Postado originalmente por
Fabricio Barbosa
Dimasi e Guilherme, agradeço pela atençao.
O lance do freio é isso mesmo: precisa pisar 2, 3 vezes pro pedal ficar alto e realmente freiar. O segundo mecanico disse realmente que tinha que ver roda por roda, mas também disse que pode estar empenado( o que vcs e eu tambem acho que deve ser papo, uma vez que tudo que foi trocado é novo).
O engasgar e a bomba d´agua, a princípio( e sob meu ponto de vista ignorante) são 2 coisas "distintas". Vou passar mais ou menos o historico do carro pra voces entenderem.
Essa minha caminhonete é ano 97/98, nunca foi feito motor e muito menos revisões. Pro meu pai era sentar no carro e ir de casa pro trabalho(5km) todos os dias. Enquanto não explodisse o motor ele não esquentava a cabeça.
No começo deste ano, minha mãe resolver subir a serra com ela e ir até um sítio que nós temos no alto da serra. No meio do caminho, segundo ela, começou a sair fumaça e a temperatura do motor subiu muito! Meu tio e ela, no desespero, resolveram colocar água no radiador quando ainda não estava totalmente esfriado. Daí, assim foram e voltaram - com o carro vazando água.
Chegando em casa, encostaram o carro por 3 meses.
Depois de todo esse tempo eu cheguei de viagem do exterior e resovi arruma-la. Coloquei agua no radiador e percebi nitidamente que enquanto o carro andava perdia pouca água, mas que quando parado havia quase que uma cachoeira saindo exatamente da bomba d-agua. Levei a um mecanico e ele confirmou: é bomba dágua. Daí, aproveitei o embalo e pedi pra ele fazer uma lista com itens que precisassem ser trocados( sem abrir o motor propriamente dito).
Foi uma revisao de oleo, filtros, buchas, bandeijas, lonas, pastilhas, bomba dauga, correias, etc...
Dai vem o segundo lado da historia, separado da bomba dágua.
Depois de pegar o carro revisado e com as peças novas, ele estava "tossindo" e com o freio do jeito que ja comentamos.
Além disso, a cada dia que passa parece que está mais dificil p ela pegar(ignição), como se a bateria estivesse cada vez mais descarregada, e assim que pega sai uma fumaça BRANCA com cheiro de queimado por uns 15 seg, até que o motor volta a rotação normal e aquele barulho caracteristico de diesel sem mais ficar tremendo alem do normal.
Esse tremor e fumaça branca pode ser por rompimento da junta ou cabeçote??( o mecanico que fez toda a revisao disse que nao tinha necessidade de mexer com isso e pedir uma junta nova de inicio. Disse que trocaria a bomba dágua e veria oq acontecia).
Eu troquei a tampa do radiador(a antiga nao vedava direito) e o carro parou de perder agua. Mas a fumaça continua.
Amanhã levo a um mecanico pra ter uma terceira opnião.