x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 38
  • #13
    Usuário Avatar de fernandodenardin
    Entrada
    13/05/2010
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0



    Realmente Alexandre, isso é uma coisa que pouca gente leva a sério quando vai comprar um Suv.

    Eu no meu caso possuia um Fiesta 1.6 Flex Sedan com 114cv. Como tenho banda e puxo um reboque(carretinha) de apróximadamente 350, 400kg ele nao aguentava muito. Troquei por uma Blazer Gasolina 2.4 com 128cv... Vendo na teoria apenas ganhei apenas 28cv(128-114), pouca diferença pra quem puxa tanto peso. Mas aí que entra as outras informações técnicas... Além de 28cv que ganhei, também tem que levar em conta o torque que do fiesta pra blazer praticamente dobra a força de torque!

    É uma sequencia de coisas que se leva em conta na hora de comparar/avaliar algum veículo.

  • #14
    Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    54
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Achava q o CRV girava mais alto pelo fato do motor ser 2.0, o q considero pouco para o seu tamanho e peso. A quinta deve ser over drive, para economizar gasolina. O q acontece é q em qualquer subida, mesmo muito pouco íngrame, o câMBIO VAI REDUZIR PARA QUARTA MUITO MAIS CEDO DO Q SE FOSSE EM UM CARRO COM MAIS TORQUE, já q o CRV deixa a desejar nesse quesito. Numa ultrapassagem vai reduzir direto para a terceira mesmo sem afundar o pé. Como o Alexandre disse (em tese está certo) potência não é tudo. E o CRV é um carro que se enquadrabem como ex.pois tem uma cavalaria razoável (150cv), mais deixa a desejar em torque. Fico imaginando uma CRV com uma família e bagagem subindo uma serra. Outro ex. é o X-trail da Nissan.
    Alexandre, quando digo que vc está certo em tese vou citar o ex. do Fernando. Como ele precisa carregar peso optou pela Blazer, que tem um bom torque, que é o que ele precisa, não se preocupando com a potência (velocidade final). Neste caso potência não é tudo. No entanto há casos em que potência é documento sim. Qualquer Suv, Cross ou picape moderno com motor 3.0 pra cima vai sempre vir acompanhado de muita força (torque) em todas as faixas de rotações. A tecnologia fez com que motores de média cilindrada, e até pequena, atingissem boas doses de potência, mas para o torque não conseguiu o mesmo sucesso.

    Sapo- Bomba - Tenho um Tucson V6 e no começo achava ele meio travado. Tinha dificuldade para passar dos 160Km/h. Ma agora ele tá com 13.000 Km e tá chegando fácim fácim nos 190Km. Aí eu tiro o pé, pq aqui no Brasil não tem estrada para andar mais nao.

    Abraço a todos.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    07/07/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    33
    Posts
    636
    Agradecimentos: 3
    Tem que levar em conta em que faixa da rotação é atingida o torque máximo. Pode observer que nas maiorias dos motores japoneses ( Honda, Suzuki, Toyota e Nissan) o torque está lá nas altas rotações ( na faixa de 4000 rpm).
    Basta não ter medo de utilizar essa faixa de rotação que o carro irá tranquilo em subidas. É o jeito de como você utiliza o motor.

    Já do outro lado, como por exemplo o motor 2.0 do Golf, o torque máximo é atingido logo aos 2.400 rpm e se vocÊ acelerar até as rotações altas, vocÊ irá sentir que o carro não tem mais força, mas no início tem muito mais folego, por isso que dá a sensação do carro ser mais forte.

    Outro exemplo é do blazer que atinge o torque máximo a 2.600 rpm.

  • #16
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Tenho observado a preocupação que as pessoas(até as revistas especializadas) tem dado a "potencia " de motor das SUVS e cross-overs. Para ranquea-los, tudo bem...vale qualquer ítem , mas o que vejo é quase uma neurose pela procura da maior "cavalaria" , mas , pelo menos no caso das suvs mais comercializadas (até 130k , por exemplo), esta diferença de potência(teórica) , não se reflete, na pratica, em melhora de desempenho. Coincidentemente , motores mais potentes equipam suvs com relação de marcha pior , ou com coeficiente aerodinamico ruim , ou com peso muito maior. a unica matemática que obedece a logica nesta conta é que maior potência = maior consumo. vejamos ...
    honda CR-V 150 cv. cons. estrada 13km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    toyota RAV4 170 cv. cons. estrada 11km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    kia sorento 268 cv. cons. estrada 09km/l faz de 0 a 100km em 10.3s
    estes dados podem ser extrapolados para outros indices de performance como por exemplo , os 3 carros acima giram na faixa de 2.300 a 2.500 rpm a 120km(se naum me engano) .
    Talvez a grande diferença só se faça sentir com o carro muito pesado em subidas ou quem leva um trailer no reboque , aonde o maior torque dos motores mais potentes aí sim apareça
    calmae amigo, onde consegiu essas informações? o CR-V eu tenho certeza que não faz esse tempo de 0-100, inclusive ja vi proprietário reclamando do desempenho do veículo.

    Procurei um pouco e encontrei um teste da 4 rodas que indica que ele faz de 0-100 em 12,6 segundos, beeeem distante do que vc falou...

    http://quatrorodas.abril.com.br/carr...o_280645.shtml

    Mas com certeza não se pode olhar só a potência do veículo...

  • #17
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Pois é povo....
    No meu caso é pouco diferente...
    Qnd eu viajo de 307 2.0 auto (é de casa) ... Eu sinto força no alto giro (4000 rpm)
    Em pouco tempo eu descobri que a rotação do 307 é quase semelhante do o meu GVTD 2001

    -100km/h ele trabalha aos 2500rpm (4° marcha)
    -100km/h GV trabalha a quase 2500rpm (5° marcha)
    -120km/h ele trabalha a 3000rpm
    -120km/h GV trabalha a 3100rpm

    Torque do GV é 22kg a 2000rpm
    307 é 19,5 kg a 4000rpm

    Lembrando que a relacao é muito diferente!!!!!
    GV- 23 kg/cv
    307- 9,56 kg/cv
    Diferença de 13,44 kg/cv!
    4X4 Brasil
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #18
    Usuário Avatar de fernandodenardin
    Entrada
    13/05/2010
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    É Alberto é tese é isso, mas tem alguns fatos curiosos, como a blazer 4.3 motor americano 6c em V:
    -Potência 180 cv a 4200 rpm
    -Torque 34,7 kgfm a 2600 rpm

    Você ve que a potencia máxima é em 4200rpm já o torque máximo é em 2600!
    Fonte: http://www.picapesgm.com.br/reportag...blazer_v62.htm

  • #19
    Usuário
    Entrada
    10/06/2010
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Meu amigo. A CR-V na Argentina tem motor 2.4, nos EUA motor 2.4 com 180 HP. Nosso motor é 2.0 com 150 HP. Detalhe: o 2.4 é substancialmente mais econômico q o 2.0. a Honda deve trazer o motor 2.4 no modelo 2011. Ou seja, quem comprar uma CR-v agora vai ter um prejuízo enorme... pois o preço dessa 2.0, fraquinha e gastona, comparada com a 2.4, vai despencar. Sabemos q a desvalorização dos SUV é maior do q um sedan, mas nesse caso, o CR-V seminovo vai virar um mico. A não ser q a Honda dê um desconto importante. Eu desisti de comprar uma Cr-V 4X4 ontem... Abç.

  • #20
    Outra coisa curiosa é essa historia de torque...é uma dança de numeros sem nexo... vejamos!
    a honda anuncia o CR-V com motor de ultima geração VVT etc... de 150 cv e e torque de 19.4 kgmf
    a Citroen anuncia o antigo xsara picasso 2.0 com motor de 138cv. (12cv a menos que o CRV !!) e torque de 20.2kgmf (0,8 kgmf a mais!!)ou seja potencia menor e torque maior
    a Toyota anuncia o RAV 4 com motor 2.4 de 170cv e torque de 22.2 kgm/f
    ou seja , o RAV tem 32cv a mais que o picasso e isso só se transforma em apenas 2kgmf. de diferença????????

  • #21
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Torque e potencia nao tem uma relação direta. Basta lembrar dos motores de trator que tem torque absurdamente alto e sao menos potentes que motores 1.0 a gasolina.

    []´s
    Rafael

  • #22
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Pois é...
    Lembrando quando os carros vem de fora para cá... Passam a obrigar a cumprir as regras brasileiras.... E maior parte fica "+ fraco" o motor.... Exeto o Azera.... Que lá fora é 233cv... Quando veio.... Com álcool.... subiu para 245cv!
    E o torque deve ter subido um bocado....
    Viva o álcool!!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #23
    Usuário Avatar de fernandodenardin
    Entrada
    13/05/2010
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Olha exatamente o que o rafaelfernandez falou. Acho que o exemplo dos motores de tratores e maquinas do gênero "mata a charada" de que a potencia nao está ligada DIRETAMENTE com o torque!

  • #24
    Banido
    Entrada
    07/09/2009
    Local
    BSB/DF
    Idade
    49
    Posts
    244
    Agradecimento: 1
    Potencia é originada a partir do resultado torque X rotação.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade