Postado originalmente por
paris
Prezado Freitas,
Acho que você está equivocado com relação a Santa Fé 4x4. A tração dela é dianteira, a força só é transmitida para as rodas traseiras quando há perda de aderência, conforme o colega acima também informou. Assim são Santa Fé, Vera Cruz, Captiva AWD, Audi S3, Fusion V6, entre outros.
Com relação ao bloqueio de diferencial, tenho quase certeza que ele é desarmado automaticamente quando o carro atinge certa velocidade - a exemplo dos mega off-road Palio Adventure Locker, rs...
Abaixo, texto extraído sobre o Fusion V6, que "explica" o funcionamento da tração:
O sistema de tração integral, ao contrário do que a sigla AWD pode sugerir, não atua o tempo todo. Em condições normais de uso, com acelerações moderadas, pisos de boa aderência e curvas comportadas, a tração é totalmente dirigida às rodas dianteiras. Durante o test-drive isso foi absolutamente suficiente, apesar do aguaceiro que caía sobre a Linha Verde, que margeia o litoral norte baiano.
Mas, a título de avaliação do Fusion, foram solicitadas arrancadas vigorosas, retomadas de velocidade mais audaciosas e curvas levemente acima do recomendado para um pai de família... O sistema responde prontamente, otimizando a distribuição de torque e tração da melhor forma possível. Segundo Klaus Millo, gerente de engenharia veicular da Ford para a América do Sul, o AWD que a Ford escolheu para o Fusion é capaz, quando necessário (vale dizer, sob demanda), de transferir até 90% da tração para as rodas traseiras.