Caros,
fiz meu cadastro no fórum há pouco tempo, embora já tivesse lido bastante alguns tópicos relativos a Defender, no afã de um dia ter uma!! Este dia chegou há pouco mais de um mês: me torno o afortunado dono de uma Def90 CSW, branca, ano 2000.
Pouco mais de um mês de uso, mas parece que já vivemos um ano dentro do carro, pq simplesmente adoramos entrar na viatura e ganhar (qualquer) estrada. Além de mim, a tripulação é composta por minha mulher e nossas duas cachorras (uma pequena que sempre que dá vai em cima da tampa do porta objetos, e outra média que vai olhando pra fora na janela de trás - sim, a cachorreira da minha def é cachorreira mesmo!!)

Paguei o preço pedido sem nem me prender muito a comparações com outros 4x4 ou carros em geral... sou paciente, e soube esperar até poder ter o carro que eu queria ter pra uma vida toda!!

Desde o começo tenho apanhado um pouco pra dirigir (especialmente com os trancos na transmissão e com minha mania de andar em baixa rotação). Descobri que a maioria dos problemas eram com meu jeito de dirigir, e não com o carro.
Ele tem 128mil km, e parece estar em bom estado (tinha sido apenas de uma mulher de Brasília, que vendeu pra comprar uma zero), mas como vou fazer uma viagem em breve, quero ter certeza de que tudo está em perfeitas condições para a viagem proposta.

Pretendo ir do RN ao RS em fins de dezembro, e quero aqui compartilhar todas as informações possíveis, pra esclarecer minhas dúvidas e eventualmente de outros que procurarem por aqui como eu procurei e procuro quase todos os dias. Aqui vão algumas dúvidas:

1) óleos, graxas e afins: dizem que é de praxe trocar todos os óleos e graxas qdo se compra um usado. No meu caso, o revendedor disse que trocou tudo, mas não sei quais as especificações dos produtos que ele botou, principalmente na caixa, onde o pessoal diz que é bom botar o recomendado um da Texaco, certo?).
as cruzetas eram fechadas com um parafusinho pequeno, nao tinham graxeira. Tirei os parafusinhos e coloquei umas graxeiras de 1/4, mas ainda não engraxei. Vou fazê-lo o mais rápido possível.

2) correia dentada: ele disse que era nova, mas tb fico um pouco na dúvida sobre a qualidade da mesma. Pensei em comprar uma nova e levar a atual como reserva, que me dizem?

3) alternador: achei que teria problemas com o alternador pq a luz acendia, mas com a troca de uns fusíveis queimados e troca da cebolinha de ré que estava estragada, a luz misteriosamente parou de acender (depois que parava o carro, na marcha lenta, e com os farois apagados (qdo acendia a luz ficava bem fraquinha)). Será que era apenas um pesadelo ou devo fazer mais algum teste? (qdo estas coisas foram consertadas o cara testou e a bateria estava carregando dentro da faixa considerada normal).

4)vazamentos, pinga-pingas e afins: o que fazer?
4a) nos primeiros dias não vazou nada. depois que o cara tentou uma gambiarra com a cebolinha da ré que estava estragada, começou a pingar um óleo de coloração mais para amarelado, que pinga mais para o lado do carona (arrisco dizer que seja a cx de transferência). A cebolinha nova foi colocada, e o pinga pinga continua (umas 3 a 4 gotas por noite, no máximo)
4b) pinga de vez em qdo um óleo bem preto do diferencial dianteiro
4c) da junção da mangueira com o comando de válvulas tb vaza um óleo preto, parece ser apenas na junção da mangueira com o metal, mas não sei...
4d) o óleo do motor está pouco acima da marca do mínimo. Devo colocar mais meio litro, como manda o manual? e qual? (pode ser mesmo o Enduron, que dizem ser mais indicado para viagens longas?

5) barulhinhos que deixam o dono baratinado:
ouço um clik qdo saio devagar, especialmente se em curva (seria mais para um "glück", ou glick), e parece vir de perto das rodas traseiras (mais frequente qdo estou em reduzida)... é um barulho que não parece ser só metal, parecer ser de borracha na verdade. Alguém já viveu algo parecido?

Bem, por enquanto são estas as preocupações (fora a dos pneus, que já estou estudando em outro tópico aqui mesmo...rss)

Um abraço a todos, e nos vemos na estrada!!
Bruno