Olá, esse tipo de mechânico que dá esses avals sem mesmo ver o carro não merecem crédito.
Leve o carro para uns 3 mecânicos diferentes olharem, se possível. O carro é parrudo, mas antigo, por isso é preciso avaliar direito. Eles falam assim por terem medo de enfrentar mexer coisas q não dominam, como a linha suzuki. Um mecânico meu bom de anos falou várias m.. pra mim sobre a Tracker que comprei e no final das contas concluí que era ele q só falava m.. perdi o mecânico e a amizade, infelizmente.
Mas claro q se for precisar fazer o motor vai gastar mais do que um carro normal e cada caso é um caso. Tem q ver se fuma tb, tem q andar com o carro e acelerar bem na subida por uns 30 segundos, por exemplo. Saber quanto faz por litro, verificar o óleo do motor se não está muito grosso (molikote), etc...
Talvez não seja parâmetro, mas tive um astra 95 importado que fiz 140kkm e nunca precisei fazer o motor. Fazia sempre a manutenção preventiva desde zero só precisei trocar a sonda lambida (viva a gasolina comum com 40% de alcool) e algumas juntas do motor. Fumava pouco e vendi assim mesmo, apenas gastava mais do q normal (uns 7km/l). ou seja, eu acho vai do cuidado dos donos anteriores.
O problema que percebo hoje dos vitaras e gvs, como o meu caso (tracker) é a falta de peças e consequente falta de boa vontade das oficinas disponível. Se vc amassar um pouquinho a mais entortar 1cm da coluna as cias já dão PT no carro. Se não se importar com isso, não for fazer seguro e for USAR o carro, pra amassar um pouco nas trilhas, isso não será um problema. O astra que tive fiquei sem seguro por muitos anos, o carro era mosca branca e consegui bater até no teto do carro! Mas foi um dos melhores carros importados que já tive!