Postado originalmente por
guilcm
Ressuscitando o tópico...
Ontem tive uma situação inesperada com o meu GV 1.6 automático, ano 99:
Percorrendo um longo caminho por estradas de interior, com subidas e descidas constantes, percebi que a certa altura da viagem, a água do reservatório de expansão estava fervendo, parecia uma chaleira.
Percebi isso depois de umas 4 horas rodando, quando parei para ver uma cachoeira de perto. Depois de 15 minutos, voltei para o carro e percebi que o barulho parou. Liguei o carro e segui viagem, por mais uns 15 minutos e outra cachoeira, a água fervendo de novo. Mais uma vez, chaleirando quando parei o carro, mas voltou ao normal depois de alguns minutos.
Continuei viagem e comecei a monitorar de perto a temperatura. Observei que em subidas mais fortes o ponteiro da temperatura passava do meio. Em descidas, normalizava. Percebi também que com o ar desligado, a temperatura ficava mais baixa.
Até que em certo ponto, em uma subida mais longa e com piso mais pesado (tive que ligar o 4x4) a temperatura do motor começou a subir rapidamente (quase encostou na faixa vermelha). Imediatamente fiz meia volta, e desci para refrescar o motor.
Antes de seguir viagem, no pé desse morro encontrei um casal de idade lavando o carro. Pedi licença e me ajudaram, emprestando a mangueira pra refrescar o radiador (só o radiador, não coloquei água no motor, porque sei que pode danificar o bloco).
Fui refrescando o radiador até ficar com a temperatura baixa, abri a tampa e tive que repor um pouco de água - uns 500 ml, e completar a agua do reservatório de expansão - essa sim, ficou vazia.
Depois de baixar a temperatura, abortei o passeio retornei para casa por asfalto (meu roteiro previa mais uns 30 km de estrada de chão), pelo asfalto andei uns 70 km, temperatura sempre normal.
Hoje pela manhã fiz um passeio de uns 30 minutos, a temperatura demorou para chegar ao ponto normal. E em momento algum passou disso.
Verifiquei a polia viscosa, e pelo menos com o carro frio, está normal. Não consegui verificar se está funcionando com o motor superaquecido. A ventoinha elétrica do ar condicionado também funciona legal.
Gostaria de saber a opinião dos colegas... será que esse meu problema foi algo isolado, em função de uma sobrecarga específica? Ou tenho que verificar mais alguma coisa?