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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Muthi
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    Smile Turbo x Supercharger - 4cc ??? qual melhor ???




    Opa... e ai galera preciso de uma ajuda ....

    Tenho meu Jeep motor 4cc de opala, estou pensando em dar um veneno para ele...

    Gostaria de trocar um ideia em relação aos pontos positivos e negativos do uso da turbina e do

    supercharger.

    Um abraço e vamos derrete !!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Dodger
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    Supercharger com certeza é muito melhor. Mas o turbo é mais acessivel e conhecido dos mecanicos aqui, vc compra até o kit pronto pro seu motor se quiser.
    Supercharger aqui vc só vai achar com facilidade pra motores pequenos 1.0 e 1.6, esses que vinham em Fiesta.

  • #3
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Dae Muthi...

    Só complementando o que o Dodger falou...

    Motor com turbo, fica ótimo, porém eu concidero muito estúpido, ou seja, quando enche a turbina literalmente da um conice... e fica difícil dosar o pé, numa subida por ex...

    Já o supercharger, deixa o motor mais dócil, facil de controlar o incremento de ptência que o charger proporciona, pois essa potência acontece em todas a rotação e de forma progressiva, já o turbo só ganha potência com tubina cheia, antes disso a turbina até atrapalha...

    Já vi muitos jeep turbo em trilha e onde eles passam dando pau para ter torque e potência, eu levo de boa com meu aspirado...
    Christian Ullmann


  • #4
    Usuário Avatar de chinelao4x4
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    NEM UM NEM OUTRO,...
    deixa ele aspirado, mais põe comando bravo, mexa no cabeçote, carburaçao , escape, parte de igniçao, bonina axel, velas especiais, e trabalha no alcool, embreagem de ceramica se tiver com pneus 31 pra cima,....
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #5
    Usuário Avatar de Muthi
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    Opa.... com certeza.... queria algo diferente... como meu jeep mais passeio....

    queria algo mais nervoso...

    mas valeu mesmo pela dica !!! Christian !!!

  • #6
    Usuário Avatar de Muthi
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    Citação Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    NEM UM NEM OUTRO,...
    deixa ele aspirado, mais põe comando bravo, mexa no cabeçote, carburaçao , escape, parte de igniçao, bonina axel, velas especiais, e trabalha no alcool, embreagem de ceramica se tiver com pneus 31 pra cima,....
    Pois é vamos trocar ideia com galera aqui para ver oq vai acontecer !!!

  • #7
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Eu iria de turbo, um bem pequeno(.42 .48), com pico de 1.2kg.
    Motor forjado, pistões 4", virabrequim do 153, bielas do 6cilindros, comando 268º, tuchos mecânicos, válvulas de escape a admissão 40x29 ou as do Vortec V6, taxar para 10:1(gas) e 13:1(alcool), escape 4x1 2.5", carburador DFV 446, Webber 40, ou injeção programável, bombas de combustível(2). Ia ter 210~240hp e 30~35kgfm de torque, giro máximo perto de 7000rpm e torque máximo à partir de uns 3300rpm.

    Ou somente turbinar, com o mesmo turbo e pressão 0.5kg, sem forjar motor, trocando o carburador por um DFV446, bomba de combustível, taxar para 9:1(gas) e 11.5:1(alcool), tuchos mecânicos. Geraria em torno de 140~160hp e uns 28kgfm de torque e girando até uns 6500rpm com torque máximo à partir de uns 2700rpm.

    Ou sem turbo, e com as preparações de cima, sendo que a:

    1ª - Iria render uns 140hp e uns 24~26kgfm de torque, com as mesma faixas de giro.

    2ª - Iria render uns 110hp e uns 20kgfm de torque, com as mesmas faixas de giro.
    Willys CJ5 '57
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  • #8
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Eu iria de turbo, um bem pequeno(.42 .48), com pico de 1.2kg.
    Motor forjado, pistões 4", virabrequim do 153, bielas do 6cilindros, comando 268º, tuchos mecânicos, válvulas de escape a admissão 40x29 ou as do Vortec V6, taxar para 10:1(gas) e 13:1(alcool), escape 4x1 2.5", carburador DFV 446, Webber 40, ou injeção programável, bombas de combustível(2). Ia ter 210~240hp e 30~35kgfm de torque, giro máximo perto de 7000rpm e torque máximo à partir de uns 3300rpm.

    Ou somente turbinar, com o mesmo turbo e pressão 0.5kg, sem forjar motor, trocando o carburador por um DFV446, bomba de combustível, taxar para 9:1(gas) e 11.5:1(alcool), tuchos mecânicos. Geraria em torno de 140~160hp e uns 28kgfm de torque e girando até uns 6500rpm com torque máximo à partir de uns 2700rpm.

    Ou sem turbo, e com as preparações de cima, sendo que a:

    1ª - Iria render uns 140hp e uns 24~26kgfm de torque, com as mesma faixas de giro.

    2ª - Iria render uns 110hp e uns 20kgfm de torque, com as mesmas faixas de giro.
    Pera ai Pedro...

    446 com turbo??? duvido acerta... pra não da falta em alta, vai andar babando em baixa... ao contrário do que muitos pensam, o gigle de alta no 446 interfere na baixa... o 446 é o carburador mais chato que tem pra acerta...

    Se é pra usa turbo ninguém bate o 3E...

    Outro detalhe, 10:1 de taxa a gasolina com turbo?? mesmo forjado é arriscado... ainda mais com 1.2kg de pressão como vc falou

    Tem que cuidar muito com essas receita de bolo que se ve na net... teoria é uma coisa, na prática muda tudo...não é bem assim...

    Muthi, se você quer algo diferente, ainda mais só para passeio, motor completamente original, com kit turbo, com 0,6 máx 0,8 de pressão, já fica bom... vc ganha uns 15 a 20 cv sem abusar do motor e sem gastar muito...

    Forte baraço!
    Christian Ullmann


  • #9
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    Estava pesquisando isso essa semana. Mas só pesquisando.
    E cheguei a algumas conclusões:
    1º- Esse motor quando preparado é o capeta.
    2º- A brincadeira é muito muito cara e ñ tem fim.(igual o resto do jeep)
    3º- O gm 151 da muito trabalho para regular.
    Eu tirei essa conclusões dos sites de opalas e algumas matérias de preparações.
    sites q eu gostei:
    :: Clube Amigos do Opala ::
    Opala.com • Ver Tópico - quantos km/l faz um opala 4cc turbo?
    Opala.com • Ver Tópico - Turbo no Opala 4cc
    A aspirada media é a que eu mais gostei.
    Best Cars Web Site - Consultrio de Preparao
    Mas eu acho que o torque esta errado.


    T+
    Murilo Beltrame

  • #10
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    Taxa 10:1 é alta para turbo, Kitiu está certo, mas pra aspirada é boa.

    O DFV446 foi citado pelo seu cfm, que é a maior que saiu nos motores de opala, ainda sim ele restringe potência quando turbo.

    O 3E tem capacidade menor ainda que o DFV446, é um ótimo carburador, mas pela sua pequena capacidade não deve ser utilizado em grandes preparações que exigem grande injeção de combustível.

    O DFV446 é ruim e acertar até no motor original, turbo fica pior ainda, porém é o único que saiu originalmente nos opala e que tem a maior vazão.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #11
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    Eu não sei a intensão de vocês ao discutir isso. Para mim essa discussão não tem razão de ser a não ser que você queira realmente gastar dinheiro e seja um aficionado por GM151. Caso contrário siga minha dica compre outro motor!!! Eu tenho um GM151. Pensei em fazer tudo isso mas é muito caro. O melhor caso para mim seria comprar um motor de Vectra 2.2 ou de S10 2.4 . Serve direitinho no meu cofre, na minha caixa de chevette. Pense nisso. Não mexa no seu motor ou se for mexer troque! Eu sei que vão me crucificar por esse comentário mas é a verdade.
    CJ-5 Boêmio Opala 4cc + C10

  • #12
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    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Estava pesquisando isso essa semana. Mas só pesquisando.

    2º- A brincadeira é muito muito cara e ñ tem fim.(igual o resto do jeep)
    Eu sei ate já falei...
    Eu exclui a ideia de mexer quando eu comecei a cotar o preço das peças:
    comando 270º- milão pra cima
    vira do motor volvo (3.0) se achar- 300~400
    Parei por aqui mesmo, to fora.hehehehehehe


    T+
    Murilo Beltrame

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