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  • #13
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Opa, como te disse, é normal baixar até um litro, pelo menos comigo isso acontece sempre. Não mais que isso, a cada 5mil km.

    mas veja voce como esta a pressão, se o motor não esta falhando. Voce tambem pode pegar uma folha de oficio, ou papel branco e deixe quase encostado no scapamento, isso depois que o motor estiver quente, para ver se a folha sai suja de fumaça.

    não se precipite nos mecanicos.

    abraço
    Olá roberson.rs, tudo bem?
    Queimar 1 litro de óleo a cada 5.000 km é aceitável se o motor da viatura estiver com uns bons 100.000 km nas costas. Mas não é "normal" um carro com baixa quilometragem consumir tanto.
    O que eu quero dizer é que óleo não "desaparece do nada". Alguma coisa está acontecendo. Ou o óleo está vazando ou sendo consumido pelo motor. Um motor "mais rodado" vai consumir mais óleo (folgas maiores entre as peças do sistema) do que um novo. Porém, se o consumo for de tal ordem que indique problemas mecânicos, alguma atitude deve ser tomada. E rápido, pois este é o tipo de defeito que pode comprometer o bloco do motor. Claro que nem sempre a situação é extrema. Mas se não for corretamente identificado o motivo da baixa do óleo, aquilo que poderia ser resolvido de forma simples (e econômica) trará uma grande despesa... Como diria a vovó, melhor previnir que remediar.
    Abraços.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #14
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá roberson.rs, tudo bem?
    Queimar 1 litro de óleo a cada 5.000 km é aceitável se o motor da viatura estiver com uns bons 100.000 km nas costas. Mas não é "normal" um carro com baixa quilometragem consumir tanto.
    O que eu quero dizer é que óleo não "desaparece do nada". Alguma coisa está acontecendo. Ou o óleo está vazando ou sendo consumido pelo motor. Um motor "mais rodado" vai consumir mais óleo (folgas maiores entre as peças do sistema) do que um novo. Porém, se o consumo for de tal ordem que indique problemas mecânicos, alguma atitude deve ser tomada. E rápido, pois este é o tipo de defeito que pode comprometer o bloco do motor. Claro que nem sempre a situação é extrema. Mas se não for corretamente identificado o motivo da baixa do óleo, aquilo que poderia ser resolvido de forma simples (e econômica) trará uma grande despesa... Como diria a vovó, melhor previnir que remediar.
    Abraços.
    `
    Prezados,
    Meu carro ta com 99 mil km. Isto marcado no hodometro, porem, mecanicos dizem que os vitaras sempre tem 100 mil km a mais, logo imagino que nao tenha isto tudo mas se o velocimetro foi alterado, ele deve ter no maximo uns 150 mil km. Carro 97, cambio automatico... creio que se tivesse com uma kilometragem tao maior que esta daria problemas em outras coisas como o cambio por exemplo. Mas sem fugir muito do assunto, levei hj no mecanico para revisao dos 5 mil km q rodei. Fiz o teste do papel e nao ficou preto. Logo, vou fazer o seguinte, assim que pegar o carro, caso o mecanico nao detecte nenhuma anormalidade, porem eu nao disse nada a ele para nao ser tendencioso, vou medir a quantidade de oleo, e tomar como parametro e medir pelo menos 1x por semana, e comprar 1 litro de oleo, caso eu detectar a diminuicao do volume, vou completando...

    Obrigado a todos.
    Mit TR4 aut. 2010

  • #15
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    Bom Dia!

    Ae Mauricio, beleza?

    concordo com voce, é normal essa baixa de oleo com motor de alta kilometragem. mas nesse caso não tem muito o que fazer, porque ou faz tudo ou não faz! veja que não adianta eu fazer a parte de cima, trocar aneis para resolver a queima, sem mexer na parte de baixo do motor. uma retifica geral é inevitavel. nesses carros mais velhos e importador, quando chega na faixa dos 80, 100mik km, é normal uma baixa aceitavel.

    o bom é colocar oleo para carros de alta kilometragem, que é um oleo um pouco mais grosso.


    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá roberson.rs, tudo bem?
    Queimar 1 litro de óleo a cada 5.000 km é aceitável se o motor da viatura estiver com uns bons 100.000 km nas costas. Mas não é "normal" um carro com baixa quilometragem consumir tanto.
    O que eu quero dizer é que óleo não "desaparece do nada". Alguma coisa está acontecendo. Ou o óleo está vazando ou sendo consumido pelo motor. Um motor "mais rodado" vai consumir mais óleo (folgas maiores entre as peças do sistema) do que um novo. Porém, se o consumo for de tal ordem que indique problemas mecânicos, alguma atitude deve ser tomada. E rápido, pois este é o tipo de defeito que pode comprometer o bloco do motor. Claro que nem sempre a situação é extrema. Mas se não for corretamente identificado o motivo da baixa do óleo, aquilo que poderia ser resolvido de forma simples (e econômica) trará uma grande despesa... Como diria a vovó, melhor previnir que remediar.
    Abraços.

  • #16
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Bom Dia!

    Ae Mauricio, beleza?

    concordo com voce, é normal essa baixa de oleo com motor de alta kilometragem. mas nesse caso não tem muito o que fazer, porque ou faz tudo ou não faz! veja que não adianta eu fazer a parte de cima, trocar aneis para resolver a queima, sem mexer na parte de baixo do motor. uma retifica geral é inevitavel. nesses carros mais velhos e importador, quando chega na faixa dos 80, 100mik km, é normal uma baixa aceitavel.

    o bom é colocar oleo para carros de alta kilometragem, que é um oleo um pouco mais grosso.
    No caso dos 16v eu não recomendaria colocar óleo mais grosso, nem se estiver com muita folga nas bronzinas...
    Tracker 2008 prata, originalzinha
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    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #17
    Usuário Avatar de roberson.rs
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    Ae Gomes, beleza ?

    isso que eu faço!

    Faço as trocas normais de filtro de oleo e oleo, e uso um litro para ir completando. Gigamos que a cada mil kilometros ele baixa 200ml.

    Agora uma coisa que voce deveria mesmo se preocupar é em fazer uma revisão na caixa, derrepente fazer uma revisão, trocar o oleo dela. A caixa do Vitara é muito boa, porem é cara.

    Citação Postado originalmente por Gusgomes Ver Post
    `
    Prezados,
    Meu carro ta com 99 mil km. Isto marcado no hodometro, porem, mecanicos dizem que os vitaras sempre tem 100 mil km a mais, logo imagino que nao tenha isto tudo mas se o velocimetro foi alterado, ele deve ter no maximo uns 150 mil km. Carro 97, cambio automatico... creio que se tivesse com uma kilometragem tao maior que esta daria problemas em outras coisas como o cambio por exemplo. Mas sem fugir muito do assunto, levei hj no mecanico para revisao dos 5 mil km q rodei. Fiz o teste do papel e nao ficou preto. Logo, vou fazer o seguinte, assim que pegar o carro, caso o mecanico nao detecte nenhuma anormalidade, porem eu nao disse nada a ele para nao ser tendencioso, vou medir a quantidade de oleo, e tomar como parametro e medir pelo menos 1x por semana, e comprar 1 litro de oleo, caso eu detectar a diminuicao do volume, vou completando...

    Obrigado a todos.

  • #18
    Usuário Avatar de roberson.rs
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    Ae Natito, beleza?

    voce esta com um 16v agora né ? notou muita diferença de motor para seu antigo ?

    abraço

    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    No caso dos 16v eu não recomendaria colocar óleo mais grosso, nem se estiver com muita folga nas bronzinas...

  • #19
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    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Ae Natito, beleza?

    voce esta com um 16v agora né ? notou muita diferença de motor para seu antigo ?

    abraço
    Muita diferença. Pelo menos no uso no asfalto: mais potência e menor consumo, fora o espaço para os passageiros atrás, porta-malas, tanque maior, enfim, tá uma maravilha.

    Não testei pra valer na trilha e nem na duna, mas acho que vou apanhar um pouco pelo fato desse motor puxar somente em alta rotação. E eu tenho uma dó de acelerar ele...hahaha!
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  • #20
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    Ainda falando sobre baixar o óleo. Se derem uma boa pesquisada no Google, verão que muitos proprietários de veículos novos (kia, VW, Ford, Hyundai, etc) se queixam de baixa de óleo no motor, e muita gente diz que é normal o carro consumir alguma quantidade de óleo. Em média, consome 1L a cada troca de 5.000 km, dependendo do uso (uso severo consome mais: trilhas, percursos curtos e rápidos dentro da cidade).

    Abraços!
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  • #21
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Ainda falando sobre baixar o óleo. Se derem uma boa pesquisada no Google, verão que muitos proprietários de veículos novos (kia, VW, Ford, Hyundai, etc) se queixam de baixa de óleo no motor, e muita gente diz que é normal o carro consumir alguma quantidade de óleo. Em média, consome 1L a cada troca de 5.000 km, dependendo do uso (uso severo consome mais: trilhas, percursos curtos e rápidos dentro da cidade).

    Abraços!
    Valeu! Fiquei menos preocupado, ms vou monitorar.

    Abracos a todos
    Mit TR4 aut. 2010

  • #22
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Bom Dia!

    Ae Mauricio, beleza?

    concordo com voce, é normal essa baixa de oleo com motor de alta kilometragem. mas nesse caso não tem muito o que fazer, porque ou faz tudo ou não faz! veja que não adianta eu fazer a parte de cima, trocar aneis para resolver a queima, sem mexer na parte de baixo do motor. uma retifica geral é inevitavel. nesses carros mais velhos e importador, quando chega na faixa dos 80, 100mik km, é normal uma baixa aceitavel.

    o bom é colocar oleo para carros de alta kilometragem, que é um oleo um pouco mais grosso.
    Oi roberson.rs, tudo bem?

    Se o carro começou a consumir óleo muito cedo (antes de 100.000 km), é possível que um anel ou bronzina esteja com problemas, sem que isso implique numa retífica completa de motor. Assim, o quanto antes for feito o reparo, menor o dano (inclusive para a retífica completa; fica mais barato). Da mesma forma, um retentor ou um tucho de válvulas com defeito também pode ser reparado sem precisar mandar o bloco para o torno. Assim, é sempre bom saber o por quê do consumo de óleo. Se isso estiver ocorrendo devido ao desgaste natural do motor, sem que haja um defeito maior, uma (boa) opção é adicionar um frasco de Molykote A-2 a cada troca de óleo. Aliás, sou fã desta marca. Faz uma bela diferença no despenho do carro. E tem lubrificantes para caixa de câmbio e diferenciais. Vale a pena investir.
    Ah, se o óleo estiver contaminado pelo líquido do sistema de arrefecimento, ai não tem jeito: retífica de cabeçote, no mínimo. Ter 4x4 é ter despesa constante. Minha esposa reclama que eu gasto mais com a viatura do que com a minha filha...
    Abraços!
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #23
    Usuário Avatar de roberson.rs
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    Ae tche, acredito que seja desgaste natural!

    na realidade ele esta com 138mil comprei com 115 mil.

    vou dar uma olhada nesse Molykote A-2 .

    abraço

    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Oi roberson.rs, tudo bem?

    Se o carro começou a consumir óleo muito cedo (antes de 100.000 km), é possível que um anel ou bronzina esteja com problemas, sem que isso implique numa retífica completa de motor. Assim, o quanto antes for feito o reparo, menor o dano (inclusive para a retífica completa; fica mais barato). Da mesma forma, um retentor ou um tucho de válvulas com defeito também pode ser reparado sem precisar mandar o bloco para o torno. Assim, é sempre bom saber o por quê do consumo de óleo. Se isso estiver ocorrendo devido ao desgaste natural do motor, sem que haja um defeito maior, uma (boa) opção é adicionar um frasco de Molykote A-2 a cada troca de óleo. Aliás, sou fã desta marca. Faz uma bela diferença no despenho do carro. E tem lubrificantes para caixa de câmbio e diferenciais. Vale a pena investir.
    Ah, se o óleo estiver contaminado pelo líquido do sistema de arrefecimento, ai não tem jeito: retífica de cabeçote, no mínimo. Ter 4x4 é ter despesa constante. Minha esposa reclama que eu gasto mais com a viatura do que com a minha filha...
    Abraços!

  • #24
    Usuário Avatar de Jumperhd
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    07/10/2011
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    Olha, tbm tenho uma vitara 16v 97 só que a minha é manual, uso o Castrol 10w40 pois aqui na minha cidade o clima é frio. Mas
    meu carro ta com 130 mil km e tbm fica abaixo no nível, so completo com 1 litro ou coloca o molycote A2 é muito bom tu vai sentir diferenças !!!

    Abraço
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