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Convex Datacenter
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  • #1

    F-75 esquentando muito




    Galera,

    De dêem uma luz...

    Estou com uma F-75, com motor GM 4.1 / gasolina com um radiador até superdimensionado para ele. Porém, como tivemos que "abrir" o cofre para a colocação do motor / flange / cambio, a hélice ficou um pouco longe do radiador, o que acredito deve ser o meu problema de supraquecimento.

    Em movimento não tenho nenhum problema, ela mantêm a temperatura normal, mas quando o transito pára ( coisa rara em São Paulo ), ela começa a subir vagarosamente, mas se deixar ferve.

    Minha pergunta é a seguinte :
    O que é melhor ?
    1) Recuar o radiador para "encostar" na Hélice.
    2) Colocar uma coifa para canalisar o ar para a Hélice. Qual coifa colocar ? Alguém sabe onde posso encontrar uma ?
    3) Colocar uma ventoinha elétrica ( mas se encher de barro...

    Aguardo sugestões...

  • #2
    Marcelo, voce presisa fazer o seguinte:

    1- Recuar o radiador é uma boa e é fácil, é so colocar uns espaçadores (pedaços de tudos ou caninhos cortados) entre o radiador e onde vão as porcas.
    2 - Colocar a coifa provavelmente resolve seu problema. Como não sei qual radiador voce colocou fica díficil dizer qual a coifa certa. Se for um modelo de radiador que originalmente não tem coifa, vai ter que adaptar.
    3 - Na minha coloquei uma ventoinha elétrica e tive os seguintes benefícios: baixou o consumo de combustível, parou de fazer o barulho infernal, melhorou a aceleração, pois o motor ficou mais solto.

    Observação extra:
    Varetar o radiador: um especialista vai "abrir a tampa" do radiador e limpar os dutos (isto se ele estiver sujo, o que não é difícil). Fiz isto na minha e melhorou muiiiiiito.

    beleza !

  • #3
    Ricardo,

    1) O radiador e' novo. Troquei a agua faz 5 dias pensando em sujeira.
    2) Qual ventoinha vc colocou ?

  • #4
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    Eu colocaria uma defletor como esse http://www.netstore.com.br/agromotor...D7905F17066357

  • #5

    Esquentando

    Eu adicionaria mais um item no check list do Ricardo:
    - Dimensionamento do Escapamento: Se estiver mal dimensionado para o motor a tendência é o aquecimento gradual do motor, leve a um especialista em escapamentos para verificar se não está restringindo o escape.
    Um abraço,

  • #6
    Porque não me aconselham a ventoinha elétrica ?? Qual modelo poderia adaptar ?

  • #7
    Ricardo,

    Aonde vc mandou fazer a adaptação da ventoinha ? Estou procurando como louco as oficinas de radiadores e ar condicionado, mas os caras só sabem trocar peça. Adaptações ninguém quer fazer...

    Sou de Sampa tb !

  • #8
    Aonde vc mandou fazer a adaptação da ventoinha ? Estou procurando como louco as oficinas de radiadores e ar condicionado, mas os caras só sabem trocar peça. Adaptações ninguém quer fazer...
    Marcelo, quem fez a adaptação foi um eletricista amigo meu. Foi um serviço meia boca (a ventoinha AINDA está presa com arames no radiador ) mas ficou funcionando perfeitamente. É ventoinha de Vectra.
    No seu caso, pelo que vi, tem espaço de sobra entre radiador e motor, então encontrar a ventoinha "certa" não será difícil. Basta encontrar uma com helices grandes e coisa e tal.
    Você precisa levar o radiador em um especialista que vai "instalar" o cebolão do radiador (acho que é um termostato). Neste caso voce precisa saber a temperatura de trabalho de seu motor pra saber qual cebolão (em qual temperatura ele "arma") vai instalar. Neste caso, o eletricista vai dizer qual o cebolão correto.
    Adaptação é aquela coisa: nem sempre tem receita certa.
    OBS: também troquei o escapamento completo, coloquei um dimensionado da Truck Race.

  • #9
    Ricardo,

    Valeu a dica. O que fiz foi o seguinte :

    1) Mantive a hélice original, pois apesar de pequena e insuficiente para o transito pesado ou trilhas, se comporta bem quando com o carro em movimento e principalmente não é sujeita a panes elétricas.
    2) Instalei uma ventoinha menor na frente do radiador, soprando o ar para dentro do cofre. A adaptação ficou perfeita e quase não pode ser vista de fora.
    3) Coloquei um cebolão no radiador e liguei a ventoinha nela.

    Assim, estou com os dois sistemas. Se der pau na elétrica pelo menos ainda tenho a mecânica.

    O problema já está resolvido. Não esquenta mais, mesmo no transito pesado.

    Próximos passos, para melhorar ainda mais : Trocar a hélice pela da C10/C20, que é maior, pois pretendo colocar um ar condicionado na "Jabiraca".

    Valeu as dicas !!

  • #10
    Marcelo, me diz uma coisa, a sua hélice faz muito barulho ?
    A minha eu troquei pq o barulho era totalmente infernal, não tinha a menor condição de se ouvir qq coisa dentro da cabina, acho que a adaptação do motor X radiador deu algo mais ou menos errado, pois não tinha a coifa, sei lá. Sei que o barulho era a pior coisa do mundo !
    OBS: ventoinha na frente facilita o acumulo de lama na trilha, "fica esperto" !

  • #11
    Ricardo,

    Minha hélice não faz barulho não... talvez porque ela seja a pequena, de plástico. Quando eu trocar pela grande te conto.

    Quanto a lama, eu sei que a ventoinha na frente pode acumular, mas eu preferí não dispensar a mecânica pela segurança de sempre ter alguma refrigeração mesmo que a elétrica vá pro vinagre...

  • #12
    também tenho problemas de aquecimento, o motor 6cil do opala parece uma panela de pressÃo na trilha, qndo na estrada tudo bem...

    O radiador é o original ainda, da Willys overland, e quero colocar o do opala mesmo, ou maior, mas não sei como fazer a fixação, alguém tem fotos de um "radiadorzão" em f 75?

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