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Convex Datacenter
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    Question Explorer 1997, duas ou três sondas lambdas?




    Cheguei a conclusão que o consumo do meu carro não está normal. Faz 5,3 - 5,4 seja em que situação for! Na cidade, na estrada, com ou sem AC ou mesmo trabalhando carregado ou não. Deve mudar se pisar bem na estrada - pra pior, claro.

    Foram trocados as velas (Iridium), cabos, sondas lambidas próximas ao coletor, verificação e limpeza do sistema de vácuo e outras coisas que não vem ao caso. O carro eliminou alguns sintomas antes da revisão, mas ficaram duas alterações no scanner que não consigo resolver.

    Acusa erro de leitura da segunda sonda Lambida e valor de avanço fora do padrão. Não consegui algum manual referente as Explorer trazidas ao Brasil. Tenho uma versão em espanhol que faz referência apenas as duas sondas, as quais troquei por novas (Tokson). Observando foruns americanos e hoje com um mecânico, um software para manutenção de diversas montadoras, existe lá 3 sondas, sendo que as duas sondas próximas aos coletores são identificadas como sonda 1 e a terceira, após o catalizador, citada como 2ª sonda.

    Ocorre que meu carro só está com duas sondas. No lugar da terceira, existe um parafuso e o terminal do chicote possui um plug jampeado. De início imaginei que fosse alguma gambiarra de mexânico, mas em dois mecânicos que passei hoje, estranharam que tanto o parafuso quanto o plug, são de materiais aparentemente provenientes da montadora, devido a aparência incomum no mercado.

    O segundo mecânico me disse que há Explorer que utiliza apenas duas sondas. Com a minha indagação, foi me mostrar pelo seu software (citado acima) e ficou sem argumentos ao constatar que até o programa dele só cita manutenção considerando as 3 sondas.

    Além do consumo, meu carro as vezes perde força, quando em marcha, perdendo a velocidade se em aclive, mas volta ao normal em poucos segundos. Me resta testar a bomba de combustível, o que providenciarei amanhã.

    Alguém chuta uma dica sobre a causa do problema?
    Há realmente no Brasil, Explorer ajustadas originalmente para trabalhar com apenas 2 sondas lambdas?
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  • #2
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    Fiz uma viajem totalizando 800km semana passada.
    Na estrada o problema se mostrou mais evidente, falhando a força tal como relatado antes. Se aguardar alguns segundos o motor se recupera, mas se 'bombar' o acelerador, abrevia a lerdeza.

    Vou avaliar o funcionamento do acelerador, já que é eletrônico.
    Amanhã volta pra oficina e vou experimentar a instalação da 3ª sonda.
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #3
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    A 3ª sonda não é igual as outras duas. Pelas pesquisas que verifiquei, é aplicada tb na F250 e F 350.
    Antes de retornar à oficina e começar a trocar peças no escuro ou arriscar pra ver o que a vai dar instalando a 3ª sonda (quando comprei o carro, ele funcionava 100% e já não tinha essa sonda), vou tentando descobrir o que pode ser o problema.

    Ontem passei novamente no scanner. Acusou 3 alterações:
    - P0401 - EGR insuficiente
    - P1132 - lambda B1S1 não chaveia - mistura rica
    - P1701 - reverse engagement error


    É a terceira vez que 'escaneio' e sempre aparece algum código novo. Dessa vez foi o P1701 que se refere a transmissão. Pelo que pude ver rápidamente (depois verifico melhor) é algo com a ré, apesar do meu carro não apresentar anomalia com o câmbio ou avisos no painel (luz do OD).
    O P0401 está persistindo. Essa peça tem um diafragma, correto? Essa, eu creio que não tenha jeito; já foi feito a limpeza e não mudou a leitura do scanner.
    Já o P1132, houve mudança! Se refere a sonda lambda próximo ao coletor no lado do motorista. Antes acusava a sonda dois, ou seja, a que ficaria após o catalizador e como já explicado antes, parece que originalmente o carro já não tinha essa sonda.
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #4
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    vc consegui mais algo sobre essa sonda alessandro, pq gostaria de informaçoes

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