais, diga ai....

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    aleilario, muito obrigado pelas dicas, meu camarada!

    Então a posição "2" significa que o carro permanecerá em segunda marcha? Seria interessante usá-la em grandes declives, estou certo?

    O modo mais "econômico" então seria sem o acionamento do "overdrive"?

    Desculpe a absoluta ignorância!

    Mais uma vez, obrigado!

    Um abraço!

  • #6
    Usuário Avatar de aleilario
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    Vai perguntando, no que eu puder ajudar estou à disposição.

    Para andar na cidade, coloca em D e esquece da vida, vc vai usar a posição 2 mais em trilhas, por exemplo onde precise do freio motor, vc pode descer em segunda ou primeira marcha reduzida....

    Mas nao se se o seu interesse é entrar em trilhas...
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  • #7
    Usuário Avatar de Edjr
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    Citação Postado originalmente por aleilario Ver Post
    Vai perguntando, no que eu puder ajudar estou à disposição.

    Para andar na cidade, coloca em D e esquece da vida, vc vai usar a posição 2 mais em trilhas, por exemplo onde precise do freio motor, vc pode descer em segunda ou primeira marcha reduzida....

    Mas nao se se o seu interesse é entrar em trilhas...
    Pois é, mas uso a posição "D" na cidade com o overdrive acionado ou não?

  • #8
    Overdrive é para momentos de maior demanda de potência (ultrapassagens, por exemplo). Usar o tempo inteiro deve piorar um bocado o consumo.
    YETI - GV 01/02

  • #9
    Usuário Avatar de aleilario
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    Isto mesmo, overdrive somente para situações específicas, no caso ultrapassagens em strada....
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  • #10
    Usuário Avatar de pacosancas
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    Oi,


    Primeiro de tudo, por favor, perdoen o meu português, eu ainda estou aprendendo. Tenho um GV 2.5 V6 automática, do ano 2000, no Paraná onde a minha esposa nasceu.


    A transmissão automática usada ​​na GV tem quatro marchas. A alavanca tem posições 1, 2, D, N, R e P, um interruptor de overdrive na alavanca, e um interruptor de "Power" com as posições P e N.


    Com a alavanca na posição 1, a caixa vai ficar na primeira marcha. O interruptor de power não vai fazer nada, e o interruptor de overdrive tambem não.


    Com a alavanca na posição 2, se o interruptor de Power está na posição N (normal), a transmissão irá seleccionar a primeira ou a segunda marcha, dependendo do acelerador e da a velocidade. Se o interruptor está na posição de P (power), então a transmissão vai ficar sempre em segunda marcha e não vai usar a primera, nem mesmo para sair com o carro parado (isso é bom para dirigir no gelo ou na neve). O botão de overdirve não vai fazer nada nada nesta posição da alavanca.


    Com a alavanca na posição D, a transmissão irá escolher a marcha mais adequada, dependendo do acelerador e da velocidade. Se o botão de overdrive está desligado (o sinal "Overdrive off" no painel vai-se acender), então a transmisao vai mudar entra primeira, segunda e terceira. Se o botão de overdrive está ligado, então a transmisao tambem pode usar a quarta marcha se a velodicade for alta e o pedal do acelerador nao for puxado forte. Em esta posicao da alavanca, as mudanças vam ocorrer a giros mais altos, se o botão Power está em posição P, e a giros mais baixos se ele está na posição N.


    Alavanca na posição P irá bloquear o eixo de transmissão, para o estacionamento. A N é neutro e a R e ré. Em cualquer destas posiçoes, nem o botao overdrive nem o power tem funçao nenhuma.


    Existe uma alavanca escondida, coberta com uma tampa no lado esquerdo da caixa, que serve para acoplar mecanicamente a posição N no caso de uma falha nos sistemas hidráulico ou do controlo eletrónico. Isso é para permitir o reboque do carro no caso de a transmissão ficar com uma marcha engatada.

    Um abraço!

    Francisco
    ____________________
    Grand Vitara 2.5 V6 Automático (no Paraná)
    Alfa Romeo 156 2.0 JTS Selespeed (na Espanha)

  • #11
    Usuário Avatar de aleilario
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    Pacosancas, boas dicas, muito bem explicado.

    Agora fiquei curioso, onde fica esta alavanca escondida ? Tem que retirar alguma peça do painel para chegar nela ?
    GV 3 portas - Todo preparado e TRACKER para o dia a dia mas com alguma preparação !

  • #12
    Usuário Avatar de pacosancas
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    Citação Postado originalmente por aleilario Ver Post
    ...Agora fiquei curioso, onde fica esta alavanca escondida ? ...
    Estava olhando o manual de serviço para pôr uma imagem, e acho que eu estava errado : a alavanca é para poder desligar o "brake interlock", que nem todos os GV automáticos tem. (O brake interlock é um sistema que impede tirar a alavanca de mudanças da posiçao P se você nao tiver pressionado o pedal do freio). A alavanca está escondida por a tampa 1:

    [IMG] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

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