Citação:
Fiquei com vontade de colocar o seu mecânico em contato com o meu, pois o meu mexe direto com carros orientais e pensa exatamente o contrário do seu. Eu uso uma Kia Mohave no dia-a-dia e nunca "chorei" com manutenção, além de ter 250cv e beber menos diesel que meu Uno 1.4 bebe de gasolina :mrgreen:
Deixando gosto pessoal de lado e experiências negativas pontuais aqui e ali, talvez seja o caso de vc ir dar uma olhada de perto em cada um desses carros antes de eliminá-los por antecipação e/ou pela opinião dos outros. Visite lojas, entre, sente na frente, atrás, aperte os botões, sinta o conforto e se possível dê uma volta com cada um deles pra ver se/quais te agradam mais.
Vc pretende fazer seguro, certo? Antes ou depois de olhá-los é interessante também dar uma conversada com seu corretor, pois com a média de valores no seu perfil já dá pra ter uma boa noção dos índices de reparabilidade/manutenção e roubo de cada um. Alguns carros te deixam bem animados nos valores de mercado e te dão um belo chute no saco quando vc vai fazer seguro.
De todos os que vc citou não notei nada gritante negativamente falando e concordo sobre a vantagem da Journey sobre a Freemont (que basicamente é uma Journey capada com motor de Marea) mas eventuais necessidades na manutenção corretiva/preventiva futuramente vão te fazer ter que visitar uma autorizada Dodge (mais caras e menos fáceis de encontrar), o que não é necessariamente um mal sinal.
Não conheço de perto o Rav4 e não deve ser ruim afinal é um Toyota, exceto alguma eventual carência de peças pois não é muito comum vê-lo pelas ruas, ao menos por aqui. Acho que não emplacou no gosto do brasileiro e particularmente não me agrada.
O CR-V parece ser um ótimo carro como todo Honda (exceto o City), mas só teria a versão EXR/4x4. Já tive Accord e Civic SI, andam muito bem e não incomodam, mas cobram na manutenção rotineira (principalmente se feita na CSS), até aí nenhuma novidade.
Abs,
Eduardo.