x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/04/2005
    Idade
    76
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    CJ5 com motor de opala e caixa de marcha de C20




    estou querendo saber se tem alguem que possa me dar uma sujestão sobre o que pretendo fazer:
    Colocar Caixa de cambio de C20 com caixa de transferencia e um motor de opala de 4 cilindros, anular a caixa de redução dojeep e fazer com que ele fique apenas traçado nas 4x4 alguem tem ideias como deve ficar ou se é difícil fazer esta mudança?
    Agradeço atodos que quizerem me ajudar

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    75
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Fazer essa mudança é fácil.Impossível é isso durar muitos KM.Tem muito mais coisas envolvidas do q simplesmente conectar os dois cardans e sair rodando. 8)

    O motor do opala ea caixa de c20 são ótimas opções.Porque estragar tudo isso querendo eliminar a t-case ?

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Olimpio porque eliminar a reduzida ?? redução em trilhas é fundamental , lhe permitira um maior controle do veiculo e vc vai tirar mais proveito do torque de seu 6 caneco , eu não aconselharia eliminar a redução , use o cambio citado , com a flange para caixa de redução dana18 (original do jeep) e seja feliz . essa é minha dica
    []'s

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/04/2005
    Idade
    76
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    o que quer dizer dana? e os dezoito referem-se a quantidade de dentes das carretas?

  • #5
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,796
    Agradecimentos: 11
    Grd Olimpio

    Acho q já saiu uma discução sobre opala em CJs, dá uma pesquisada q foi falado muita coisa...

    Acho que se chama o tópico, aos amigos com motor Opala... , algo assim.

    [s]APzados mesmo
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    54
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Caro Olímpio.

    Fiquei realmente curioso. porque você não quer redução?

    não faz trilhas? como já disseram, em trilhas a redução é essencial!!!

    se tirá-la vai se arrepender mesmo, ainda mais com um motor de 4 cilindros como mencionou, que é mais fraco e precisa da redução para compensar a falta de torque.

    mas..... se quiser insistir tenho uma dica.

    em vez de compar um motor (quatro cilindros) um câmbio para adaptar e depois uma t-case para conseguir um 4x4 (sim, porque mesmo sem redução, voce precisa da t-case para 4x4), voce poderia simplesmente comprar um conjunto motor/cãmbio de escort ou pointer.

    já explico - esses motores são transversais nos veículos originais e, logo atras, no câmbio, saem duas tomadas de forças para as homocinéticas, uma para esquerda e outra para a direita (obviamente).

    (esse conjunto trem de força -motor/cãmbio - é muito barato e tem de monte em ferro velho.

    se montares no jeep mas em posição longitudinal, as saídas para as homocinéticas quase que coincidirão com as tomadas dos cardãs do jeep, assim, uma ficará para a dianteira e outra para a traseira.

    ah sim, voce não terá problemas com a alavanca de cãmbio ficar invertida, porque a troca de marchas se dá por cabos e fica normal em qualquer posição.

    lembrando que o motor pode até ser um 1.8 ou 2.0 ap. vw, motores estes bastante confiáveis.

    aí sim voce conseguiria tração nos dois eixos e sem redução.

    o problema..... (isso mesmo, a má notícia e que sempre tem um problema). ocorre que em tais câmbios o diferencial já é acoplado e está no interior do mesmo, assim, a rotação que sai para as homocinéticas já é reduzida pela relação do diferencial e, se jogar estas saídas para os diferenciais do jeep, haverá uma super redução - muita força e pouquíssima velocidade - mesmo em quinta marcha.

    apenas um parenteses-

    acho que esta seria uma boa opção para quem faz rock krowling e precisa de muita redução, ainda mais com pneus enormes. talvez seria uma boa solução e eliminaria a necessidade de se colocar kits importados nas t-cases e, se a redução obtida for muito grande, basta colocar relações mais longas no diferencial, talvez de f1000.

    fecho o parenteses e volto ao assunto -

    a solução.....(sim, a boa notícia é que sempre há solução) - existe uma empresa que usa exatamente esse sistema em um jeep que está construindo, réplica do willys 44 de guerra, que se chama "quatrax" (acho que tem até site na internet).

    o proprietário ou projetista, simplesmente desenvolveu uma relação 1:1 para o diferencial interno do câmbio, o que eliminou o problema da super redução e, assim, pode ligar tranquilamente as saídas para as homicinéticas (ou que originalmente eram para as homocinéticas) aos diferenciais.

    outro problema - (sim, a má notícia é que sempre tem mais problemas) não sei se a "quatrax" vende tal relação de diferencial - era para vender, pelo menos para reposição em suas próprias viaturas, quando quebrar.

    bom, é isso, espero ter ajudado.

    mande notícias.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/04/2005
    Idade
    76
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Caro colega agradeço pela força que me deu.
    Eu quero deixar bem claro que estou apenas fazendo uma experiencia tirando a caixa de transferencia do jeep para colocar a caixa de transferencia da C20 pois é muito mais forte e casa certo com a caixa de cambio clark que ja pertence a C20, isto tudo porque eu corro indó, "CORRIDA DE JEEP CROSS", acredite que eu também faço trilhas mas não vai fazer qualquer diferença se eu não tiver uma reduzida porque se tirar a reduzida do jeep ele ganha muito mais velocidade e se colocar a caixa de transferencia esta sim vai servir apenas para fazer com que o jeep fique traçado nas quatro rodas, ficaria igualmente a outros carros como por exemplo: a mitsubish a ford a chevrolet otroler todos estes carros de hoje não tem caixa de redução apenas são traçados por isso tem mais força. Acredito que a força do motor do jeep é muito grande mas a redução é quem acaba com ela.

  • #8
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    47
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0


    Não conhecia este ponto de vista...
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #9
    Põe uma transferência de engesa (fase I), td mundo quer tirar pq naum tem redução e pro seu uso vai ser ideal, além de ser forte pra caramba.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    75
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Olimpio de Melo Viana
    Caro colega agradeço pela força que me deu.
    Eu quero deixar bem claro que estou apenas fazendo uma experiencia tirando a caixa de transferencia do jeep para colocar a caixa de transferencia da C20 pois é muito mais forte e casa certo com a caixa de cambio clark que ja pertence a C20, isto tudo porque eu corro indó, "CORRIDA DE JEEP CROSS", acredite que eu também faço trilhas mas não vai fazer qualquer diferença se eu não tiver uma reduzida porque se tirar a reduzida do jeep ele ganha muito mais velocidade e se colocar a caixa de transferencia esta sim vai servir apenas para fazer com que o jeep fique traçado nas quatro rodas, ficaria igualmente a outros carros como por exemplo: a mitsubish a ford a chevrolet otroler todos estes carros de hoje não tem caixa de redução apenas são traçados por isso tem mais força. Acredito que a força do motor do jeep é muito grande mas a redução é quem acaba com ela.
    Sem mais argumentos.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #11
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    54
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    caro amigo Olímpio.

    entendi a sua necessidade.

    para o seu uso, corrida "in door" realmente não necessitaria da redução.

    apenas para te esclarecer, todos os carros que citou tem sim reduzida, justamente para terem mais força em momentos críticos, mas não a todo momento. normalmente tais carros tem a opção de 4x2, 4x4 e 4x4 reduzido.

    a redução dá mais força e menos velocidade (pense em um trator), enquanto que a marcha normal dá mais velocidade e menos força, uma é inversamente proporcional à outra.

    é mais ou menos como as próprias marchas do câmbio, a primeira dá muita força, tanto que faz o veículo arrancar rapidamente, mas logo o motor "esguela" e pede outra marcha em baixa velocidade. já a quinta dá mais velocidade (muita velocidade), mas não teria força para arrancar. pense por aí.

    realmente se você quer só velocidade e não se importa com a força, não precisa de redução.

    abraços.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    16/02/2009
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    ola pessoal.
    desculpe me intrometer.
    mas vcs estão falando de caixa de tração e redução...
    tenho uma caix destas do niva e gaostaria de saber a opinião de vcs arespeito de colocar ele num cj5 com canbio de chevette e motor ap.

    valeu
    obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade