VSS - Vehicle Speed Sensor 2Sensor de velocidade 2 do subaru (no caso um Forester 98 automático) o sensor é igual a este mas ele pode ter um chicote incorporado também:Muito bem, no meu caso o velocímetro apresentou algumas falhas:-hora funcionava bem-hora não funcionava e-hora funcionava somente quando alcançava a marca dos 20km/hQuando falhava, a luz do HOLD piscava, indicando anomalia, ao efetuar a leitura do código DTC o mesmo apresentou falha 33, problemas com o sensor de velocidade 2.Ao analisar a situação, cheguei nas seguintes possibilidades:-problemas no sensor de velocidade 2-problemas na fiação-problemas nos conectores e por fim-problemas na ECMEntão comecei pelo mais fácil: o sensor. Removi o mesmo e tentei girar a lingueta ou chaveta com a mão, estava um pouco dura. Medi a resistência nos terminais, encontrei algo em torno de 425ohms (dentro dos limites que o manual técnico indica 350 a 450ohms), fiz uma limpeza com desengraxante e lubrifiquei, porém não houve êxito. Então parti para uma análise da forma de onda do sinal gerado pelo sensor. Este sensor é do tipo indutivo, então ele gera um sinal senoidal alternado com uma tensão que vai de zero à algumas dezenas de volts em seus terminais, como a forma abaixo:Detalhes elétricos do sensor que encontrei na NET.
Encaixei o seu eixo do sensor em uma furadeira e medi a tensão em seus terminais com um voltimetro em escala de tensão alternada, neste momento apareceu uma parte dos problemas, o sensor começou a gerar a partir de 7V em diante, de 0v até 7v não havia nada. Somente com esses dados já era suficiente para indicar problemas no sensor. Mas insisti em verificá-lo com um osciloscópio. Para isso eu utilizei um osciloscópio e um outro sensor indutivo qualquer, apenas para ter referência e comparação das formas de ondas encontradas nos mesmos.Aí veio a confirmação. A forma de onda do sensor alternativo era perfeita, como a da figura abaixo:e a forma de onda do sensor em questão estava muito deformada como segue:As imagens acima foram retiradas da NET, mas eu procurei iguala-las dentro do possível com as imagens reais.Muito bem, agora que identificamos o problema no sensor, resolvi desmontá-lo, pois o preço do sensor é muito elevado e já que está com problemas mesmo, porque não?Usei um esmeril para desgastar a borda de alumínio que segura a parte de plastico. Abaixo algumas fotos do processo de desmontagem, limpeza e reparo do sensor:Sensor removido e com a borda esmerilhada.Confirmação do sensor com dois terminais.Aqui dá para ter uma noção melhor de onde fiz o desgaste com o esmeril.Aqui dá para ver por dentro das duas metades com muita sujeira e peças impregnadas.Continuação da desmontagem, tenham o cuidado para não perder as peças pequenasNesta peça existe um anel magnético e adivinhem só, o mesmo estava solto, girando em falso no eixo. Efetuei sua fixação com super cola (Super Bonder).Efetuando limpeza da parte preta ou a bobina do sensorSuper cola que utilizei para colar o anel magnético. Tomem cuidado com este anel, pois se for quebrado, adeus sensor.Na hora de unir a peça de alumínio com a de plastico preto, preste atenção neste encaixe.Este é o outro encaixe que ajusta a posição das peças.Neste ponto com as peças já limpas, montadas e unidas, eu coloquei um pedaço de fita isolante em cada metade para efetuar a colagem com silicone de alta temperatura, porém a força da mola interna não permite o seu fechamento.Então confeccionei uma espécie de grampo metálico para auxiliar em seu fechamento.Detalhe do grampo na peça.Detalhe do outro lado.Silicone utilizado.Vejam que a ação do grampo juntou bem as peças.Logo após aplicar o silicone, removi as fitas isolantes e a peça ficou com este aspecto.Agora é só esperar o tempo de cura do silicone que é de 24h.Bem, após a espera de um dia, aí está o sensor prestes a ser instalado.Aí estão as imagens do velocímetro em funcionamento.Espero que este trabalho ajude os mais fracos e oprimidos pelos impostos cobrados em seu país. Abração.