E aí galera, como estão todos?
É a primeira vez que resolvo participar da turma ao invés de ser só um leitor (acreditem, eu li o fórum durante muito tempo), e logo de cara, venho trazer aquelas perguntas típicas de iniciante.
Mas antes, uma breve explicação:
Desde que eu comecei a dirigir (o que não faz muito tempo) eu quis um 4x4, mas não me permiti por um motivo: falta de experiência. Não só em direção, mas em carros em geral, conceitos mecânicos, funcionamento... Comecei com um carro simples, um Corsa Sedan ano 96 1.6, que usei durante 1 ano e 2 meses, mas que só serviu mesmo como "plataforma de lançamento". Aprendi muitas coisas legais com ele, perdi o medo de abrir o capô (mas ficava lá encarando o motor sem saber para o que olhar), desmontei até o painel uma vez, só pra ver como era, mas nunca tive coragem de por a mão na massa.
Um amigo me disse que mexer com carros 4x4 não é exatamente uma ciência exata, já que a maioria deles tem modificações, o que demanda um jeito diferente de trabalhar, mas que não é "o bicho de sete cabeças" que eu imaginava.
Disse que eu devia tentar com uma viatura simples e barata, e precisava ter só paciência e dedicação (e aprender a guardar mais dinheiro por mês), já que curiosidade e tempo livre nos fins de semana eu tenho de sobra, e graças a isso, passar esses conhecimentos para a área mecânica seria um pulo simples.
Então comecei minha pesquisa baseada puramente em Internet, me informei sobre preços, espaço interno, lojas de atendimento, problemas típicos de cada viatura, medidas de pneus, etc... Moral da história: descobri algo que vocês estão cansados de dizer; não existe viatura perfeita.
Então me foquei em preço aliado a uma carroceria razoavelmente confortavel, e acabei descobrindo que o que serviria melhor pra mim seria um simpático monobloco de tração integral, com o qual me deparei várias vezes durante a pesquisa: o Niva.
Após me aprofundar mais um pouquinho, descobri que não só ele é muito bom para meus propósitos diários já que aguenta o tranco do dia-a-dia, como é melhor ainda em atividades não rotineiras.
Aí não tinha mais jeito, eu decidi que queria um Niva!
Mas antes, percebi que para extrair o potencial máximo e viver de acordo com minhas expectativas, eu tinha de aprender mais sobre o carro.
Agora é que a história fica séria:
Eu vou começar um curso de mecânica básica (não presencial) que é bem detalhado e cobre todo o funcionamento do carro e seus sistemas de forma separada, e o foco do curso está na identificação de peças e seus problemas, e dependendo do caso, fazer você mesmo a substituição.
E pra ajudar, eu já salvei e imprimi o Manual de Propietário do Niva em português, Manual do Mecânico, um album ilustrado com todos os sistemas do carro (em inglês, o que não é exatamente um problema se você falar inglês) , a famosa "Bíblia do Carro", e prometo visitar o FAQ e realizar pesquisas cada vez que surgir uma dúvida.
Eu topei entrar nessa empreitada mais pela terapia (e pela economia com mão de obra) que é saber mexer no próprio carro, ainda mais em um 4x4, conceito que sempre me causou uma certa fascinação.
Mas após todo esse texto explicativo (eu devia ter um blog...) vem as tais perguntas:
- Alguém já tentou usar o Niva só no Etanol? A combinação alcool + GNV fica boa? Qual seria o valor do investimento? (Pelos meus cálculos, isso seria um grande alívio no bolso se desse certo). Se fizesse essa modificação, ficaria mais complicado (ou caro) de mexer no carro?
- Um iniciante no mundo da mecânica dos 4x4 consegue fazer algum tipo de reparo básico no carro, mesmo sem os conhecimentos avançados de vossas senhorias? Caso sim, quais?
- Quanto eu devo investir pra começar a engatinhar no mundo das trilhas, dunas, e caminhos tortuosos que só quem tem um 4x4 pode aproveitar?
- Com certeza investirei em ferramentas automotivas (apesar de não ter muito espaço para guardá-las), quais eu já deveria ter guardadas em casa para começar a diversão?
Acho que por enquanto é só, e qualquer coisa a mais, eu prometo pesquisar antes, e se não encontrar, farei perguntas!