
Postado originalmente por
marcosv
prezados colegas, agradeço pela atenção em fornecer informações nesse sentido. Muito obrigado mesmo. Esqueci de dizer que a pajero é automática e o rangido só ocorre quando passo com ela de frente nas lombadas, valas ou depressões, se eu passar de lado não faz barulho nenhum. O mesmo ocorre se passar com o carro tracionado.
Quanto às respostas, posso dizer o seguinte:
1 - "folga no cubo da roda": Mandei verificar e disseram que não há folga. Obrigado!
2 - "calço de motor ou da caixa de transferencia e parafusos frouxos da travessa que segura o diferencial dianteiro" - boa idéia! Vou na mit e em outra oficina verificar
3 - "cruzetas do diferencial dianteiro e as barras de torção" - boa idéia! Vou na mit e em outra oficina verificar
4 - "esse rangindo parece uma vibração?"
sim!
"tipo passa em quebra molas...acelera ainda quase em cima da lombada e a dita aparece...algo que parece que vem do túnel entre a caixa e assoalho?"
isso mesmo!
Agradeço a ajuda de vocês. Os mecânicos da mit passaram seis meses em cima da pajero e até hoje não descobriram isso! Vou cumprir a recomendação de vocês.
Aproveito também para informar as características da pajero sport hpe at 2007/08, talvez tenha alguma utilidade para qualquer mit:
Um veículo muito bom. Consome 6,5 km/l de diesel andando normal dentro da cidade sempre com o a/c ligado ou 7,5 km/l com a/c mas usando até 2000 rpm nas acelerações. Na estrada não passa de 9 km/l andando com média de 140 km/h. Velocidade máxima colocada: 180 km/h. Dava para ir mais, mas fiquei com medo da instabilidade. O carro é muito alto.
Outra coisa, não recomendo alinhar e balancear um mit na mit, pois eles não tem experiência nisso e apanham muito.
Durante um ano fiz alinhamento e balanceamento lá e a pajero saía balançando e vibrando demais e a desculpa da mit era que isso era característica do carro, mas quando fiz o serviço há uma semana em uma loja de serviços da bandeira da goodyear o carro virou outro! Sem puxar nem ficar mole demais.
A pajero é um jipão, o som cheio do motor impressiona. Acho bonito. Pare que existem dois motores debaixo do capô e com o chiado do turbo fica melhor ainda. Enfrenta qualquer obstáculo e situações, já passei por situações que fizeram passar por meios fios, calçadas sem dificuldade. Chuvas, lama, areia etc ela aguenta. Presenciei isso e não me deixou na mão, pois passei por uma chuva que tive que passar em uma rua onde a água chegou a alcançar a dobradiça da porta, quase no vidro do motorista e nem incomodou a pajero. Passou numa boa! Fora o consumo exagerado, é confortável, espaçosa e durável.
Problemas enfrentados e resolvidos na pajero sport:
Tampa do porta mala tinha que bater com força para fechar: Simples, a mit colocou um calço e ficou novo em folha. Nem precisa bater a porta, só soltar.
Folga da direção, simples também, a mit colocou um material a base de silicone nos terminais de direção e ficou ótimo;
batida solta na frente: A mit apanhou para descobrir, só descobrir em uma oficina alternativa, era só as borrachas da barra do estabilizador (a mit chegou até a tirar o capô e ainda não descobriu);
4x4 querendo entrar além das luzes indicativas: Mit trocou os sensores e tudo resolvido (cabos que ficam perto da caixa de marcha);
barulho nos bancos: Normalmente é só envolver com fita isolante os garfos do apoio de cabeça que entram no banco;
correia do ar cond: Ressecava e piava. Cheguei a trocar, mas voltou. Foi regulada, mas continuava. Resolvido usando spray com silicone próprio para correias;
parafuso da roda quebrado: Aconteceu quando a mit foi fazer alinhamento e o mecânico quebrou o parafuso. Foi luta! O carro passo o dia todo pra consertar e quando saiu ainda passou uma semana com uma piadeira até a mit resolver de vez após várias entradas e saídas na concessionária;
frente da pajero mais alta que a traseira: Isso ocorreu também nos alinhamentos frustrados da mit. Eles deixavam o carro mais alto na frente que atrás. Resolvido através da regulagem da barra de torção;
alavanca do câmbio da caixa 4x4 (a pequena que fica ao lado da maior) tremia muito: Resolvido parcialmente após a troca da base pequena esquerda da caixa de marcha;
faróis e lanternas (todos com exceção do farol de milha) estavam foscos: Solução - levei em uma funilaria e fizeram um polimento com cera 2. Ficou igual a um novo! Transparente!