Postado originalmente por
eduardor
Concordo.
Não são muitos os carros que tem ambas as opções de combustível na hora da compra, mas em se tratando de um semi-novo, já não tem a depreciação inicial ou o degrau muito grande na diferença de valor de uma sobre a outra. Se bem cuidado um carro Diesel roda mais do que um gasolina em termos de durabilidade.
O seguro ao menos nas situações em que cotei é exatamente o mesmo, varia mais de carro pra carro e não tem relação direta com com o combustível que ele usa, o mesmo vale para o IPVA, aqui no PR é 3,5% do valor do carro e pronto (até ano passado era 2,5% :x).
Quanto ao consumo, vou citar um caso meu:
Tenho uma Kia Mohave Diesel (3.0 V6 - 250cv) e a média gira entre 9~12km/L.
Também tenho um Uno Sporting (1.4 L4 - 85cv) que tem uma média de 10~13km/L nas mesmas condições (no àlcool fica em 7~9km/L).
Comparativamente, conheço donos carros maiores à gasolina L6, V6 ou V8 que se queixam que não faz mais de 6~8km/L, isso é normal. Sei que grande parte não se incomoda de ter um carro grande que bebe um monte e frequentemente tem que visitar o posto, mas eu me incomodo :mrgreen:
Enfim, o litro da gasolina (comum) por aqui está na casa dos R$3,30 enquanto o Diesel (S-10) está em R$2,80. Se preferir ainda dá pra abastecer com o Diesel Comum (mais sujo, poluente e com eficiência similar) mas economiza-se mais 20 centavos por litro (está 2,60).
50 centavos por litro não é pouco, em um tanque de 70 litros (exemplo) isso representa uns 40 reais a menos na conta e pelo menos uns 150~200km à mais na autonomia.
Gastos triviais de manutenção são os mesmos: Filtros, óleos e etc, não tem nada de absurdamente mais caro por ser SUV ou por ser Diesel, é tudo igual. Outros custos mais específicos (comando, transmissão, etc) tem que ser estudado caso a caso, mas em carros maiores a paulada é muito parecida, mas mantendo-se a manutenção em dia é muito difícil levar "sustos".
Duvido encontrar um motor à gasolina com bom rendimento que faça mais de 6~8km/L em condições normais e um Diesel (talvez não tão potente mas certamente com mais torque) que faça menos de 9~11km/L nas mesmas condições.
Em termos de segurança creio que grande parte dos SUV's atuais estão muito bem servidos: Controles de estabilidade, ABS, barras de proteção, 4, 6, 8, 10 Air-Bags são itens comuns em praticamente todos.
Desculpem pela bíblia, espero que seja útil :)
Abs,
Eduardo.